Notícia

03.02.2023

Juntamente com a SODECO, procuramos projectos de inovação para impulsionar a transição energética no norte de Espanha

  • A companhia de electricidade e a Sociedad para el Desarrollo de las Comarcas Mineras de Asturias (SODECO) selam uma aliança centrada na procura de projectos empresariais para a região de Langreo.

Iberdrola, uma empresa chave na promoção de uma transição energética justa que fomenta a industrialização e o emprego, e SODECO, Sociedade para o Desenvolvimento das Regiões Mineiras das Astúrias, assinaram uma aliança para promover um plano de relançamento verde na região. A empresa presidida por Ignacio Galán está a fazê-lo de mãos dadas com o programa de arranque da empresa de electricidade, Perseo, e a sua equipa de sustentabilidade. O objectivo imediato do acordo é identificar projectos empresariais baseados na região de Langreo, e para isso disponibilizarão os seus recursos através de um desafio. 

A missão é transformar a área num espaço de experimentação avançada que encoraje empresários e start-ups que valorizem a instalação na região com opções de financiamento para iniciativas empresariais locais. A transformação concebida pela Iberdrola para as Astúrias inclui instalações de energias renováveis com o desenvolvimento de novos parques eólicos para 130 megawatts (MW) de potência, projectos relacionados com a economia circular e mais investimento no campo da mobilidade sustentável, com a implantação de infra-estruturas de carregamento para veículos eléctricos. O objectivo é que a região se torne um íman para a indústria e o emprego. 

Com a actual iniciativa, a SODECO e a Iberdrola querem identificar novos projectos empresariais a estabelecer na região de Langreo, no Vale do Nalón (Astúrias), relacionados com o sector energético e a sustentabilidade - soluções de eficiência energética, autoconsumo, mobilidade sustentável, cidades inteligentes, geração fotovoltaica e economia circular - a fim de analisar as possibilidades de os promover e apoiar, acelerando assim a transição energética na região.

Para a selecção das propostas, será avaliado o impacto na descarbonização e electrificação da economia, a maturidade e escalabilidade do projecto, a viabilidade e sustentabilidade do plano de negócios, o impacto na região e a ligação com as iniciativas identificadas na Plataforma de Inovação.

A referida plataforma foi criada em Setembro de 2020, promovida pela Iberdrola juntamente com o Centro de Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Humano da Universidade Politécnica de Madrid (itdUPM) e o Centro Agirre Lehendakaria (ALC) da Universidade do País Basco, e foi concebida para promover e facilitar a colaboração entre cidadãos, administrações e empresas para apoiar uma transição justa nos territórios que estão a tratar dos processos de encerramento das centrais eléctricas a carvão da Iberdrola. Isto estimulará também uma transformação sistémica e sustentável do modelo socioeconómico destes territórios. 

La eléctrica, através desta plataforma, segue uma metodologia de trabalho baseada na escuta e na construção de uma carteira de experiências com o objectivo de identificar as oportunidades e capacidades existentes no território, ligando-as entre si, e catalisando a transformação do modelo sócio-produtivo da zona em direcção à sustentabilidade. 

A plataforma está a estudar iniciativas específicas e interligadas na zona do Vale de Nalón - formada pelos municípios de Caso, Langreo, Laviana, San Martín del Rey Aurelio e Sobrescobio - e a realizar sessões de trabalho para a ligação de iniciativas relacionadas ou moldadas por estas áreas de oportunidade: sistemas alimentares, energia, formação, saúde, reciclagem, regulamentação, financiamento e emprego verde.

A SODECO pretende contribuir para a diversificação da estrutura económica da região central mineira asturiana, apoiando a criação de empresas ou o reforço das já existentes, promovendo o empreendedorismo e a criação de emprego alternativo à exploração mineira na sua área de acção. A empresa é propriedade a 50% da empresa estatal de energia HUNOSA e do Governo do Principado das Astúrias.

Iberdrola e SODECO fornecerão aos projectos seleccionados o apoio necessário para desenvolver o projecto proposto, que pode incluir o acesso a financiamento, equipamento, dispositivos, infra-estruturas, sítios de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto. 

A força motriz por detrás do arranque energético

Este ano, a Iberdrola celebra 15 anos de inovação no sector energético através do seu programa de arranque PERSEO. Isto tem ajudado a utilidade a implementar soluções inovadoras para promover as energias renováveis, descarbonização e electrificação da economia, digitalização das redes, promoção do armazenamento eficiente e cuidados com o ambiente. 

O ecossistema do programa inclui mais de 7.500 startups, incluindo unicórnios - empresas avaliadas em mais de mil milhões de dólares - tais como o fabricante de soluções de carregamento de veículos eléctricos Wallbox e Stem, que oferece soluções inteligentes de armazenamento de baterias. 

Os projectos-piloto dão acesso a grandes volumes de dados e a recursos energéticos reais, testando as suas tecnologias num ambiente real, ao mesmo tempo que oferecem investimento às empresas em fase de arranque com maior potencial de crescimento. Estas duas fórmulas fornecem uma visão do mercado e acesso a tecnologias-chave em primeira mão.