TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A cultura empresarial na era digital

A transformação digital é a chave da competitividade empresarial em um mercado em constante transformação e cada vez mais exigente. No entanto, para que essa reforma tecnológica possa ser concluída com sucesso, é necessário existir uma cultura corporativa que promova a inovação e a criatividade dentro das empresas.

A digitalização não é uma opção para as empresas, é uma obrigação. Essa percepção surgiu a partir dos dados extraídos da pesquisa IT Transformation Maturity Curve, realizada em 2018 pela empresa de consultoria ESG (Enterprise Strategy Group), com diretores de todo o mundo. Atualmente, 96% das empresas estão imersas neste momento em algum processo de transformação digital. Da mesma forma, 81% dos participantes da pesquisa consideram que as empresas que não se digitalizarem deixarão de ser competitivas.

Em termos de investimento, a empresa de consultoria International Data Corporation (IDC) previu no final de 2018 que, em 2019, seriam gastos 1,25 trilhão de dólares em tecnologias e serviços necessários para promover a transformação digital corporativa no mundo. Mais da metade desse montante, segundo essa previsão, será investido nos mercados da China e dos Estados Unidos. Para 2022, a previsão de despesa global chega a quase 2 trilhões de dólares, o que representa uma taxa de crescimento anual composta de 16,7% em relação a 2017. A IDC também aponta que 30% das empresas mais importantes do cenário internacional, as que compõem a lista Forbes Global 2000, destinarão, pelo menos, 10% da receita para promover suas estratégias digitais em 2020.

UM AMBIENTE FAVORÁVEL À DIGITALIZAÇÃO E ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

Ao mesmo tempo que o investimento tecnológico aumenta, a transformação digital corporativa oferece outras necessidades básicas para ser concluída de forma bem-sucedida. Por exemplo, a mudança da cultura empresarial. A reforma do conjunto de crenças, valores, hábitos e experiências que definem uma empresa por meio de seus colaboradores é um dos maiores desafios na era digital. A empresa de consultoria Capgemini avaliou, em 2017, o peso da cultura empresarial na transformação digital por meio de uma pesquisa feita com diretores e empregados de todo o mundo. A cultura corporativa foi apontada por 62% dos entrevistados como a principal dificuldade das empresas para se digitalizarem.

Isso ocorre porque a cultura empresarial reflete o espírito da empresa, sua forma de pensar e agir, seus valores, sua ética e seu propósito corporativo. Portanto, uma mudança profunda como a transformação digital necessita de um ambiente favorável à inovação tecnológica para se estabelecer e desenvolver. Caso contrário, qualquer tentativa de reforma tecnológica tem poucas chances de ser bem-sucedida ou corretamente implementada. A digitalização deve ser um processo progressivo, constante e impulsionado pelo desenvolvimento da tecnologia e pelas demandas de consumidores e colaboradores, que pedem mais agilidade e personalização das empresas.

Barreiras para digitalizar a cultura organizacional.#RRSSBarreiras para digitalizar a cultura organizacional.

 VER INFOGRÁFICO: Barreiras para digitalizar a cultura organizacional [PDF]

COMO ADAPTAR A CULTURA CORPORATIVA À ERA DIGITAL?

A primeira mudança passa pelos indivíduos que formam a empresa. É indispensável que diretores e colaboradores adquiram competências digitais para enfrentar a transformação digital. Além disso, a criação de espaços em que a inovação e a troca de ideias sejam estimuladas, permitirá que os responsáveis pelas equipes identifiquem rapidamente as carências na empresa ou as necessidades entre seus colaboradores. E a implementação deve ser feita em diferentes níveis:

  •  Direção

Os diretores devem acreditar na digitalização e transmitir essa crença para o restante da equipe. Posteriormente, os chefes das áreas devem apoiar a estratégia e dar o exemplo: serão os primeiros a adicionar novas ferramentas, promover e controlar a implantação de novas tecnologias na empresa, estar atentos às novidades e medir os resultados para avançarem de forma progressiva rumo à plena transformação digital.

  •  Equipes

A digitalização deve ser adaptada às necessidades das equipes e oferecer ferramentas que agilizem o trabalho. Cada departamento pode ter problemas e necessidades muito diferentes. Por isso, a análise individual e a comunicação entre as diferentes áreas ajudam a decifrar os pontos essenciais do negócio e da transformação digital.

  •  Ambiente

As empresas devem prestar atenção ao ambiente para identificar as barreiras que impedem que as equipes sejam mais produtivas. Ao identificar esses obstáculos, é possível criar espaços mais dinâmicos para beneficiar o bem-estar e o desempenho delas. Habilitar áreas de colaboração ou salas para videoconferências, por exemplo, pode melhorar o trabalho das equipes, se esses espaços forem usados da forma adequada.


 Intraempreendedores

 Ética na Internet

 Transformação digital(*) Nota

   

(*) Disponível na versão em espanhol.