O QUE É 'LIFELONG LEARNING'?

'Lifelong learning', o valor da educação permanente

O contexto atual exige uma atualização contínua de nossas habilidades para não ficarmos fora do mercado de trabalho. O lifelong learning é a resposta, seja ao nível empresarial — cada vez mais empresas desenvolvem programas de treinamento — como individual — ter a atitude de aprender todos os dias —.

Até pouco tempo atrás, o que se estudava na universidade, ou em qualquer outro tipo de instituição, era o conhecimento que sustentava toda a vida profissional. Entre outras coisas, porque não havia tanta informação nem as coisas eram tão rápidas como agora e, portanto, a necessidade de atualização era relativa. Mas os tempos mudam... A informação se multiplica exponencialmente todos os dias e se renova antes que possamos perceber. Como dizia o escritor e futurista americano Alvin Tofler, "os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que não são capazes de aprender, desaprender e reaprender".

Talvez por esse motivo, muitos especialistas consideram que as etapas educativas não terminam na universidade. A partir desse momento, impõe-se um modelo que incentiva a continuar aprendendo para não perder a atração no mundo do trabalho. O lifelong learning é um novo paradigma educativo que, como seu próprio nome indica, consiste em aprender durante toda a vida ajustando os conhecimentos e habilidades às necessidades circunstanciais do mercado. Para muitas empresas, o treinamento permanente é uma opção garantida para não perder a competitividade. O segredo? Uma oferta de treinamento inesgotável tão genérica ou especializada como você queira, isto é, personalizável, e um aceso simples e econômico que requer apenas meios tecnológicos básicos.

BENEFÍCIOS DO 'LIFELONG LEARNING'

Do ponto de vista do trabalhador, a possibilidade de formação ao longo de toda sua carreira profissional proporciona:

 Uma maior habilitação e uma melhoria do desempenho. Também estimula a ser mais inovador e criativo.

 Mais opções de crescer profissionalmente e de forjar um perfil atraente para o mercado de trabalho.

 Uma maior facilidade para se adaptar às mudanças e para compreender melhor o mundo por vir.

 Um aumento de sua satisfação e sua motivação que repercute em um maior compromisso com a empresa.

Quanto à empresa, além de gerar um ambiente de trabalho mais enriquecedor, estabelecer uma cultura de lifelong learning implica:

 Um aumento da produtividade, uma vez que os profissionais que adquirem novas habilidades e capacidades executam seu trabalho melhor e mais rapidamente.

 Um aumento na competitividade, uma vez que a empresa que está em dia e que se antecipa tem melhores armas para competir no mercado.

 A especialização, através de um alto grau de personalização da aprendizagem, proporciona um valor diferencial que se traduz em rentabilidade.

 A geração de uma imagem inovadora face ao mercado facilita tanto a retenção como a captação de novos talentos.

Chaves para um bom elearning empresarial.#RRSSChaves para um bom 'e-learning' empresarial.

 VER INFOGRAFICO: Chaves para um bom 'e-learning' empresarial [PDF]

FORMAÇÃO CONTÍNUA E RECICLAGEM PROFISSIONAL

As possibilidades que oferece o lifelong learning em termos de treinamento são múltiplas graças à introdução de inovações educacionais pela Internet. No entanto, antes de optar por um tipo de treinamento ou outro, devemos pensar no objetivo que se pretende alcançar: atualização ou reciclagem. Se optar pelo primeiro, os MOOC (Massive Open Online Course) são uma boa escolha. O simples fato de se treinar através deles em plataformas de treinamento online e de trabalhar com ferramentas digitais que estão na ordem do dia já é uma excelente forma de se atualizar.

E o melhor é que não há conhecimento, por mais especializado que seja, que não possa ser encontrado em uma boa plataforma formativa tipo Coursera — com mais de 21 milhões de alunos — ou Udacity, entre outras. De fato, os cinco MOOC mais populares no Coursera em 2018 foram: Machine Learning, Learning how to learn, R Programming, The Data Scientist's Toolbox, Algorithms Part I. Esta lista é, sem dúvida, uma boa pista para os perfis mais jovens porque, segundo os especialistas, tudo o que tem a ver com o mundo digital (desenvolvimento de páginas web, desenvolvimento de apps, big data, etc.), constitui uma opção segura.
 

 Formação e desenvolvimento do talento(*) Nota

 'Networking', a melhor maneira de impulsionar a sua carreira(*) Nota

 Nanodegrees, os cursos 'online' que mudarão sua vida

 Intraempreendedores, o talento se desenvolve em casa

 

(*) Versão espanhola