PROGRAMA INTERNACIONAL DE 'START-UPS'

Mais de 10 anos inovando com 'start-ups'

O Programa internacional de 'start-ups' Iberdrola - PERSEO, para o qual foram alocados 70 milhões de euros, busca facilitar o acesso do grupo às tecnologias do futuro e fomentar a criação e o desenvolvimento de um ecossistema global e dinâmico de empresas tecnológicas e empreendedores no setor elétrico.

 Conheça as start-ups nas quais investimos
 

Através do PERSEO, a Iberdrola coloca à disposição das start-ups, especialmente na Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, tanto seu apoio de investimento e expertise quanto sua base de 30 milhões de pontos de fornecimento e seus mais de 52 GW de capacidade instalada. Dessa forma, contribui para o desenvolvimento e a dinamização de um tecido empresarial inovador no setor energético. O programa está focado em tecnologias e modelos de negócios que permitam melhorar a sustentabilidade do modelo energético com uma maior eletrificação e descarbonização da economia.

PRINCIPAIS NÚMEROS DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE 'START-UPS' DA IBERDROLA - PERSEO

Orçamento total: 70 milhões de euros

Mais de 65 milhões de euros
investidos em startups no mundo

+2.000 empresas emergentes
em nosso ecossistema (aumentando 250/ano)

+30 programas-piloto com novas empresas tecnológicas
em nosso ecossistema (aumentando 5/ano)

8 startups
em nossa carteira

 

Ver mais informações
 

Desde sua criação em 2008, o programa investiu cerca de 60 milhões de euros em start-ups do setor elétrico no mundo, incorporou mais de 2.000 empresas emergentes ao seu ecossistema, desenvolveu mais de 30 programas-piloto e 8 empresas emergentes passaram a fazer parte de sua carteira.

Entre seus objetivos estão a identificação precoce das principais tendências do setor, a garantia de acesso da empresa às tecnologias energéticas do futuro e o fomento ao empreendimento e ao desenvolvimento de uma rede de empresas inovadoras.

Além disso, o programa oferece uma série de benefícios, tais como: fazer parte do ecossistema da Iberdrola (oportunidade única de acessar uma grande quantidade de informações do mercado e as principais tecnologias); programas-piloto para testar tecnologias em um ambiente real e, ao mesmo tempo, acessar grandes volumes de dados; e, por fim, receber investimentos de 500.000 a 3 milhões de euros — primeira rodada — e a possibilidade de conversão com empresas e fundos de capital de risco.

Além da contribuição financeira, o apoio do PERSEO a essas empresas tem sido fundamental para a definição de seu produto e negócio ao oferecer conhecimento e dar acesso ao mercado da Iberdrola. Por outro lado, o trabalho desenvolvido com as startups serviu de antena tecnológica para nossa empresa descobrir para qual direção o setor elétrico está caminhando.

As principais linhas de atuação do programa são:

  • Soluções inteligentes para clientes residenciais, comerciais e industriais.
  • Soluções para a rede elétrica.
  • Conjunto de recursos de energia distribuída.
  • Tecnologias de integração renováveis.
  • Tecnologias avançadas para operações e manutenção.
  • Soluções de mobilidade elétrica.

Ocultar informações
 

OBJETIVOS

Identificação antecipada das principais tendências
de futuro da empresa

Acesso a tecnologias e modelos de negócio inovadores

Fomento à cultura da inovação e do empreendedorismo

O QUE OFERECEMOS?

Acesso ao ecossistema da Iberdrola

  • Acesso ao conhecimento do mercado e tecnologias-chave
  • Um ponto de contato único

Programas-piloto

  • Acesso a grandes volumes de dados
  • Testes de tecnologias em um ambiente real

Investimento

  • Entre 500.000 e 3 milhões de euros (primeiras rodadas)
  • Coinvestimento com empresas e fundos de capital de risco

PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERESSE

PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERESSE

Soluções inteligentes para clientes residenciais, comerciais e industriais

  • Dispositivos para edifícios/residências inteligentes
  • Plataformas de gestão energética
  • Ferramentas para a fidelização dos clientes
  • Calor elétrico

Soluções para a rede elétrica do futuro

  • Microrredes
  • Sistemas de corrente contínua em alta tensão (CCAT)
  • Tecnologias para redes inteligentes
  • Automatização avançada
  • Tecnologias para resiliência da rede
  • Confiabilidade e eficiência

Gestão de recursos energéticos distribuídos

  • Tecnologias para o controle de baterias
  • Solar
  • Calor elétrico

Tecnologias para integração de energias renováveis

  • Plataformas de flexibilidade
  • Armazenamento de energia

Tecnologias avançadas para operação e manutenção

  • Plataformas baseadas em dados
  • Drones
  • Sensores
  • Robôs
  • Diagnóstico
  • Supervisão online
  • Realidade Aumentada

Soluções de mobilidade elétrica

  • Infraestrutura para recargas
  • Plataforma de mobilidade

 

 VER INFOGRÁFICO RESUMO: Programa internacional de Startups Iberdrola - PERSEO [PDF]

 Relatório de Inovação 2016 - 2018: Programa internacional de Startups Iberdrola - PERSEO(*) Nota [PDF]

CONCURSOS PARA 'START-UPS'

Com o PERSEO, o grupo Iberdrola promove diferentes Start-up Challenges com o objetivo de encontrar soluções inovadoras que permitam melhorar seu funcionamento e minimizar o impacto ambiental. O mais recente é Proteção da avifauna em redes elétricas, uma chamada internacional para procurar soluções inovadoras que permitam a coexistência entre redes aéreas e a fauna e flora circundantes.
 

Proteção da avifauna
em redes elétricas


Outros Start-up Challenges lançados pela Iberdrola são:

Proteção de mamíferos marinhos.

Proteção de mamíferos marinhos

Com este desafio, a companhia pretendia encontrar tecnologias que minimizassem o impacto da instalação de parques eólicos offshore nos mamíferos da área.
Detecção de iluminação pública e cabeamento.

Detecção de iluminação pública e cabeamento

O objetivo deste concurso era encontrar soluções para detectar e validar de forma autônoma os pontos de iluminação pública e cabeamento não registrados.
Soluções de carga elétrica colaborativa.

Soluções de carga elétrica colaborativa

Este desafio estava à procura de soluções para usuários de veículos elétricos interessados em compartilhar um ponto de carga ou fazer uso de pontos de terceiros.
Limpeza de painéis fotovoltaicos.

Limpeza de painéis fotovoltaicos

A Iberdrola procurava soluções waterless, sustentáveis e de baixo custo para melhorar os processos de limpeza de painéis em projetos fotovoltaicos em grande escala.
Resiliência contra desastres naturais.

Resiliência contra desastres naturais

O objetivo do concurso era encontrar propostas para reduzir ao mínimo o impacto na infraestrutura no caso de catástrofes naturais. Conheça a Skyqraft, a empresa que venceu o desafio.

ENERGIA POSITIVA+: INOVAÇÃO CONTRA COVID-19

A Iberdrola participou, juntamente com outras companhias do setor energético, da iniciativa Energia Positiva+, para atenuar o impacto econômico e social do coronavírus através da inovação. A chamada, pensada para start-ups e scale-ups, recebeu, em tão só 13 dias, 396 propostas — das quais 14 foram selecionadas — relacionadas com a sustentabilidade ambiental, mobilidade, impacto social, digitalização, telecomunicação e indústria 4.0, sempre desde a perspectiva da energia.

EM QUE TIPO DE 'START-UPS' INVESTIMOS?

Iberdrola investe na Wallbox, empresa dedicada ao carregamento de veículos elétricos.#RRSSIberdrola investe na Wallbox, empresa dedicada ao carregamento de veículos elétricos.

Através do programa PERSEO, a Iberdrola investiu na Wallbox, uma empresa de recarga de veículos elétricos inteligentes com sede em Barcelona. Dessa forma, o grupo reforça sua aposta na mobilidade sustentável, dado que é um dos setores essenciais para a recuperação econômica após a COVID-19 e um fator indispensável para alcançar uma economia com baixos teores de carbono. Além disso, através de seu apoio e compromisso com a Wallbox, a Iberdrola avança em sua estratégia de promover o transporte com "emissão zero" melhorando a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos.

A empresa também investe na start-up espanhola Balantia, que se dedica à eficiência energética, e na norte-americana Innowatts, que desenvolve soluções de Inteligência Artificial para o setor elétrico.
 

Voçê tem una ideia inovadora paran o setor energético.

SUCESSOS E RECONHECIMENTOS

Graças ao seu Programa internacional de start-ups, a Iberdrola foi selecionada pelo terceiro ano consecutivo como parte do Top 12 Corporate Startup Stars, que reconhece as 12 empresas europeias que mais ajudam as start-ups. Nesta iniciativa da Comissão Europeia chamada Startup Europe Partnership (SEP), as start-ups europeias escolhem as empresas mais ativas no tocante à inovação aberta. Especificamente, a Iberdrola recebeu o prêmio Corporate Startup Procurement 2019, tendo sido a única companhia de eletricidade selecionada e uma das três únicas empresas espanholas.

Diego Díaz (no centro), responsável de Perseo, recolhe o Prêmio da Comissão Europeia.#RRSSDiego Díaz (no centro), responsável de Perseo, recolhe o Prêmio da Comissão Europeia.

   

(*) Disponível na versão em espanhol.