COP29: Conferência do Clima 2024

Iberdrola na conferência da ONU sobre mudanças climáticas em Baku

Eventos Transição energética Ação climática

A próxima Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, mais conhecida como COP29, será realizada de 11 a 22 de novembro no Estádio Olímpico de Baku (Azerbaijão). Com o lema "Solidariedade para um Mundo Verde", essa reunião de alto nível tem como objetivo ampliar os pactos assinados no histórico Acordo de Paris e promover a colaboração entre os países para acelerar a transição energética.

COP29
COP29

Assim como nas edições anteriores, a Iberdrola tem previsto participar ativamente da COP29, cujo programa ainda não foi anunciado.

De 11 a 22 de novembro, a capital do Azerbaijão, Baku, se tornará o epicentro global do diálogo sobre as mudanças climáticas e os compromissos com a sustentabilidade dos diferentes estados e agentes sociais que participam da Conferência do Clima 2024. O lema deste ano, "Solidariedade para um Mundo Verde", destaca a urgência de uma vontade política real em direção à transição energética e do multilateralismo entre os países para acelerar esse processo. 

A caminho da COP29: objetivos e prioridades

O presidente designado da COP29, Mukhtar Babayev, Ministro da Ecologia e Recursos Naturais da República do Azerbaijão, enviou no final de agosto sua primeira carta oficialLink externo, abra em uma nova aba.  a todas as partes e interessados da conferência. Nela, destaca as prioridades de ação e os obstáculos que ainda precisam ser superados para alcançá-las. 

Quadro de ação

Icono termómetro

Principal objetivo

Redução das emissões para manter as temperaturas abaixo de 1,5°C.

Icono manos hoja

Aumentar a ambição

Garantir o compromisso com planos ambiciosos e incentivar o financiamento.

Icono abrazo planeta

Processo inclusivo

Escutar a todas as partes para obter resultados inclusivos.

"É necessário tomar medidas tangíveis para demonstrar nosso compromisso coletivo com a ação climática"

Mukhtar Babayev

Ministro da Ecologia e Recursos Naturais da República do Azerbaijão

Prioridades de ação

Para promover uma ação climática eficiente e sustentável, o presidente da COP29 destaca as seguintes prioridades:

Icono mano dólar

Alinhar as contribuições do financiamento climático com as necessidades globais

Icono compromiso

Mobilizar recursos de forma eficiente para o desenvolvimento de capacidades onde seja necessário

Icono documento hoja

Aumentar a ambição das partes na criação dos próximos planos climáticos nacionais

Icono conferencia

Promover a transparência como uma pedra angular da confiança mútua e prestação de contas

Icono mundo personas

Engajar a "sociedade civil, povos indígenas, mulheres, jovens e outras partes interessadas importantes" para aumentar a ambição mútua

COP28, a antecessora

Esta edição ocorre depois da COP28 de 2023, realizada em Dubai, onde foi assinado um acordo muito positivo. Pela primeira vez, as negociações terminaram com um apelo explícito ao abandono dos combustíveis fósseis com o objetivo de alcançar emissões líquidas zero até 2050. Além disso, as partes estabeleceram a meta de triplicar a capacidade de energia renovável e dobrar as melhorias de eficiência energética até 2030. 

O evento voltou a ressaltar a necessidade de um cenário de aumento da temperatura menor que 1,5°C por meio de ações concretas que favoreçam as reduções de emissões e uma rápida implantação de tecnologias limpas. Também foi feito um apelo para reduzir as emissões do transporte rodoviário e foram aprovados aspectos técnicos e contribuições financeiras relacionados à adaptação às mudanças climáticas. 

Nós do Grupo Iberdrola, líderes globais na luta contra as mudanças climáticas, participamos ativamente da COP28 como forma de demonstrar nosso compromisso com um modelo energético sustentável que gera oportunidades. Além de apoiar o objetivo de triplicar a capacidade renovável até 2030, abordamos vários outros temas fundamentais como o desenvolvimento de capacidades entre os jovens para promover oportunidades de emprego verde, a implantação positiva de energias renováveis em favor da biodiversidade e a promoção de infraestruturas energéticas.