PROGRAMA INTERNACIONAL DE 'START-UPS'

Mais de 10 anos inovando com 'start-ups'

O Programa internacional de 'start-ups' Iberdrola - PERSEO, para o qual foram alocados 70 milhões de euros, busca facilitar o acesso do grupo às tecnologias do futuro e fomentar a criação e o desenvolvimento de um ecossistema global e dinâmico de empresas tecnológicas e empreendedores no setor elétrico.

 Conheça as start-ups nas quais investimos
 

Através do PERSEO, a Iberdrola coloca à disposição das start-ups, especialmente na Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, tanto seu apoio de investimento e expertise quanto sua base de 30 milhões de pontos de fornecimento e seus mais de 52 GW de capacidade instalada. Dessa forma, contribui para o desenvolvimento e a dinamização de um tecido empresarial inovador no setor energético. O programa está focado em tecnologias e modelos de negócios que permitam melhorar a sustentabilidade do modelo energético com uma maior eletrificação e descarbonização da economia.

PRINCIPAIS NÚMEROS DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE 'START-UPS' DA IBERDROLA - PERSEO

Orçamento total: 70 milhões de euros

Mais de 65 milhões de euros
investidos em startups no mundo

+2.000 empresas emergentes
em nosso ecossistema (aumentando 250/ano)

+30 programas-piloto com novas empresas tecnológicas
em nosso ecossistema (aumentando 5/ano)

8 startups
em nossa carteira

 

Ver mais informações
 

Desde sua criação em 2008, o programa investiu cerca de 60 milhões de euros em start-ups do setor elétrico no mundo, incorporou mais de 2.000 empresas emergentes ao seu ecossistema, desenvolveu mais de 30 programas-piloto e 8 empresas emergentes passaram a fazer parte de sua carteira.

Entre seus objetivos estão a identificação precoce das principais tendências do setor, a garantia de acesso da empresa às tecnologias energéticas do futuro e o fomento ao empreendimento e ao desenvolvimento de uma rede de empresas inovadoras.

Além disso, o programa oferece uma série de benefícios, tais como: fazer parte do ecossistema da Iberdrola (oportunidade única de acessar uma grande quantidade de informações do mercado e as principais tecnologias); programas-piloto para testar tecnologias em um ambiente real e, ao mesmo tempo, acessar grandes volumes de dados; e, por fim, receber investimentos de 500.000 a 3 milhões de euros — primeira rodada — e a possibilidade de conversão com empresas e fundos de capital de risco.

Além da contribuição financeira, o apoio do PERSEO a essas empresas tem sido fundamental para a definição de seu produto e negócio ao oferecer conhecimento e dar acesso ao mercado da Iberdrola. Por outro lado, o trabalho desenvolvido com as startups serviu de antena tecnológica para nossa empresa descobrir para qual direção o setor elétrico está caminhando.

As principais linhas de atuação do programa são:

  • Soluções inteligentes para clientes residenciais, comerciais e industriais.
  • Soluções para a rede elétrica.
  • Conjunto de recursos de energia distribuída.
  • Tecnologias de integração renováveis.
  • Tecnologias avançadas para operações e manutenção.
  • Soluções de mobilidade elétrica.

Ocultar informações
 

OBJETIVOS

Identificação antecipada das principais tendências
de futuro da empresa

Acesso a tecnologias e modelos de negócio inovadores

Fomento à cultura da inovação e do empreendedorismo

O QUE OFERECEMOS?

Acesso ao ecossistema da Iberdrola

  • Acesso ao conhecimento do mercado e tecnologias-chave
  • Um ponto de contato único

Programas-piloto

  • Acesso a grandes volumes de dados
  • Testes de tecnologias em um ambiente real

Investimento

  • Entre 500.000 e 3 milhões de euros (primeiras rodadas)
  • Coinvestimento com empresas e fundos de capital de risco

PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERESSE

PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERESSE

Soluções inteligentes para clientes residenciais, comerciais e industriais

  • Dispositivos para edifícios/residências inteligentes
  • Plataformas de gestão energética
  • Ferramentas para a fidelização dos clientes
  • Calor elétrico

Soluções para a rede elétrica do futuro

  • Microrredes
  • Sistemas de corrente contínua em alta tensão (CCAT)
  • Tecnologias para redes inteligentes
  • Automatização avançada
  • Tecnologias para resiliência da rede
  • Confiabilidade e eficiência

Gestão de recursos energéticos distribuídos

  • Tecnologias para o controle de baterias
  • Solar
  • Calor elétrico

Tecnologias para integração de energias renováveis

  • Plataformas de flexibilidade
  • Armazenamento de energia

Tecnologias avançadas para operação e manutenção

  • Plataformas baseadas em dados
  • Drones
  • Sensores
  • Robôs
  • Diagnóstico
  • Supervisão online
  • Realidade Aumentada

Soluções de mobilidade elétrica

  • Infraestrutura para recargas
  • Plataforma de mobilidade

 

 VER INFOGRÁFICO RESUMO: Programa internacional de Startups Iberdrola - PERSEO [PDF]

 Relatório de Inovação 2016 - 2018: Programa internacional de Startups Iberdrola - PERSEO(*) Nota [PDF]

CONCURSOS PARA 'START-UPS'

Com o PERSEO, o grupo Iberdrola promove diferentes Start-up Challenges com o objetivo de encontrar soluções inovadoras que permitam melhorar seu funcionamento e minimizar o impacto ambiental.
 

Os Start-up Challenges lançados pela Iberdrola são:

Monitoramento de aerogeradores.

Monitoramento de aerogeradores

Com este desafio, queríamos melhorar os sistemas de monitoramento em parques eólicos, principalmente nos mais antigos.
Proteção da avifauna.

Proteção da avifauna em redes elétricas

A Iberdrola procurava soluções inovadoras que melhorassem a coexistência entre redes aéreas e a fauna e flora circundantes.
Proteção de mamíferos marinhos.

Proteção de mamíferos marinhos

Com este desafio, a companhia pretendia encontrar tecnologias que minimizassem o impacto da instalação de parques eólicos offshore nos mamíferos da área.
Detecção de iluminação pública e cabeamento.

Detecção de iluminação pública e cabeamento

O objetivo deste concurso era encontrar soluções para detectar e validar de forma autônoma os pontos de iluminação pública e cabeamento não registrados.
Soluções de carga elétrica colaborativa.

Soluções de carga elétrica colaborativa

Este desafio estava à procura de soluções para usuários de veículos elétricos interessados em compartilhar um ponto de carga ou fazer uso de pontos de terceiros.
Limpeza de painéis fotovoltaicos.

Limpeza de painéis fotovoltaicos

A Iberdrola procurava soluções waterless, sustentáveis e de baixo custo para melhorar os processos de limpeza de painéis em projetos fotovoltaicos em grande escala.
Resiliência contra desastres naturais.

Resiliência contra desastres naturais

O objetivo do concurso era encontrar propostas para reduzir ao mínimo o impacto na infraestrutura no caso de catástrofes naturais. Conheça a Skyqraft, a empresa que venceu o desafio.

ENERGIA POSITIVA+: INOVAÇÃO CONTRA COVID-19

A Iberdrola participou, juntamente com outras companhias do setor energético, da iniciativa Energia Positiva+, para atenuar o impacto econômico e social do coronavírus através da inovação. A chamada, pensada para start-ups e scale-ups, recebeu, em tão só 13 dias, 396 propostas — das quais 14 foram selecionadas — relacionadas com a sustentabilidade ambiental, mobilidade, impacto social, digitalização, telecomunicação e indústria 4.0, sempre desde a perspectiva da energia.

EM QUE TIPO DE 'START-UPS' INVESTIMOS?

Iberdrola investe na Wallbox, empresa dedicada ao carregamento de veículos elétricos.#RRSSIberdrola investe na Wallbox, empresa dedicada ao carregamento de veículos elétricos.

Através do programa PERSEO, a Iberdrola investiu na Wallbox, uma empresa de recarga de veículos elétricos inteligentes com sede em Barcelona. Dessa forma, o grupo reforça sua aposta na mobilidade sustentável, dado que é um dos setores essenciais para a recuperação econômica após a COVID-19 e um fator indispensável para alcançar uma economia com baixos teores de carbono. Além disso, através de seu apoio e compromisso com a Wallbox, a Iberdrola avança em sua estratégia de promover o transporte com "emissão zero" melhorando a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos.

A empresa também investe na start-up espanhola Balantia, que se dedica à eficiência energética, e na norte-americana Innowatts, que desenvolve soluções de Inteligência Artificial para o setor elétrico.
 

Voçê tem una ideia inovadora paran o setor energético.

SUCESSOS E RECONHECIMENTOS

Graças ao seu Programa internacional de start-ups, a Iberdrola foi selecionada pelo terceiro ano consecutivo como parte do Top 12 Corporate Startup Stars, que reconhece as 12 empresas europeias que mais ajudam as start-ups. Nesta iniciativa da Comissão Europeia chamada Startup Europe Partnership (SEP), as start-ups europeias escolhem as empresas mais ativas no tocante à inovação aberta. Especificamente, a Iberdrola recebeu o prêmio Corporate Startup Procurement 2019, tendo sido a única companhia de eletricidade selecionada e uma das três únicas empresas espanholas.

Diego Díaz (no centro), responsável de Perseo, recolhe o Prêmio da Comissão Europeia.#RRSSDiego Díaz (no centro), responsável de Perseo, recolhe o Prêmio da Comissão Europeia.

   

(*) Disponível na versão em espanhol.