Programa Árvores

A Iberdrola alcançará 5 milhões de árvores até o final de 2024, aumentando para 20 milhões até 2030.

Natureza Ação climática Biodiversidade

O grupo promoveu o plantio de 3,4 milhões de árvores em sete países entre 2020 e 2023 como parte de seu programa Árvores. A companhia se comprometeu a promover o plantio de 20 milhões de árvores ao longo desta década — com o objetivo inicial de chegar a 2,5 milhões até 2022 e 8 milhões até 2025 —, que irão capturar aproximadamente 6 milhões de toneladas de CO2 em 30 anos.

Click para ver video

O programa Árvores planeja plantar 8 milhões de árvores até 2025 e 20 até 2030. Transcrição do vídeo (Versão em espanhol) [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

O plano faz parte do compromisso da Iberdrola com a promoção da biodiversidade e a preservação de ecossistemas saudáveis como elementos-chave para o crescimento sustentável. Portanto, nesse sentido, o grupo, referência internacional na luta contra as mudanças climáticas e líder mundial em energias renováveis, tem como objetivo ter um impacto líquido positivo sobre a biodiversidade até 2030.

Em termos de reflorestamento, o programa Árvores contribui de forma decisiva para mitigar e compensar os habitats onde estão sendo construídas novas infraestruturas, promove iniciativas voluntárias para reverter o desmatamento e fomenta a pesquisa e a conscientização em colaboração com os Stakeholders

Algumas das ações para o período de 2020-2023 foram:

A Iberdrola plantou 3.600 mudas de árvores e arbustos nos arredores do estacionamento adjacente ao Campus Iberdrola em Madri, assim como impulsionou o plantio de 17.000 árvores em Chinchilla (Albacete) e promoveu diversas iniciativas de voluntariado que permitiram plantar mais de 7.690 árvores.

Espanha

Promovemos o plantio de mais de 932.000 árvores em mais de 900 hectares. Destacam-se os projetos Carbon2Nature, que totalizam mais de 770.000 árvores, e os do Bosque Defensa da Fundação Iberdrola, com mais de 100.000 exemplares. 

A filial britânica do grupo, ScottishPower, promoveu em 2020 a plantação de cerca de 640.000 árvores em 2020 e 2021 no âmbito de seu plano de gestão e monitoramento de habitats de parques eólicos. Estas se somam às cerca de 1,2 milhão de árvores plantadas até 2019 em uma superfície conjunta de 9.049 hectares. Além disso, implementaram-se iniciativas de voluntariado que permitiram plantar 420 árvores.

Reino Unido

A subsidiária britânica do grupo, a ScottishPower, plantou mais de 880.000 árvores em parques eólicos como Kilgallioch, Hare Hill Extension e Glen App, entre outros. Mais de 400 árvores foram plantadas como resultado de ações de Voluntariado Corporativo.

A filial da Iberdrola nos Estados Unidos, AVANGRID¹, contribuiu para a criação e estabelecimento de novas áreas úmidas, incluindo o plantio de 969 árvores para mitigar os impactos dessas zonas associados aos projetos de gás de sua distribuidora RG&E.

Estados Unidos

A filial da Iberdrola nos Estados Unidos, AVANGRID¹, contribuiu para a criação e estabelecimento de novas áreas úmidas, incluindo o plantio de 969 árvores para mitigar os impactos associados aos projetos de gás da RG&E.

Sua subsidiária brasileira, Neoenergia², realizou mais de 540.000 plantios visando especialmente a criação de áreas de Preservação Permanente no entorno das usinas hidrelétricas. Além disso, reflorestou mais de 75 hectares em áreas degradadas com 95.000 árvores e outras plantas nativas da região.

Brasil

A Neoenergia promoveu ações de conservação e regeneração em Áreas de Preservação Permanente no entorno das instalações. Elas cobrem mais de 8.975 hectares e incluem tarefas de monitoramento e conservação em mais de 18.400 hectares. 

Destaca-se o plantio de mais de 40.000 árvores nos perímetros das usinas Topolobampo III e Baja California, que já permitiu a recuperação de mais de 70 hectares no total. Além disso, iniciativas voluntárias possibilitaram o plantio de 3.000 árvores.

México

Mais de 70.000 árvores serão plantadas. Elas serão plantadas nas fábricas de Topolobampo II, Baja California e Escobedo, onde quase 53.000 árvores foram plantadas. Iniciativas de voluntários levaram ao plantio de 15.000 árvores. 

A Iberdrola plantou mais de 245.000 árvores em diversas ações de conservação com o objetivo de melhorar a disponibilidade trófica em áreas florestais e a conectividade entre florestas de ribeira e outras formações florestais, assim como para promover a conservação de espécies vegetais nativas.

Portugal

Plantamos 377.000 árvores como medida de compensação com benefícios de criação de habitat prioritário, plantio de espécies nativas e sobreiros, recuperação de vegetação ribeirinha, melhoria dos cursos dos rios e revegetação de encostas.

A Iberdrola plantou mais de 65.000 árvores em seu projeto de promoção de ecossistemas próximos aos parques eólicos Pyrgari e Mikronoros.

Grecia

A Iberdrola plantou quase 75.000 árvores em seu projeto para promover os ecossistemas próximos aos parques eólicos de Pyrgari, Mikronoros e Sarakatsanaiika.

O qué é o Programa Árvores?

Programa Árvores

Ícone Objetivo

Ilustração

Promover o plantio de 20 milhões de árvores até 2030

Ilustração

Capturarão ~ 6 milhões t CO₂ em 30 anos*, equivalente ao emitido por 6.000.000 de carros a diesel por 5.800 km

Ícone Escopo temporal

2022 Ilustração

2,5 milhões

Ilustração

3.125 campos de futebol**

2025 Ilustração

8 milhões

Ilustração

10.000 campos de futebol**

2030 Ilustração

20 milhões do árvores

Ilustração

25.000 campos de futebol**

  • 1 Ícone = 200.000 árvores
  • 1 Ícone = 625 campos de futebol

Ícone Áreas do programa

+ + + Ilustração Ilustração Ilustração Ilustração
Fechar
Conservação do patrimônio natural

Mitigar e compensar os habitats afetados pela ocupação das novas infraestruturas

Fechar
Valor social: pesquisa e conscientização

Impulso ao conhecimento compartilhado através do incentivo a projetos de pesquisa com Stakeholders ou desenvolvimento de iniciativas de conscientização

Fechar
Regeneração e criação de valor natural

Reverter a perda de cobertura florestal mediante projetos e promoção de iniciativas de plantio de árvores tanto em terrenos da Iberdrola quanto não pertencentes à companhia

Ícone Alinhado com as principais estratégias internacionais

*Estimativa considerando 0,6 t CO₂ /pé em 30 anos

**Plantações 1100 pés/ha. Campo de futebol: 105 x 68 m

Áreas do Programa Árvores

O programa Árvores contempla três grandes linhas de atuação:

 Área 1: Conservação do patrimônio natural

Seu objetivo é mitigar e compensar os habitats afetados pela ocupação das novas infraestruturas.

  • Atualmente, a companhia já identificou atuações para plantar cerca de 4,8 milhões de árvores entre 2020 e 2030. Em 2020 e 2021, 2,4 milhão de árvores foram plantadas.
  • Além disso, identificará atuações adicionais em relação aos novos investimentos.

 Área 2: Regeneração e criação de valor natural

Visa reverter a perda de cobertura florestal mediante projetos e promoção de iniciativas de plantio de árvores tanto em terrenos da Iberdrola quanto não pertencentes à companhia. Essa área abrange:

  • Projetos promovidos pela Carbon2Nature que totalizam mais de 770.000 árvores. 
  • Projetos promovidos pelas fundações do grupo, como o plano Floresta Defesa Link externo, abra em uma nova aba. da Fundación Iberdrola España, que inclui o plantio de mais de 100.000 árvores nos campos de tiro e manobras do exército espanhol.
  • Em 2022, foi lançado o desafio Bosque busca cidade onde possa crescer, através do programa internacional de start-ups PERSEO e em colaboração com a Start-up Olé e com o apoio da Comissão Europeia. Um programa pioneiro para promover a recuperação de espaços naturais em áreas despovoadas de Espanha e Portugal através da conversão de terrenos queimados ou devolutos em florestas.
  • Desenvolvimento de projetos de plantio em terras da Iberdrola.
  • Colaborações em projetos de reflorestamento com outras entidades e Stakeholders.

 Área 3: Valor social: pesquisa e conscientização

Visa promover o conhecimento compartilhado, incentivando projetos de pesquisa com seus diferentes Stakeholders e desenvolvendo iniciativas de conscientização.

  • Continuação do Programa Internacional de Voluntariado Corporativo da Iberdrola através do qual foram plantadas e semeadas 70.000 árvores entre 2020 e 2023.
  • Implementação de projetos de pesquisa em colaboração com Stakeholders.
  • Desenvolvimento de iniciativas de conscientização. A companhia explorará outras ações com ONGs, clientes, etc.
  • A Iberdrola colabora com a iniciativa "Re-Planta Madrid" Link externo, abra em uma nova aba., para atuar pelos danos causados ​​pela Filomena.
  • A Iberdrola faz parte da Aliança Corporativa 1t.org do Fórum Econômico Mundial com o compromisso de plantar 20 milhões de árvores para recuperar, regenerar e valorizar os ecossistemas.

O programa possui um plano de monitoramento para o registro e acompanhamento de todas as ações.

Alinhado com as principais estratégias internacionais

 ODS 15: Vida dos ecossistemas terrestres

O programa Árvores da Iberdrola está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e da Agenda 2030, especificamente com o ODS 15, que inclui entre suas metas promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de floresta, extinguir de vez o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente.

 Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030

Da mesma forma, o plano faz parte da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 Link externo, abra em uma nova aba., que propõe plantar 3 bilhões de novas árvores até esse ano, respeitando plenamente os princípios ecológicos.

 Década da ONU sobre a Restauração dos Ecossistemas

Também coincide com a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas Link externo, abra em uma nova aba. (2021-2030), que enfatiza a necessidade de restaurar as florestas, solos e áreas úmidas e criar espaços verdes nas cidades para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e cumprir os objetivos de redução de emissões estipulados para 2030.

1A Iberdrola, S. A. tem uma participação de 81,5 % na Avangrid, Inc.

2A Iberdrola, S. A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neonergia, S. A.