Notícia

31.05.2022

Iberdrola e FCC lançam EnergyLOOP para liderar a reciclagem de pás de aerogeradores

  • A nova empresa, promovida através do programa PERSEO Venture Builder da Iberdrola, iniciará sua atividade com a instalação em Navarra da primeira fábrica de reciclagem de pás de aerogeradores em escala industrial na Europa
  • A EnergyLOOP, que visa desenvolver uma cadeia de valor inovadora que proporcione a transição energética com novas soluções de reciclagem, investirá 10 milhões de euros em sua primeira instalação e criará cerca de 100 empregos
  • A iniciativa, que reforça o compromisso de ambas as empresas com a economia circular, já estabeleceu acordos de colaboração com outras empresas líderes, como a Siemens Gamesa

A Iberdrola, através de seu programa PERSEO, e a FCC Ámbito, uma filial da FCC Servicios Medio Ambiente, lançaram a EnergyLOOP para liderar a reciclagem de componentes de instalações renováveis, um dos maiores desafios de médio e longo prazo no setor. Esta iniciativa também contribuirá para a transição energética e impulsionará a economia circular na Espanha.

O objetivo inicial será a recuperação de componentes de pás de aerogeradores - principalmente fibras e resinas de vidro e carbono - e sua reutilização em setores como energia, aeroespacial, automotivo, têxtil, químico e construção.

Para este fim, a nova empresa planeja instalar a primeira planta de reciclagem de lâminas da Espanha em Navarra. A instalação estará localizada no sul da região, uma localização estratégica devido a sua proximidade com alguns dos principais parques eólicos do país e com boas conexões com outras regiões com parques eólicos abundantes.

O projeto tem o apoio do Governo de Navarra, pois é uma atividade estratégica que posiciona a região na vanguarda do setor de energia renovável, introduzindo componentes de inovação tecnológica e circularidade e está alinhado com a especialização regional inteligente. Em seu compromisso com a promoção e competitividade das energias renováveis, o Governo de Navarra trabalhou discretamente sobre a localização da primeira fábrica desta atividade na região.

A fábrica será a primeira em escala industrial na Europa e colocará a Espanha na vanguarda tecnológica desta indústria. Também contribuirá para a criação de uma cadeia de valor inovadora e dinâmica. Para alcançar esse objetivo, a EnergyLOOP espera criar cerca de 100 empregos diretos e indiretos durante a década e planeja investir cerca de 10 milhões de euros na primeira instalação.

A indústria eólica espanhola - como líder mundial com mais de 28 GW de capacidade instalada - enfrentará a necessidade de reciclar ou reutilizar quantidades significativas de aerogeradores antes de outros países. Estima-se que na Europa, em 2030, cerca de 5.700 turbinas eólicas serão desmanteladas por ano, provenientes da repotenciação de parques eólicos ou de instalações que cheguem ao fim de sua vida útil.

Neste contexto, a EnergyLOOP contribuirá para a transformação do setor de energia eólica em uma verdadeira economia circular, investindo em soluções integradas de reciclagem de pás. Esta iniciativa também melhorará sua competitividade e sustentabilidade através da pesquisa e implementação de novas tecnologias de reciclagem, o que permitirá absorver as quantidades crescentes de resíduos e adotar soluções cada vez mais eficientes.

O projeto atuará nas diferentes etapas que permitem a circularidade das pás das turbinas eólicas, incluindo pré-tratamento e condicionamento in situ, logística de transporte de resíduos, tecnologias de reciclagem e a comercialização de produtos reciclados.

Acordos de colaboração com empresas líderes em seus setores

A iniciativa empreendida pela Iberdrola e FCC Ámbito tem o apoio da Siemens Gamesa, que, como líder mundial na fabricação e manutenção de parques eólicos, terá um papel fundamental neste projeto, tanto por seu conhecimento e experiência em reciclagem de pás como por sua participação na Espanha, com 53% de todos os parques eólicos instalados no país.

O nascimento da EnergyLOOP reforça as estratégias de economia circular da FCC Ámbito e da Iberdrola, que veem este modelo de produção e consumo como uma alavanca fundamental para a transição energética. Portanto, eles procurarão desenvolver soluções de reciclagem igualmente avançadas para outros componentes de instalações renováveis, tais como painéis solares fotovoltaicos ou baterias, conforme as necessidades desses mercados o exigirem.

Com esta abordagem, a nova empresa procurará estabelecer as alianças necessárias para a recuperação efetiva dos resíduos, estendendo o impacto positivo da iniciativa a outros atores ao longo de toda a cadeia de valor. Também contribuirá para a pesquisa e desenvolvimento necessários para a circularidade efetiva desses materiais.

Alinhado com a Estratégia de Sustentabilidade 2050 da FCC Meio Ambiente

A FCC Ámbito contribui com sua ampla experiência na reciclagem e comercialização de matérias-primas secundárias para a definição dos processos operacionais no desenvolvimento dos projetos EnergyLOOP. A incorporação de novas tecnologias neste tipo de projeto permitirá que a FCC Ámbito se consolide e se posicione como uma peça-chave nos processos da economia circular do país, um pilar fundamental da Estratégia de Sustentabilidade 2050 da FCC Meio Ambiente.

Esta Estratégia de Sustentabilidade consiste em um roteiro de 30 anos de desenvolvimento de negócios que integra objetivos e compromissos muito exigentes com alto valor agregado para a empresa e a sociedade como um todo, e que estão agrupados em quatro áreas de ação: ambiental, social, excelência e boa governança.

A economia circular está na base do modelo empresarial do Grupo Iberdrola

A criação da EnergyLOOP, que responde ao compromisso da Iberdrola com um modelo energético sustentável, faz parte de seu programa PERSEO Venture Builder para promover o desenvolvimento de empresas industriais inovadoras que trabalham em novas áreas de eletrificação e em setores difíceis de descarbonizar.

A Iberdrola define sua estratégia de economia circular como um processo que afeta toda a sua cadeia de valor, tanto seus próprios processos de produção quanto os de seus fornecedores e clientes. O grupo prioriza a contratação de empresas com sistemas de gestão ambiental e, juntamente com seus fornecedores, promove o eco-design, a análise do ciclo de vida dos produtos e o uso de materiais com baixo impacto ambiental.

A empresa também promove a economia circular reduzindo o uso de recursos naturais através de seu compromisso com a descarbonização e eletrificação, e o uso mais sustentável dos recursos naturais promovendo o uso de tecnologias e processos mais eficientes e limpos. Ela também incentiva a pesquisa para desenvolver soluções para o uso de resíduos e promove o consumo responsável através de programas de conscientização ambiental.

Em 2017, a Iberdrola aderiu ao Pacto para uma Economia Circular: O compromisso dos agentes econômicos e sociais 2018-2020, que o governo espanhol assinou com a Comissão Europeia no âmbito da Estratégia Europeia para o Crescimento 2020 e do chamado Roteiro para uma Europa eficiente em termos de recursos.

O Pacto, que foi assinado por entidades públicas e privadas, busca envolver os principais agentes econômicos e sociais da Espanha na transição para um novo modelo econômico.

FCC Ámbito, uma empresa líder em serviços de economia circular

A FCC Ámbito é a filial da FCC Servicios Medio Ambiente, especializada no gerenciamento integrado de resíduos industriais e comerciais, recuperação de subprodutos e descontaminação do solo. Como um todo, possui um total de 39 centros de tratamento na Espanha e em Portugal, com mais de 67 linhas de processamento que garantem a funcionalidade das instalações.

A FCC Servicios Medio Ambiente é a empresa do Grupo FCC que fornece serviços municipais e gestão integrada de resíduos há 120 anos, atendendo mais de 60 milhões de pessoas em 5.200 municípios em todo o mundo. Em 2021, a empresa gerenciou 24 milhões de toneladas de resíduos e produziu quase quatro milhões de toneladas de matéria-prima secundária e combustível derivado de resíduos.

A empresa possui mais de 770 instalações operacionais de gerenciamento de resíduos, das quais cerca de 200 são complexos ambientais dedicados ao tratamento e à reciclagem de resíduos, incluindo 11 projetos de valorização energética de resíduos com uma capacidade de 3,2 milhões de toneladas por ano e 360 MW de eletricidade não-fóssil.

PERSEO Iberdrola Ventures: 15 anos inovando com start-ups

Desde sua criação em 2008, o PERSEO investiu 100 milhões de euros em start-ups que desenvolvem tecnologias e modelos de negócios inovadores, com foco naquelas que melhoram a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e descarbonização da economia.

O programa concentrou suas atividades na análise de oportunidades de negócios e colaboração tecnológica com start-ups e empresas emergentes em todo o mundo, analisando 300 empresas a cada ano e criando um ecossistema de quase 7.500 empresas empreendedoras. Este instrumento de investimento possui atualmente uma carteira de oito empresas.

Através do PERSEO, a Iberdrola realiza mais de 25 testes reais de tecnologias por ano, que servem como um primeiro passo para estabelecer uma relação comercial ou partnership com empresários. Além disso, nos últimos dois anos o grupo lançou um total de quatorze desafios nos quais participaram 700 start-ups.