Usina fotovoltaica de Santiago
Santiago, uma das primeiras usinas fotovoltaicas instaladas pelo Grupo Iberdrola no mundo
A usina fotovoltaica de Santiago, de 750 hectares, no estado mexicano de San Luis Potosí, na região central do país, foi uma das primeiras instalações deste tipo colocada em funcionamento pelo Grupo Iberdrola.

Usina fotovoltaica de Santiago




A usina fotovoltaica de Santiago está localizada no estado de San Luis Potosí (México). Essa instalação, que ocupa uma extensão de mais de 750 hectares, aproveita a alta incidência de radiação solar do planalto de Potosí para transformá-la em energia elétrica por meio dos mais de 672.000 painéis solares e duas subestações. A altura e a temperatura do terreno tornam essa usina fotovoltaica mais eficiente.
A usina fotovoltaica de Santiago, que entrou em operação em 2018, conta com uma capacidade instalada de mais de 230 MW e gera uma produção energética de 460 GWh por ano, capaz de abastecer 138.000 residências.
Juntamente com a usina fotovoltaica de Hermosillo, no estado vizinho de Sonora, a instalação fotovoltaica de Santiago faz parte do compromisso da Iberdrola com as energias renováveis no México e contribui para o cumprimento das metas nacionais de energia limpa definidas na Lei de Transição Energética, que estabelece o objetivo de atingir 35 % de geração limpa até 2025. Essa usina evita a emissão na atmosfera de 340.000 toneladas de CO2 por ano.

Construção da central fotovoltaica de Santiago.
México, o cenário ideal para energia fotovoltaica
O país asteca reúne algumas condições privilegiadas para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica:
- Em termos geográficos: está situado em uma região com altitudes elevadas, o que permite que os painéis solares operem com temperaturas mais baixas. Além disso, também está localizado dentro do 'cinturão solar', região com os níveis mais altos do mundo de radiação solar.
- Em termos de negócio: não há uma grande concentração de empresas especializadas no setor fotovoltaico, mas há, sim, uma indústria solar térmica madura, com alto grau de aceitação.
Todos esses fatores foram determinantes para que a Iberdrola escolhesse o México para desenvolver seus primeiros dois projetos fotovoltaicos em grande escala.
Iberdrola, líder mundial em energias renováveis
Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 41.300 MW de energias renováveis em operação até o final do terceiro trimestre de 2023.
Este compromisso se reflete em nosso Plano de investimentos recorde de 47 bilhões de euros no período 2023-2025, dos quais destinaremos 17 bilhões de euros ao negócio de renováveis. Com esses investimentos, aumentaremos nossa capacidade instalada renovável de 12.100 MW para 52.000 MW em 2025 — 6.300 MW de fotovoltaica, 3.100 MW de eólica onshore, 1.800 MW de offshore, 700 MW de baterias e 200 MW de hidrelétrica.