PROGRAMA ÁRVORES

A Iberdrola promoveu o plantio de 768.000 árvores em 2020, que chegará a 20 milhões em 2030

#mudanças climáticas #sustentabilidade ambiental #natureza

O grupo promoveu o plantio de mais de 768.000 árvores em 2020 no âmbito de seu programa Árvores. A companhia se comprometeu a promover o plantio de 20 milhões de árvores ao longo desta década — com o objetivo inicial de chegar a 2,5 milhões até 2022 e 8 milhões até 2025 —, que irão capturar aproximadamente 6 milhões de toneladas de CO2 em 30 anos.

O plano faz parte do compromisso da Iberdrola com a promoção da biodiversidade e a preservação de ecossistemas saudáveis como elementos-chave para o crescimento sustentável. Portanto, nesse sentido, o grupo, referência internacional na luta contra as mudanças climáticas e líder mundial em energias renováveis, tem como objetivo alcançar a perda líquida zero de biodiversidade até 2030 apostando, sempre que for possível, em um impacto líquido positivo nos novos desenvolvimentos de infraestruturas.

Em termos de reflorestamento, o programa Árvores contribui de forma decisiva para mitigar e compensar os habitats onde estão sendo construídas novas infraestruturas, promove iniciativas voluntárias para reverter o desmatamento e fomenta a pesquisa e a conscientização em colaboração com os Stakeholders. Nos últimos 10 anos a companhia realizou ações de mitigação, compensação e voluntariado que serviram para cultivar 4,12 milhões de árvores no mundo.

Em 2020, algumas dessas ações foram:

Espanha.

Espanha

A Iberdrola plantou 3.600 mudas de árvores e arbustos nos arredores do estacionamento adjacente ao Campus Iberdrola em Madri, assim como impulsionou o plantio de 17.000 árvores em Chinchilla (Albacete) e promoveu diversas iniciativas de voluntariado que permitiram plantar mais de 5.000 árvores.
Reino Unido.

Reino Unido

A filial britânica do grupo, ScottishPower, promoveu em 2020 a plantação de cerca de 320.000 árvores no âmbito de seu plano de gestão e monitoramento de habitats de 25 parques eólicos. Estas se somam às cerca de 1,2 milhão de árvores plantadas até 2019 em uma superfície conjunta de 9.049 hectares. Além disso, implementaram-se iniciativas de voluntariado que permitiram plantar 200 árvores.
Estados Unidos.

Estados Unidos

A filial da Iberdrola nos Estados Unidos, AVANGRID¹, contribuiu para a criação e estabelecimento de novas áreas úmidas, incluindo o plantio de 969 árvores para mitigar os impactos dessas zonas associados aos projetos de gás de sua distribuidora RG&E.
Brasil.

Brasil

Sua subsidiária brasileira, Neoenergia², realizou mais de 255.000 plantios visando especialmente a criação de áreas de Preservação Permanente no entorno das usinas hidrelétricas. Além disso, reflorestou mais de 75 hectares em áreas degradadas com 95.000 árvores e outras plantas nativas da região.
Mexico.

México

Destaca-se o plantio de 408 árvores no perímetro da usina de Altamira e a manutenção da plantação de Baja California. Além disso, a construção dos ciclos combinados de Topolobampo representou a recuperação de 35,7 hectares com o cultivo de cerca de 26.000 plantas. Também foram implementadas iniciativas de voluntariado que permitiram plantar 121 árvores.
Portugal.

Portugal

A Iberdrola plantou mais de 45.000 árvores em diversas ações de conservação com o objetivo de melhorar a disponibilidade trófica em áreas florestais e a conectividade entre florestas de ribeira e outras formações florestais, assim como para promover a conservação de espécies vegetais nativas.

O QUE É O PROGRAMA ÁRVORES?

Programa de Árvores da Iberdrola.#RRSSPrograma de Árvores da Iberdrola.

 VER INFOGRÁFICO: Programa de Árvores da Iberdrola [PDF]

ÁREAS DO PROGRAMA ÁRVORES

O programa Árvores contempla três grandes linhas de atuação:

 Área 1: Conservação do patrimônio natural

Seu objetivo é mitigar e compensar os habitats afetados pela ocupação das novas infraestruturas.

  • Atualmente, a companhia já identificou atuações para plantar cerca de 4,8 milhões de árvores entre 2020 e 2030. Em 2020 foram plantadas mais de 745.000 árvores em seis países.
  • Além disso, identificará atuações adicionais em relação aos novos investimentos.

 Área 2: Regeneração e criação de valor natural

Visa reverter a perda de cobertura florestal mediante projetos e promoção de iniciativas de plantio de árvores tanto em terrenos da Iberdrola quanto não pertencentes à companhia. Essa área abrange:

  • Projetos promovidos pelas fundações do grupo, como o plano Floresta Defesa da Fundación Iberdrola España, que inclui o plantio de mais de 80.000 árvores nos campos de tiro e manobras do exército espanhol. Em 2020 foram plantadas 17.000 mudas de azinheiras e pinheiros em 20 hectares do Campo de Tiro na localidade de Chinchilla.
  • Desenvolvimento de projetos de plantio em terras da Iberdrola.
  • Colaborações em projetos de reflorestamento com outras entidades e Stakeholders.

 Área 3: Valor social: pesquisa e conscientização

Visa promover o conhecimento compartilhado, incentivando projetos de pesquisa com seus diferentes Stakeholders e desenvolvendo iniciativas de conscientização.

  • Continuação do Programa Internacional de Voluntariado Corporativo da Iberdrola através do qual foram plantadas e semeadas 5.300 árvores em 2020.
  • Implementação de projetos de pesquisa em colaboração com Stakeholders.
  • Desenvolvimento de iniciativas de conscientização. A companhia explorará outras ações com ONGs, clientes, etc.
  • A Iberdrola colabora com a iniciativa "Re-Planta Madrid".

O programa possui um plano de monitoramento para o registro e acompanhamento de todas as ações.

ALINHADO COM AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS

 ODS 15: Vida dos ecossistemas terrestres

O programa Árvores da Iberdrola está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e da Agenda 2030, especificamente com o ODS 15, que inclui entre suas metas promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de floresta, extinguir de vez o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente até 2020.

 Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030

Da mesma forma, o plano faz parte da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030, que propõe plantar 3 bilhões de novas árvores até esse ano, respeitando plenamente os princípios ecológicos.

 Década da ONU sobre a Restauração dos Ecossistemas

Também coincide com a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas (2021-2030), que enfatiza a necessidade de restaurar as florestas, solos e áreas úmidas e criar espaços verdes nas cidades para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e cumprir os objetivos de redução de emissões estipulados para 2030.

1A Iberdrola, S. A. tem uma participação de 81,5 % na Avangrid, Inc.

2A Iberdrola, S. A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neonergia, S. A.