INOVAÇÃO EM NOSSOS NEGÓCIOS

Somos a 'utility' espanhola mais inovadora e a terceira do mundo em recursos destinados à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

A inovação é uma variável estratégica para o grupo Iberdrola e é a principal ferramenta para garantir sustentabilidade, eficiência e a competitividade da empresa.

 Política de inovação(*) Nota

Graças a uma estratégia proativa que atravessa todas as unidades de negócios da empresa e todas as suas áreas geográficas, a Iberdrola é, hoje em dia, a utility espanhola mais inovadora e a terceira do mundo.

Durante o ano de 2019, a Iberdrola investiu em P&D cerca de 280 milhões de euros, aumentando seu investimento em 115% nos últimos 10 anos, o que evidencia o forte compromisso da empresa nesta área. Como reconhecimento, o Ministério de Ciência, Inovação e Universidades da Espanha concedeu o Prêmio Nacional de Inovação (categoria de Trajetória Inovadora) ao Presidente do Grupo Iberdrola, Ignacio Galán em 2019.

LÍDERES EM INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL

P&D Renováveis

As atividades mais inovadoras na área das Energias Renováveis focam em melhorar a eficiência de nossos ativos operacionais e dos processos associados, incentivar a integração das energias renováveis — por meio de diferentes iniciativas vinculadas ao armazenamento de energia — e reduzir custos no projeto e na construção das instalações, principalmente dos parques eólicos offshore para limitar riscos e garantir sua competitividade.


Apostamos na energia eólica offshore (*)

P&D Redes

As atividades de inovação na área das Redes se concentram fundamentalmente no desenvolvimento e expansão das redes inteligentes, uma evolução tecnológica do sistema de distribuição de energia, que combina as instalações tradicionais com modernas tecnologias de monitoramento, sistemas de informação e telecomunicações.


Junto à digitalização da rede de distribuição, também se destacam os esforços realizados para oferecer um vasto leque de serviços aos clientes.


Fomentamos as redes inteligentes (*)

P&D Geração e Comercial

Os esforços em P&D na área da Geração e Comercial são projetados para trazer novos desenvolvimentos que promovam flexibilidade, eficiência operacional e segurança das instalações, assim como redução do nosso impacto ambiental por meio da implantação de tecnologias disruptivas e da redução das emissões.


Os esforços também são direcionados para projetar novos produtos que garantam um serviço eficiente, ágil e de qualidade e, assim, assegurem melhorias na experiência do cliente.


O cliente no centro de nossa estratégia (*)

P&D em outras áreas

A área de Sistemas aposta no desenvolvimento de projetos inovadores que permitam criar valor nas diferentes áreas da empresa, permitindo que elas alcancem uma vantagem competitiva no mercado e aumentem sua produtividade e eficiência em todos os países onde estamos presentes.


Conheça nossos projetos mais relevantes (*)

Financiamento

Alguns de nossos projetos têm financiamento parcial. Acesse todas as informações relevantes sobre cada um deles.


Veja mais informações sobre financiamento (*)

 

Programa Internacional de Start-ups Iberdrola-Perseo.

A alocação dos recursos financeiros são destinados fundamentalmente para projetos relacionados às energias renováveis, redes inteligentes, transformação digital e ao desenvolvimento de soluções sob medida para nossos clientes. A maior parte dos esforços em P&D é concentrada em cinco grandes eixos:

EIXOS DA INOVAÇÃO
Novos produtos
e serviços
Tecnologias
disruptivas
Digitalização e
automatização
Innovação com start-ups,
empreendedores e fornecedores
Cultura de innovação
e talento
0
1

Mais informação

Os esforços em P&D no grupo Iberdrola são organizados em torno de cinco grandes eixos:

  • Novos produtos e serviços que deem resposta às necessidades dos clientes com uma maior personalização de conteúdos e ofertas.
  • Tecnologias disruptivas cada vez mais eficientes, sustentáveis e respeitosas com o meio ambiente, que permitam a otimização da operação das instalações, processos, produtos e serviços, fazendo com que eles sejam mais inovadores e competitivos.
  • Digitalização e automatização em todos os negócios e processos para a criação de valor na gestão do ciclo de vida dos ativos, na otimização e incremento da rede e na criação de serviços integrados para o novo perfil de cliente digital. A transformação digital será baseada em novas tecnologias como blockchain, Big Data, IoT, Realidade Virtual, Inteligência Artificial etc., em todos os níveis do grupo Iberdrola.
  • Inovação com start-ups, empreendedores e fornecedores. O grupo Iberdrola é pioneiro no impulsionamento da inovação com start-ups, empreendedores e fornecedores, com o objetivo de desenvolver novos modelos de negócios disruptivos, promover a troca de conhecimentos e estimular práticas inovadoras entre seus colaboradores.
  • Cultura de inovação e talento por meio da transferência de conhecimento, atração de talentos e promoção do espírito empreendedor.

Ocultar informação

A empresa também colabora com diferentes universidades e instituições na universalização dos serviços de energia, assim como incentiva a busca por conhecimento em áreas concretas da ciência, da energia e da tecnologia da informação, graças a um modelo de gestão da P&D aberto e descentralizado.

Acesso ao HTML da Iberdrola Innovation Middle East. Link interno, abre em sua própria janela.

Acesso ao HTML que contém os relatórios de inovação. Link interno, abre em sua própria janela.

   

(*) Disponível na versão em espanhol.