Usina de hidrogênio verde Puertollano

Iberdrola comissiona a maior usina de hidrogênio verde para uso industrial da Europa

Hidrogenio verde Transição energética Instalações operacionais

A Iberdrola comissiona a maior usina de hidrogênio verde para uso industrial da Europa. A usina de Puertollano (Ciudad Real) é composta por um parque solar fotovoltaico de 100 MW, um sistema de baterias de íon-lítio com uma capacidade de armazenamento de 20 MWh e um dos maiores sistemas de produção de hidrogênio através de eletrólise do mundo (20 MW). Tudo a partir de fontes 100 % renováveis.

Proyecto Puertollano
Instalaçao operacional

Usina de hidrogênio verde de Puertollano

Localização Puertollano (Espanha)
Capacidade total instalada 20 MW
Investimento 150 milhões de euros
Inicio de operação 2022

Usina de hidrogênio verde de Puertollano: localização Google Maps

Com um investimento de 150 milhões de euros, a iniciativa criará até 1.000 postos de trabalho e evitará a emissão de 48.000 tCO2/ano. O hidrogênio verde produzido será usado na fábrica de amoníaco que a Fertiberia possui no município.

Trata-se de uma das fábricas mais eficientes da União Europeia, com uma capacidade de produção superior a 200.000 t/ano, que a empresa de fertilizantes atualizará e modificará para poder utilizar a produção do hidrogênio verde e, dessa forma, fabricar fertilizantes verdes. Graças a essa tecnologia, poderá reduzir em mais de 10 % as necessidades de gás natural na usina, sendo a primeira empresa europeia do setor que desenvolve uma experiência em larga escala de geração de amoníaco verde.

Graças ao trabalho realizado para o desenvolvimento da usina, recebemos o prêmio de Melhor Projeto de Hidrogênio do Ano, concedido pela AAE Spain Chapter durante o IV Congresso Internacional de Engenharia Energética iENER23, realizado em Valência.

Inauguración de la planta de hidrógeno verde de Puertollano

Usina de hidrogênio verde para uso industrial

O projeto de inovação mais ambicioso da Europa para promover a descarbonização de setores industriais

Hidrogênio 100% renovável para a produção de amoníaco e fertilizantes livres de emissões

  • Icono Investimento 150 milhões €
  • Icono Empregos locais 1.000
  • CO₂ Emissões CO2 evitáveis (1) 48.000 tCO2/ano
Fechar

Rede de disrtibução

A energia excedente gerada na usina fotovoltaica é alimentada na rede de distribuição para comercialização.

Fechar

Produção de hidrogênio verde

Sistema de producción

O hidrogênio verde é produzido por células de eletrólise alimentadas tanto pela energia gerada pela usina fotovoltaica quanto pelo sistema de armazenamento de energia da bateria, em um processo sem emissões CO2 associadas e permitindo a eletrificação dos setores industriais.

O processo de produção é realizado com um sistema de eletrólise de polímeros com uma fonte de alimentação de 20 MW e uma capacidade de geração de 360 kg/hora de hidrogênio.

Fechar

Tanques de H2

Taques H2

O armazenamento de hidrogênio verde é essencial para garantir a estabilidade de abastecimento exigida pela fábrica da Fertiberia e para fazer um uso eficiente da produção de energia renovável. Um total de 11 tanques permitem o armazenamento de 6.000 kg de H2 verde a 60 bares.

Cada tanque tem um volume de 133 m3 e dimensões de 23,5 metros de altura e 2,8 metros de diâmetro. Pesam 77 toneladas (vazios) e são feitos de um aço especial com uma espessura de chapa de 4,5 cm para armazenar hidrogênio, por conta do pequeno tamanho desta partícula.

Fechar

Bateria

Baterías

O projeto inclui um sistema de bateria de lítio-íon de 5 MW, com uma capacidade de armazenamento de 20 MWh, o que permite uma maior capacidade de gerenciamento da usina e otimização das estratégias de controle.

Fechar

Usina fotovoltaica Puertollano II

Planta foltovoltaica

A nova instalação para a produção de H2 verde a partir de fontes 100% renováveis consiste em uma usina solar fotovoltaica com uma capacidade instalada de 100 MW.

A instalação incorpora tecnologias de última geração, tais como painéis bifaciais, que permitem uma maior produção por ter duas superfícies sensíveis à luz, e inversores de fio, que melhoram o desempenho e conseguem um maior aproveitamento da superfície.

Fechar

Linha de transmissão subterrânea

Linha de transmissão subterrânea de uso exclusivo para garantir que toda a energia utilizada no eletrolisador seja renovável e que o impacto ambiental seja minimizado.

A nova usina, em funcionamento desde 2022, foi construida no município de Puertollano, uma localização privilegiada com um importante polo industrial e onde também fica o Centro Nacional do Hidrogênio, que prestou assessoria durante a construção da usina. Além disso, ajuda a avançar na maturidade tecnológica do hidrogênio verde e a convertê-lo em uma solução para a descarbonização eficiente no médio prazo, tanto da indústria que o utiliza como matéria-prima quanto para processos difíceis de eletrificar, tal como o transporte pesado.

A Iberdrola escolheu a empresa europeia Nel Hydrogen Electrolyser — divisão da Nel ASA — como seu fornecedor preferencial para a construção do sistema de produção de hidrogênio via eletrólise, que tem como base sua solução Proton PEM®. Por sua vez, a empresa basca Elecnor fez a montagem elétrica da usina de Puertollano e forneceu materiais, como quadros e armários elétricos, suportes, conduits e luminárias, enquanto a Construcciones Electromecánicas Consonni fabricará os equipamentos de média tensão em sua fábrica de Bilbau.

Uma usina solar de 100 MW com as últimas inovações

A usina solar, de 100 MW, conta com várias inovações:

  • Pela primeira vez um projeto da companhia em uma instalação tem painéis bifaciais, os quais permitem aumentar a produção ao contar com duas superfícies sensíveis à luz, proporcionando uma maior vida útil.
  • A usina foi concebida com inversores do tipo string, que melhoram o desempenho e permitem um melhor aproveitamento da superfície.
  • A usina tem um sistema de armazenamento, através do qual se conseguirá um maior controle da usina. O sistema de baterias (com uma potência de 5 MW) tem uma capacidade de armazenamento de 20 MWh.

Iberdrola e Fertiberia projetam 830 MW de hidrogênio verde 

A parceria entre a Iberdrola e a Fertiberia pretende situar a Espanha na vanguarda do hidrogênio verde na Europa para convertê-la em uma referência tecnológica na produção e aproveitamento desse recurso, especialmente no campo da eletrólise. Para tal, ambas as companhias lançaram um projeto integral que contempla o desenvolvimento de 830 MW de hidrogênio verde com um investimento de 1,8 bilhão de euros até 2027.

A iniciativa de inovação, que começa com a implementação do complexo de Puertollano, poderia ser completada com um plano para multiplicar por 40 a capacidade dessa primeira usina com o desenvolvimento de outros três projetos entre 2023 e 2027, que seriam realizados nas usinas da Fertiberia de Ciudad Real e Palos de la Frontera (Huelva).

O plano alcançaria 830 MW de eletrólise, equivalentes a 20 % do objetivo nacional — que prevê a instalação de 4 GW até 2030 — e conseguiria que cerca de 25 % do hidrogênio atualmente consumido na Espanha não gerasse emissões de CO2. A produção anual de hidrogênio da Espanha — utilizado como matéria-prima nas indústrias de refino, química e de fertilizantes — chega a 0,5 Mt H2/ano e gera emissões de 5 Mt de CO2/ano, convertendo-se em 830 Mt de CO2/ano em âmbito mundial (representando mais de 2 % das emissões geradas no mundo).

Através desses projetos que representam um investimento de 1,8 bilhão de euros, estaríamos contribuindo para o desenvolvimento de toda a cadeia de valor, criando quase 4.000 empregos qualificados— 2.000 deles já em 2023 — mediante 500 fornecedores locais.

O projeto, que é fruto da colaboração privada e pública, nasce com a mesma ambição que o Governo mostrou em seu Roteiro do hidrogênio verde e necessitaria do apoio do Fundo Europeu de Recuperação para a execução das três últimas fases. A União Europeia implementou uma estratégia para promover o hidrogênio verde: pretende ter 40 GW de eletrolisadores de hidrogênio verde em apenas 10 anos.

Promovemos uma cadeia de fornecedores para desenvolver eletrolisadores 

A Iberdrola também assinou um acordo com a empresa norueguesa Nel para desenvolver eletrolisadores de grande tamanho e promover a cadeia de valor dessa tecnologia na Espanha. A Nel é a maior fabricante de eletrolisadores do mundo e oferece soluções adequadas para produzir, armazenar e distribuir hidrogênio a partir das energias renováveis.

Iberdrola, pioneira em hidrogênio verde 

Como parte do nosso compromisso de impulsionar a transição energética, nós da Iberdrola lideramos o desenvolvimento do hidrogênio verde com mais de 50 projetos em 8 países (Espanha, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos, entre outros) para satisfazer as necessidades de descarbonização de setores como a indústria e o transporte pesado.

Portanto, dentro do nosso Plano de investimentos recorde de 47 bilhões de euros para o período 2023-2025, estamos comprometidos em destinar 3 bilhões de euros a alguns produtos verdes e serviços ao cliente, incluindo o hidrogênio verde com um carteira de projetos para 2025. Além disso, contamos com uma unidade de negócio específica dentro da companhia para nos posicionarmos como líder mundial nessa tecnologia.