MODELO SUSTENTÁVEL E ECONOMIA CIRCULAR

A economia circular, na base do modelo de negócio sustentável do grupo Iberdrola

A economia circular representa uma mudança cultural na forma que temos de entender o sistema produtivo e de consumo para enfrentar a falta de recursos, o impacto ambiental, a criação de valor e o emprego.

Este novo modelo econômico se apresenta como um sistema de aproveitamento de recursos onde prevalece a ideia de que o melhor resíduo é aquele que não é gerado, enquanto os resíduos inevitáveis são considerados recursos que podem ser reutilizados e reciclados.

Para o grupo Iberdrola, a economia circular é, portanto, um elemento fundamental para um desenvolvimento sustentável e representa uma oportunidade como motor para a ação climática e a transição energética.

O grupo está trabalhando há algum tempo nesta área, tanto através de sua atividade quanto em sua forma de trabalhar com fornecedores e clientes.

Nosso modelo energético sustentável, que aposta na descarbonização e eletrificação da economia, além da inovação, está diretamente alinhado com a economia circular através da redução de emissões, do uso de recursos renováveis para a produção, da melhoria da eficiência, da otimização de recursos e da maximização do aproveitamento dos resíduos. Além disso, promove a pesquisa para desenvolver novas tecnologias e fornecer soluções para o uso dos resíduos, incentivando o consumo responsável com programas de conscientização ambiental.

Economia circular na Iberdrola.
Economia circular na Iberdrola.

MAIS DE 89 MILHÕES DE TONELADAS DE CO2 EVITADAS NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS

O grupo Iberdrola também prioriza a contratação de empresas com sistemas de gestão ambiental: estimula, junto com os nossos fornecedores, projetos ecológicos, a análise do ciclo de vida dos produtos e o uso de materiais de baixo impacto ambiental. Por outro lado, oferece aos seus clientes produtos de maior eficiência energética, que aproveitem a digitalização e o uso de energias renováveis, encorajando a mobilidade elétrica.

A ABORDAGEM DE CICLO DE VIDA COMO FERRAMENTA PARA A CIRCULARIDADE

A Iberdrola integrou, desde 2014, em sua gestão, a abordagem de ciclo de vida, que é a base da transição para a economia circular:

.

Com declarações

Com declarações


Calculando sua Pegada Ambiental Corporativa, sendo pioneiros em sua verificação pela AENOR sob a norma ISO TS 14072 e metodologia Recipe desde 2015, e utilizando os resultados como ferramenta para definir seus objetivos ambientais.

Mediante o

Mediante o


Com Declarações Ambientais de Produto (EPD em suas iniciais em inglês) de seus parques:

 

Com a análise

Com a análise


Mediante eco-concepção de infraestruturas com o objetivo de:

 

  • Aumentar a eficiência energética dos equipamentos e da instalação.
  • Escolher equipamentos mais eficientes ou eco-concebidos.
  • Reduzir a quantidade de materiais utilizados nas instalações.
  • Substituir materiais por outros com menor impacto ambiental.

Con el análisis

Con el análisis


Com a análise do ciclo de vida das tecnologias como apoio à tomada de decisões:

 

  • Estudo de Análise de Ciclo de Vida (ACV) comparativo das diferentes tecnologias de geração solar fotovoltaica.
  • Estudo de Análise de Ciclo de Vida (ACV) comparativo das diferentes tecnologias de veículo elétrico.

PACTO PELA ECONOMIA CIRCULAR

Em 2017, a Iberdrola aderiu ao Pacto por uma economia circular: O compromisso dos agentes econômicos e sociais 2018-2020 que o Governo da Espanha assinou com a Comissão Europeia no âmbito da Estratégia Europeia de crescimento 2020, da Comissão, e do denominado Roteiro para uma Europa eficiente no uso dos recursos.

O Pacto, ao qual aderiram entidades públicas e particulares, tem o objetivo de envolver os principais agentes econômicos e sociais da Espanha na transição para um novo modelo econômico.

A Iberdrola trabalhou durante 2019 em sua estratégia de economia por meio da identificação dos indicadores específicos para o fluxo de materiais da Companhia com o objetivo de reduzir a porcentagem de produção de resíduos, aumentar o percentual de resíduos reciclados e ampliar o das matérias secundárias via seu efeito indutor nos fornecedores.

 Entidades participantes do 'Pacto por uma Economia Circular' [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.