Treinamento e desenvolvimento de talentos

Estamos comprometidos com um modelo de aprendizagem que combina experiência, relacionamentos e treinamento

Um fator-chave para o desempenho no trabalho, a adaptação às mudanças e ao desenvolvimento profissional.

formacion_wikinger

Treinamento da equipe de engenheiros do projeto Wikinger. Locução do vídeo (versão em espanhol) [PDF].


Na Iberdrola, temos um sólido modelo de treinamento disponível para os mais de 42.000 profissionais de quase 90 nacionalidades que fazem parte da empresa, 97% dos quais receberam treinamento. Esse compromisso firme resultou em mais de 3 milhões de horas de treinamento de funcionários em 2023, o que representa uma média de 73,5 horas por funcionário, de acordo com dados de nosso último Relatório Integrado, com um aumento de 25% nas horas de treinamento de liderança em relação ao ano anterior. 

 

Apostamos no treinamento 

A aposta no treinamento é fundamental na política de recursos humanos do grupo Iberdrola. É um elemento essencial para:

  • O crescimento profissional para o desempenho no trabalho.

  • Manter os empregados do grupo Iberdrola atualizados quanto às mudanças tecnológicas e organizacionais.

  • A adaptação dos novos empregados para a empresa.

  • Um melhor desenvolvimento profissional, o que promove seu crescimento profissional dentro da empresa.

Um modelo de aprendizagem 70/20/10

No Grupo Iberdrola, queremos que todos os funcionários se sintam motivados e apoiados para desenvolver conhecimentos, habilidades e comportamentos que permitam desempenhar adequadamente sua função atual ou um cargo futuro. Por esta razão, em 2016 criamos um novo Campus de inovação e treinamento corporativo em Madri, onde cerca de 13.000 pessoas recebem formação a cada ano.

Também zelamos pela disseminação do conhecimento existente na empresa, aprendizagem contínua e intercâmbio cultural, com o objetivo de aumentar a eficiência operacional por meio do uso adequado do capital intelectual, conforme descrito na Política de gestão do conhecimento.

No grupo Iberdrola, queremos que todos os empregados se sintam motivados e apoiados para desenvolver conhecimentos, habilidades e comportamentos que permitam desempenhar adequadamente sua função atual ou um cargo futuro. Por esta razão, em 2016 criamos um novo Campus de inovação e treinamento corporativo em Madri, onde cerca de 13.000 pessoas recebem formação a cada ano.

Além disso, em 2018, implantamos um portal único global de aprendizagem e desenvolvimento, o Learning Meeting Point (LMP). Ele dá aos nossos empregados a possibilidade de acessar diretamente todas as ferramentas virtuais de treinamento e desenvolvimento. Também promovemos a criação e unificação dos processos das pesquisas de clima organizacional de todas as empresas do grupo. Isso permite compartilhar resultados, traçar planos de ação e adotar as melhores práticas a nível global.

Durante o ano de 2021, foi definido o Roteiro para a cumprimento do Quadro Estratégico de Treinamento, com o principal objetivo de conectar a oferta de formação com a estratégia e fazê-lo de forma colaborativa com todas as companhias do grupo.

Desenvolvemos talentos com perspectiva global

Estamos comprometidos com o aprendizado contínuo de nossos empregados para que possam assumir os desafios do futuro, melhorar a eficiência e contribuir para a obtenção de resultados.

conhecimento crítico

Garantir a gestão do conhecimento crítico, para que ele seja transferido e divulgado entre os colaboradores

áreas estratégicas da empresa

Formar em habilidades orientadas para as áreas estratégicas da empresa, de acordo com os objetivos de negócio

oferta diversificada

Com uma oferta diversificada que se adapta ao perfil do empregado, em formato virtual e presencial

O Grupo Iberdrola trabalha nas seguintes áreas

Definição do Modelo de Desenvolvimento

Criação e implementação de um processo global de revisão de talentos

Gestão e implementação de programas de desenvolvimento

Gestão do treinamento e desenvolvimento dos

Com base no “modelo de desenvolvimento 70/20/10”,
que estabelece que o aprendizado deve vir de diversas fontes:

70%

Experiência do dia a dia

20%

Relações e orientação

10%

Educação e formação

'Mentoring' digital

O programa de 'Mentoring Digital' da Iberdrola foi concebido para os funcionários da companhia com o objetivo de contribuir para o processo de transformação digital da empresa, assim como para criar oportunidades de transmissão de conhecimento, experiências e incentivar um ambiente de trabalho colaborativo.

As possíveis áreas de trabalho entre mentor-mentee foram definidas em torno dos seguintes campos:  Ambiente de trabalho digital, Novas tecnologias, Gestão da Informação, Metodologias de Trabalho e Transformação organizacional e Cultura. 

Escola de liderança

A Escola de Liderança da Iberdrola oferece vários programas de desenvolvimento de executivos na Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, México e resto do mundo.

MBA in the Global Energy Industry

  • Pós-graduação oficial que combina as matérias próprias de um MBA com conteúdos específicos do setor energético.
  • Concebido e ministrado de forma compartilhada entre as Universidades de Comillas (Espanha) e Strathclyde (Escócia) e suas respectivas escolas de negócio.

Graduação na Universidade Pontifícia de Comillas (Madrid, Espanha). Vídeo em espanhol

Mais informações e programas da nossa Escola de Liderança flecha

O 'Energising Leadership Programme' completou 10 anos em 2018. Locução do vídeo (versão em espanhol) [PDF]

Compartilhando valores e conhecimientos

Nos últimos anos, a Iberdrola direcionou sua estratégia de formação para a transformação digital e para o estreitamento de laços com a comunidade educacional.

Através do desenvolvimento de ambientes virtuais, é possível melhorar a experiência dos funcionários e reduzir o período de aprendizagem. 

A Iberdrola criou a Comunidade Digital Iberdrola, onde compartilha com centros educacionais diversas instalações virtuais que aproximam os jovens do setor energético e do mundo do trabalho.