Energia solar
O que é energia solar?
A energia solar é uma fonte inesgotável de energia renovável e é uma alternativa sustentável e limpa às fontes de energia poluentes. Por meio de instalações fotovoltaicas e solares térmicas, essa energia é transformada em eletricidade limpa, contribuindo para o combate às mudanças climáticas, evitando toneladas de emissões de gases de efeito estufa a cada ano.
A energia solar é uma forma de energia renovável obtida diretamente do sol. Esta fonte aproveita a radiação solar ou o calor para gerar eletricidade, o que a torna uma alternativa limpa e sustentável às fontes de energia convencionais que emitem poluentes atmosféricos.
É considerada uma fonte de energia inesgotável e abundante, uma vez que o sol emite continuamente enormes quantidades de radiação que podem ser aproveitadas. Além disso, seu uso contribui para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e combater as mudanças climáticas por não gerar emissões de gases de efeito estufa durante sua operação.
A energia solar é obtida por meio de tecnologias como a fotovoltaica e a solar térmica. A energia fotovoltaica converte diretamente a luz solar em eletricidade por meio de painéis solares, enquanto a energia solar térmica usa espelhos para concentrar o calor do sol e gerar vapor, que aciona turbinas que produzem eletricidade.
Vantagens da energia solar
As vantagens da energia solar são variadas, sendo óbvias em alguns casos, mas indicam, principalmente, como ela pode nos fornecer energia limpa e abundante. Aliás, como ela provém do sol, temos a garantia de um suprimento constante por mais alguns bilhões de anos, o que a torna uma energia renovável, proveniente de uma fonte inesgotável.
A segunda vantagem mais importante é que a geração de energia solar não emite gases de efeito estufa, o que ajuda a combater as mudanças climáticas e reduz o impacto ambiental de sua atividade. Em relação a isso, outra vantagem dos sistemas de energia solar é que eles tendem a ter baixos custos operacionais e de manutenção, o que pode contribuir para um fornecimento de energia mais estável e previsível.
O uso da energia solar, por sua vez, reduz a dependência de combustíveis fósseis não renováveis. Isso faz com que o mercado energético seja menos vulnerável às flutuações de preço e contribui para o equilíbrio da matriz energética.
Outra grande vantagem é que se trata de uma fonte de energia gerada de maneira natural, podendo também ser considerada descentralizada: a energia solar pode ser gerenciada em diversos locais, desde grandes campos fotovoltaicos até instalações comerciais e residenciais menores.
Conforme mencionado anteriormente, uma vez instalados, os sistemas que processam energia solar oferecem custos operacionais e de manutenção relativamente baixos. Além disso, usuários particulares e empresas podem gerar sua própria eletricidade, o que contribui para uma rede elétrica mais eficiente e garante economia para o consumidor.
Como funciona a energia solar?
O processo de captação da energia solar é dividido em quatro fases distintas quando se trata de energia fotovoltaica: captação de luz, geração de eletricidade, transformação em corrente alternada e armazenamento ou transporte.
Primeiramente, a luz é coletada por placas solares fotovoltaicas. Eles são compostos de células fotovoltaicas que contêm, por sua vez, camadas de materiais semicondutores. Esses materiais são capazes de absorver fótons e liberar elétrons.
Os elétrons liberados por esses materiais geram uma corrente elétrica que flui pelos condutores presentes na instalação. Essa corrente contínua é enviada ao inversor, onde é transformada em corrente alternada, adequada para armazenamento ou transporte (Você quer saber mais sobre as diferenças entre corrente alternada e corrente contínua?)
No caso da energia solar térmica, a luz é capturada por espelhos e receptores de calor. O processo de aproveitamento da energia solar térmica para produzir eletricidade se baseia em princípios semelhantes aos dos motores a vapor, que a utilizam para acionar uma turbina que, por sua vez, ativa um gerador elétrico.
Plataforma digital ANTARES
Digitalizando nosso desenvolvimento de energia renovável.
-E. Cámara, E. Segovia-
Usinas fotovoltaicas
A energia solar fotovoltaica é obtida pela conversão da luz solar em eletricidade.
Placas solares fotovoltaicas: o que são, tipos de painéis e como funcionam
Os painéis solares fotovoltaicos são fundamentais para a implementação da energia solar.
Baterias virtuais
Uma alternativa sustentável para economizar, promover e garantir o consumo da energia.
Tipos de energia solar
A energia solar é obtida por meio de duas tecnologias principais: energia fotovoltaica e energia solar térmica, seja para gerar eletricidade, no primeiro caso, ou calor, no segundo. Essa geração é feita de maneira limpa e sustentável, mas como essas tecnologias funcionam?
Energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica utiliza uma tecnologia baseada no efeito fotovoltaico, que é a capacidade de certos materiais (geralmente o silício) de gerar eletricidade quando expostos à luz solar.
Energia solar térmica
A energia solar térmica aproveita o calor do sol para gerar eletricidade por meio do uso de espelhos e receptores de calor. Esses espelhos, chamados heliostatos, refletem e concentram a luz solar em um receptor, onde a luz solar concentrada aquece um fluido térmico (óleo, por exemplo) a altas temperaturas. Esse fluido é usado para aquecer a água e gerar, por sua vez, vapor de água.
O vapor é então direcionado a uma turbina que aciona um gerador elétrico, onde se produz a eletricidade. Além disso, em algumas instalações, parte do calor recebido do sol é armazenado em sais fundidos ou materiais cerâmicos para que a eletricidade possa continuar sendo gerada mesmo quando não há a presença de sol, como durante a noite ou em dias nublados.
Energia solar passiva
A energia solar passiva se refere ao uso da luz e do calor de forma direta, sem transformá-los em outra energia. Uma casa passiva, por exemplo, pode incluir, desde sua fase inicial de projeto, os elementos apropriados para coletar, armazenar e distribuir a energia solar na forma de calor no inverno, assim como para isolar o calor externo no verão. Essas construções permitem uma economia considerável de energia de até 70%.
Há várias maneiras de obter essa eficiência energética: usando janelas grandes para absorver a quantidade máxima de luz solar durante o inverno; instalando os vidros de modo que fiquem voltados para o sol; ou usando materiais de massa térmica que absorvem e armazenam calor durante o dia, entre outras soluções.
As principais vantagens da energia solar passiva estão relacionadas com a pouca ou nenhuma manutenção e que não são necessários custos adicionais para realizar sua função. Além disso, é uma tecnologia que não emite gases poluentes durante a operação.
Na Iberdrola, estamos comprometidos com a energia solar
Em consonância com nosso Plano Estratégico 2023-2025, a tecnologia solar fotovoltaica constitui uma parte significativa de nossos investimentos em energias renováveis para o período. Na Iberdrola, estamos comprometidos com a luta contra as mudanças climáticas, que tornamos realidade por meio de nossas instalações renováveis em todo o mundo.
No caso da energia solar, nossas tecnologias serão apoiadas por 24% dos investimentos em energia renovável nesse período, o que nos permitirá expandir nossa capacidade solar instalada em cerca de 6.300 MW.
Entre as instalações fotovoltaicas mais importantes gerenciadas por nosso Grupo estão a usina de Santiago, em San Luis Potosí, a maior instalação que construímos em México, e o True North, o maior projeto solar fotovoltaico da Avangrid no Texas, que começará a ser construído em 2024, com previsão para que esteja em operação no último trimestre de 2025.
Na Espanha, temos instalações e projetos em várias regiões privilegiadas em termos de recursos solares disponíveis, como Estremadura, Castela-Mancha, Múrcia e Aragão. Um de nossos projetos mais emblemáticos está em Extremadura, na usina fotovoltaica Francisco Pizarro (a maior usina fotovoltaica da Europa), que futuramente será superada em capacidade pela usina Fernando Pessoa em Portugal, atualmente em fase de projeto e que se tornará a maior do continente.