Transformação digital

Apresentamos nosso Plano Digital para promover a estratégia de negócios por meio da digitalização

P+D+I Informática Internet

A digitalização se tornou um aliado indispensável para que as empresas aproveitem as oportunidades e superem os desafios em um contexto de rápida evolução, e tudo isso com agilidade, segurança, eficiência e uma visão centrada nas pessoas. A digitalização também está no centro de todos os processos de negócios, fazendo com que sejam mais rápidos e aportando valor e novas oportunidades.

Iberdrola, na vanguarda da transformação digital
Iberdrola, na vanguarda da transformação digital.

Na Iberdrola, a digitalização e a inovação têm sido uma parte essencial dos nossos negócios há décadas, e o uso de tecnologias da informação se tornou um ativo fundamental para a empresa.

Digitalização para promover nossos objetivos estratégicos

Nosso Plano Estratégico 2024-2026 inclui um investimento de 41 bilhões de euros para acelerar a transição energética em diferentes setores, com foco na expansão das redes elétricas e no aumento da capacidade renovável, oferecendo novas soluções de valor agregado. Os objetivos da transição energética são claros e os prazos são muito exigentes. É por isso que estamos em um momento de aceleração em que, mais do que nunca, a digitalização é essencial para garantir que essa transição chegue a tempo e de maneira eficiente.

O Plano Digital da Iberdrola afeta todas as nossas áreas de negócio, de modo que acelera sua transformação digital. Trata-se de um esforço transversal para impulsionar a estratégia do Grupo e promover uma cultura digital, ao mesmo tempo em que fornece ferramentas, habilidades e soluções que criam valor para todos os nossos grupos de interesse.

Para tornar essa transição possível, a Iberdrola está comprometida com:

  • O modelo de governança descentralizada da tecnologia da informação (TI). Por meio da criação de nossos centros de excelência, promovemos a estratégia de negócios de dentro da empresa por meio da digitalização, usando disciplinas cruzadas para maximizar o poder total do conhecimento e o uso e a implantação de práticas recomendadas.

  • Uma estratégia de cibersegurança global, centrada na integração da segurança cibernética nas operações comerciais e na tomada de decisões, e com foco na proteção das informações e de nossas plataformas, na detecção precoce de incidentes e na resiliência.

  • A transição para a nuvem, por meio de um plano para migrar nossas plataformas de negócios e aplicativos para ambientes cloud, com o objetivo de obter flexibilidade, velocidade, disponibilidade, agilidade e cobertura global.

  • Um plano de crescimento de IA. Para isso, introduzimos novas eficiências usando os recursos mais recentes fornecidos pela IA generativa, garantindo respeito às pessoas, segurança, transparência e explicabilidade por meio da nossa Política para o desenvolvimento e uso responsável de ferramentas de IA, alinhada com a nova regulamentação europeia, IA Act. O uso da IA generativa nos permitirá melhorar de forma imediata nossas relações com os clientes, oferecendo um melhor serviço em termos de qualidade e velocidade, além de enriquecer e personalizar a experiência do usuário.

Em 2024, 290 milhões de euros serão destinados a projetos digitais de negócios com foco no crescimento e na eficiência

Necessidade de descarbonização

Crescimento das energias renováveis
Redes inteligentes do futuro
Soluções inteligentes

Excelência operacional

  • Gestão de ativos E2E e excelência na cadeia de suprimentos
  • Operações remotas e inteligentes
  • Eficiência de processos

Pessoas

  • Cultura digital
  • Cliente no centro
  • Cuidados com o talento
  • Produtividade pessoal
  • Democratização dos dados
Ignacio Galán

"Da mesma forma que fomos pioneiros, décadas atrás, no compromisso com as energias renováveis, também fomos pioneiros na digitalização das redes elétricas e agora somos pioneiros no uso de inteligência artificial e big data."

Ignacio Galán

Presidente executivo da Iberdrola

O impacto digital em nossa cadeia de valor

Na Iberdrola, entendemos a digitalização como um processo que contribui diretamente para nossa resposta às mudanças que ocorrem em nosso ambiente e acelera nosso crescimento verde. Esse impacto pode ser visto diretamente na cadeia de valor dos nossos negócios:

impacto-digital-cadena-valor
impacto-digital-cadena-valor

Prêmios e reconhecimentos

Nós, do Grupo Iberdrola, recebemos importantes prêmios e reconhecimentos internacionais pelo nosso compromisso com a transformação digital. Você pode consultar aqui alguns dos mais representativos, divididos por ano:

    • Recebemos o prêmio Talento e Inovação do MF TALENT 2024 por contar com uma estrutura digital disruptiva e por nos destacarmos em nossos projetos de inovação em P&D+I, sustentabilidade e influência na transformação digital e transição energética. Também estamos no top 5 das melhores equipes de recursos humanos.
    • O Centro de Excelência Digital e de Experiência do Cliente da nossa subsidiária norte-americana Avangrid recebeu o Prêmio de Transformação Cultural como parte dos Prêmios de Melhores Práticas do Smart Energy Consumer Collaborative 2024, que destacam maneiras inovadoras pelas quais os fornecedores de eletricidade estão melhorando a experiência e a participação do cliente e reconhecem as melhores práticas do setor.

    • Nossa subsidiária no Brasil, a Neoenergia, recebeu o Prêmio Alta do UTCAL Summit 2024, que reconhece iniciativas que se destacaram pelo uso da tecnologia em benefício da sociedade, como o caso da Recomposição Automática da Rede (AGR). A iniciativa representa um passo importante na transformação tecnológica para atender às necessidades dos clientes, pois se trata de um autorreparo centralizado e dotado de inteligência capaz de localizar, isolar e restaurar redes de distribuição em tempos muito curtos.

    • Fomos nomeados Empresa do Ano 2023 no CIO 100 Awards Spain pelo nosso trabalho para nos tornarmos líderes em digitalização. O prêmio nos destaca como um exemplo de como organizar e investir para oferecer uma transformação digital que apoie a estratégia de uma empresa e a torne mais eficiente e eficaz.
    • Lideramos o ranking das melhores empresas com maior capacidade de atrair e reter talentos na Espanha, de acordo com o Merco Talento España 2023.

    • Fomos premiados pela Excelência em Sustentabilidade e Transformação Digital de nosso Processo de Compras pela multinacional alemã SAP durante o SAP Spend Connect 2023.

    • Nossa distribuidora i-DE ganhou o prêmio de Melhor Estratégia em Experiência do Cliente 2023 da Associação de Desenvolvimento de Experiência do Cliente, DEC, tornando-se a primeira distribuidora de energia na Espanha a receber esse reconhecimento.

    • Somos a empresa que melhor gerenciou a Comunicação Interna na Espanha em 2023, de acordo com o PRNoticias.com. A Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia também reconhece nosso bom trabalho em termos de atendimento ao cliente.

    • Somos a empresa do Ibex que mais conecta em redes sociais, de acordo com o relatório 'Painel IBEX 35 nas redes sociais 2023', conectando também o grande projeto empresarial e social da Iberdrola e nossos diversos públicos no âmbito digital. Em 2023, também lideramos, pelo segundo ano consecutivo, as interações nas redes sociais entre as empresas do Ibex 35, com uma participação de 34,92%.

    • Somos a empresa do setor de energia na Espanha com o melhor posicionamento em dispositivos móveis, de acordo com nosso MPIx - Mobile Performance Index (83). Também somos os mais bem avaliados (NPS - Net Promoter Score) e temos a maior participação de mercado (28,1%). Além disso, nosso aplicativo de Recarga Pública (relacionado a pontos de recarga para veículos elétricos) também é o mais bem avaliado do setor (NPS: 4,5).

    • Ganhamos o Prêmio Forbes de Inovação da Kyndryl 2023 na categoria Tecnologia Disruptiva pelo projeto 'WALL-I Virtual Walls', um sistema de segurança que usa visão e realidade aumentada (AR).

    • A Avangrid ganhou o prêmio 2023 Top Innovator Award for Design Lewis Latimer pelo projeto "Simulação de eventos de cibersegurança no metaverso", que permite simular, em um ambiente virtual seguro, incidentes de segurança cibernética que afetam uma subestação de eletricidade.

    • A Neoenergia foi reconhecida na categoria Comunicação Digital do Prêmio SMART CUSTOMER 2023, com o case "Humanizando a Transformação Digital: Como a comunicação e a análise de dados fortalecem a Experiência do Cliente". É também a empresa com mais prêmios nos dez anos de existência desses prêmios, que reconhecem as práticas empresariais que oferecem a melhor experiência para clientes e funcionários.

    • A Neoenergia também foi reconhecida em 2023 como uma das empresas mais inovadoras no principal ranking de inovação do país, o Prêmio Valor Inovação 2023. Em feito histórico, a companhia se classificou entre as 5 empresas mais inovadoras do setor elétrico.

    • Ganhamos o Prêmio Forbes de Inovação da Kyndryl 2022 na categoria Tecnologia Disruptiva pelo projeto 'R0V3RT' para a implementação de um robô autônomo usando IA, Edge Computing e nuvem para a inspeção de subestações elétricas.

    • A ScottishPower, nossa subsidiária escocesa, recebeu o prêmio 2022 UK eCommerce App of The Year em reconhecimento ao seu compromisso digital de oferecer aos clientes a melhor experiência possível em seus aplicativos para iOS e Android.

Você também pode se interessar

Cultura empresarial na era digital

A transformação digital é a chave da competitividade empresarial em um mercado em constante transformação e cada vez mais exigente.

Oferecemos soluções digitais inteligentes e inovadoras

Contamos com uma ampla gama de produtos e serviços que promovem a eficiência, a economia de energia e o cuidado com o meio ambiente.

Cuarta-Revolucion-Industrial

Quarta Revolução Industrial

Indústria 4.0: que tecnologias marcarão a Quarta Revolução Industrial?

etica-en-internet

Ética na Internet: a chave do futuro digital

Um novo conjunto de princípios éticos baseado na origem da mudança: a Internet.