INOVAÇÃO EM NOSSOS NEGÓCIOS
Somos a primeira companhia energética privada da Europa e a segunda do mundo em investimento em P+D+I
A inovação é uma variável estratégica para o grupo Iberdrola e é a principal ferramenta para garantir sustentabilidade, eficiência e a competitividade da empresa.
Graças a uma estratégia proativa que atravessa todas as unidades de negócios da empresa e todas as suas áreas geográficas, a Iberdrola é, hoje em dia, a primeira companhia energética privada da Europa e a segunda do mundo em investimento em P+D+I, conforme relatório The 2020 Industrial R&D Investment Scoreboard da Comissão Europeia.
O Grupo tem um novo Plano PD&I 2020-2023 e sua estratégia foi apoiada pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), que lhe concedeu um financiamento de 100 milhões de euros para promover o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis, alinhadas aos vetores fundamentais da transformação do setor energético, da descarbonização e da eletrificação da economia.
A pesquisa será aplicada tanto no âmbito das energias renováveis, na produção de hidrogênio verde e no desenvolvimento de instalações eólicas e fotovoltaicas flutuantes quanto no da integração de energias limpas no sistema energético através de usinas hidrelétricas de bombeamento e baterias. Da mesma forma, a Iberdrola desenvolverá novas soluções para clientes, potencializando um uso mais eficiente da energia e uma maior personalização do serviço, além da mobilidade elétrica. Para tal, promoverá a digitalização, a automatização e a cibersegurança, tendo o compromisso de atingir 75 % das redes digitalizadas e fazer 1.800 avaliações de cibersegurança anuais até 2022, aumentando tais objetivos para 80 % das redes digitalizadas e 2.000 avaliações até 2025.
Durante o ano de 2020, a Iberdrola investiu em P&D 293 milhões de euros, o que representa um investimento acumulado de mais de 2 bilhões de euros na última década, após ter aumentado os recursos nessa área em 115 % ao ano. Da mesma forma, esse investimento chegará a 330 milhões de euros anuais em 2022 e até 400 milhões anuais em 2025. Como reconhecimento, o Ministério de Ciência, Inovação e Universidades da Espanha concedeu o Prêmio Nacional de Inovação (categoria de Trajetória Inovadora) ao presidente do grupo Iberdrola, Ignacio Galán, em 2019.
LÍDERES EM INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL
P&D Renováveis
As atividades mais inovadoras na área das Energias Renováveis focam em melhorar a eficiência de nossos ativos operacionais e dos processos associados, incentivar a integração das energias renováveis — por meio de diferentes iniciativas vinculadas ao armazenamento de energia — e reduzir custos no projeto e na construção das instalações, principalmente dos parques eólicos offshore para limitar riscos e garantir sua competitividade.
P&D Redes
As atividades de inovação na área das Redes se concentram fundamentalmente no desenvolvimento e expansão das redes inteligentes, uma evolução tecnológica do sistema de distribuição de energia, que combina as instalações tradicionais com modernas tecnologias de monitoramento, sistemas de informação e telecomunicações.
Junto à digitalização da rede de distribuição, também se destacam os esforços realizados para oferecer um vasto leque de serviços aos clientes.
P&D Geração e Comercial
Os esforços em P&D na área da Geração e Comercial são projetados para trazer novos desenvolvimentos que promovam flexibilidade, eficiência operacional e segurança das instalações, assim como redução do nosso impacto ambiental por meio da implantação de tecnologias disruptivas e da redução das emissões.
Os esforços também são direcionados para projetar novos produtos que garantam um serviço eficiente, ágil e de qualidade e, assim, assegurem melhorias na experiência do cliente.
P&D em outras áreas
A área de Sistemas aposta no desenvolvimento de projetos inovadores que permitam criar valor nas diferentes áreas da empresa, permitindo que elas alcancem uma vantagem competitiva no mercado e aumentem sua produtividade e eficiência em todos os países onde estamos presentes.
Financiamento
Alguns de nossos projetos têm financiamento parcial. Acesse todas as informações relevantes sobre cada um deles.
A alocação dos recursos financeiros são destinados fundamentalmente para projetos relacionados às energias renováveis, redes inteligentes, transformação digital e ao desenvolvimento de soluções sob medida para nossos clientes. A maior parte dos esforços em P&D é concentrada em cinco grandes eixos:


e serviços

disruptivas

automatização

empreendedores e fornecedores

e talento
Mais informação
Os esforços em P&D no grupo Iberdrola são organizados em torno de cinco grandes eixos:
- Novos produtos e serviços que deem resposta às necessidades dos clientes com uma maior personalização de conteúdos e ofertas.
- Tecnologias disruptivas cada vez mais eficientes, sustentáveis e respeitosas com o meio ambiente, que permitam a otimização da operação das instalações, processos, produtos e serviços, fazendo com que eles sejam mais inovadores e competitivos.
- Digitalização e automatização em todos os negócios e processos para a criação de valor na gestão do ciclo de vida dos ativos, na otimização e incremento da rede e na criação de serviços integrados para o novo perfil de cliente digital. A transformação digital será baseada em novas tecnologias como blockchain, Big Data, IoT, Realidade Virtual, Inteligência Artificial etc., em todos os níveis do grupo Iberdrola.
- Inovação com start-ups, empreendedores e fornecedores. O grupo Iberdrola é pioneiro no impulsionamento da inovação com start-ups, empreendedores e fornecedores, com o objetivo de desenvolver novos modelos de negócios disruptivos, promover a troca de conhecimentos e estimular práticas inovadoras entre seus colaboradores.
- Cultura de inovação e talento por meio da transferência de conhecimento, atração de talentos e promoção do espírito empreendedor.
Ocultar informação
A empresa também colabora com diferentes universidades e instituições na universalização dos serviços de energia, assim como incentiva a busca por conhecimento em áreas concretas da ciência, da energia e da tecnologia da informação, graças a um modelo de gestão da P&D aberto e descentralizado.
(*) Disponível na versão em espanhol.