Parque eólico 'offshore' East Anglia TWO
East Anglia TWO, um passo mais perto da transição energética
Eólica offshore Reino Unido Escócia Projetos Iberdrola
O Grupo Iberdrola, por meio de sua subsidiária britânica, a ScottishPower Renewables, iniciou a construção de seu parque eólico offshore East Anglia TWO. Localizado ao sul do Mar do Norte, East Anglia TWO terá uma capacidade operacional de até 960 MW, o suficiente para abastecer o equivalente a 950.000 residências com energia limpa.

Projecto East Anglia TWO




East Anglia TWO, o terceiro dos quatro projetos que serão desenvolvidos em East Anglia, é de propriedade integral da ScottishPower Renewables. Esse parque eólico offshore, localizado no Mar do Norte, a cerca de 32,6 quilômetros da costa de Suffolk e a 37,5 quilômetros de Lowestoft, tem o potencial de contribuir substancialmente para as metas energéticas do Reino Unido para 2030.
Com uma capacidade instalada total de 960 MW, o suficiente para abastecer cerca de 950.000 residências, o parque atenderá a quase 5% da meta cumulativa de implantação de energia eólica offshore do Reino Unido até 2030. Os trabalhos de construção em terra do East Anglia TWO devem começar em 2026, e os 960 MW de capacidade instalada do parque devem ser conectados até 2028. A vida útil do parque será de 25 anos
Entre os benefícios oferecidos pelo East Anglia TWO estão: a criação de empregos em todos os estágios do projeto, a diversificação, a capacidade de gerar sua própria energia, as baixas emissões de CO₂, a segurança energética e a descarbonização.
Cadeia de valor de East Anglia TWO
Com o objetivo de gerar empregos, a ScottishPower Renewables escolheu o porto de Great Yarmouth, em Norfolk, para realizar os trabalhos de pré-montagem das turbinas do parque eólico. O contrato assinado entre a EA2 e a Peel Ports Great Yarmouth permitirá que as turbinas da Siemens Gamesa sejam montadas antes de sua instalação no Mar do Norte em 2028.
A Taylor Woodrow também foi contratada como fornecedora das obras de engenharia civil para a subestação terrestre, que estará localizada nos arredores da vila de Friston, perto de Saxmundham, no condado de Suffolk. O contrato prevê que a Taylor Woodrow realize as obras civis na subestação, incluindo a preparação do local e a construção dos prédios da subestação, assim como as obras que contemplam melhorias nas estradas, trabalhos de paisagismo e plantio de árvores. A previsão é de que sejam criados 80 empregos durante a vigência do contrato.
A empresa OCU foi contratada para realizar as obras de engenharia civil para o corredor de cabos terrestres. Seu objetivo é instalar dois conjuntos de dutos enterrados desde o ponto de chegada no solo até a subestação em terra, garantindo que os cabos de alta tensão não estejam visíveis depois de instalados nos dutos. A OCU contará com a ajuda de sua subsidiária britânica Peter McCormack & Sons Ltd, que realizará perfurações direcionais horizontais complexas para instalar dois conjuntos de dutos de cabos nas profundezas dos penhascos marítimos no ponto de chegada dos cabos, conectando a seção subaquática dos cabos aos cabos terrestres.
No que diz respeito à subestação elétrica offshore do parque, a ScottishPower Renewables assinou um contrato EPC com a HSM Offshore Energy para a realização dos serviços de engenharia, suprimentos, construção, instalação e operação da instalação. Trata-se de uma subestação de alta tensão com peso estimado de 5.100 toneladas, cuja construção está prevista para começar no quarto trimestre de 2025.
A mesma empresa holandesa também será responsável pelas fundações de tipo jacket das turbinas eólicas do East Anglia TWO -uma estrutura de 3.700 toneladas-, que devem ser instaladas no terceiro trimestre de 2027.
Características técnicas
- 64 turbinas eólicas colocadas em fundações de tipo monoestaca em uma área de 218,4 km².
- Os cabos submarinos conectarão as turbinas à subestação de energia marítima de 66kV.
- O parque eólico terá uma subestação elétrica offshore, conectada à terra por dois cabos submarinos que transportarão a energia a 275kV para a subestação terrestre.
- A subestação terrestre transformará a energia gerada no parque eólico offshore para elevar a tensão de 275kV para 400kV, que será conectada à rede da National Grid.
East Anglia TWO
-
Poderia abastecer o equivalente a 950.000 residências por ano
-
Até 64 turbinas eólicas
-
218 km² de área de parque eólico
-
Até 960 megawatts de potência
Iberdrola, líder mundial em energias renováveis
Na Iberdrola, estamos comprometidos com as energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 47.624 MW de energia limpa em operação no final do primeiro semestre de 2025.
Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.

Parque eólico 'offshore' East Anglia ONE
O maior parque eólico de sua história e um dos maiores de seu tipo no mundo.

Eólica offshore flutuante
Um marco para impulsionar as energias renováveis por meio da inovação.

Construção de um parque eólico 'offshore'
Tudo o que você precisa saber sobre a construção de parques eólicos 'offshore'.

Líderes eólicos, também no mar
Energia eólica offshore, fundamental para o crescimento futuro da Iberdrola e nosso compromisso com a transição energética.