PROGRAMA ÁRVORES

Promovemos o plantio de 20 milhões de árvores até 2030, que ocuparão uma área equivalente a 25 mil campos de futebol

#mudanças climáticas #sustentabilidade ambiental #natureza

A Iberdrola está lançando o programa Árvores para promover o plantio de 20 milhões de exemplares durante esta década, em consonância com as principais estratégias e compromissos internacionais no âmbito da biodiversidade. O plano estabelece como primeiro objetivo atingir a cifra de 2,5 milhões de árvores plantadas até 2022 e 8 milhões até 2025. No total, elas absorverão aproximadamente 6 milhões de toneladas de CO2 em 30 anos.

ÁREAS DO PROGRAMA ÁRVORES

O programa Árvores contempla três grandes linhas de atuação:

 Área 1: Conservação do patrimônio natural

Seu objetivo é mitigar e compensar os habitats afetados pela ocupação das novas infraestruturas.

  • Atualmente, a companhia já identificou atuações para plantar cerca de 4,8 milhões de árvores entre 2020 e 2030.
  • Além disso, identificará atuações adicionais em relação aos novos investimentos.

 Área 2: Regeneração e criação de valor natural

Visa reverter a perda de cobertura florestal mediante projetos e promoção de iniciativas de plantio de árvores tanto em terrenos da Iberdrola quanto não pertencentes à companhia. Essa área abrange:

  • Projetos promovidos pelas fundações do grupo, como o plano Floresta Defesa da Fundación Iberdrola España, que inclui o plantio de mais de 80.000 árvores nos campos de tiro e manobras do exército espanhol.
  • Desenvolvimento de projetos de plantio em terras da Iberdrola.
  • Colaborações em projetos de reflorestamento com outras entidades e Stakeholders.

 Área 3: Valor social: pesquisa e conscientização

Visa promover o conhecimento compartilhado, incentivando projetos de pesquisa com seus diferentes Stakeholders e desenvolvendo iniciativas de conscientização.

  • Continuidade do Programa Internacional de Voluntariado Corporativo da Iberdrola, através do qual foram plantadas mais de 2.500 árvores nos últimos dois anos.
  • Implementação de projetos de pesquisa em colaboração com Stakeholders.
  • Desenvolvimento de iniciativas de conscientização. A companhia explorará outras ações com ONGs, clientes, etc.

O programa inclui um plano de monitoramento para o relatório e acompanhamento de todas essas ações.

Programa de Árvores da Iberdrola.#RRSSPrograma de Árvores da Iberdrola.

 VER INFOGRÁFICO: Programa Árvores da Iberdrola [PDF]

ALINHADO COM AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS

 ODS 15: Vida dos ecossistemas terrestres

O programa Árvores da Iberdrola está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e da Agenda 2030, especificamente com o ODS 15, que inclui entre suas metas promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de floresta, extinguir de vez o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente até 2020.

 Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030

Da mesma forma, o plano faz parte da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030, que propõe plantar 3 bilhões de novas árvores até esse ano, respeitando plenamente os princípios ecológicos.

 Década da ONU sobre a Restauração dos Ecossistemas

Também coincide com a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas (2021-2030), que enfatiza a necessidade de restaurar as florestas, solos e áreas úmidas e criar espaços verdes nas cidades para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e cumprir os objetivos de redução de emissões estipulados para 2030.

IBERDROLA COM O REFLORESTAMENTO

A iniciativa faz parte do compromisso da companhia com a promoção da biodiversidade e a preservação de ecossistemas saudáveis como elementos-chave para o crescimento sustentável. Nesse sentido, o grupo Iberdrola, referência internacional na luta contra as mudanças climáticas e líder mundial em energias renováveis, fixou como objetivo alcançar uma perda líquida nula em biodiversidade até 2030. E, para atingir esse objetivo, colocou em andamento mais de 1.450 ações de proteção da biodiversidade entre 2018 y 2019 (de acordo com o Relatório de Biodiversidade 2018-2019 [PDF]).

Em termos de restauração e compensação de habitats e espécies, destacam-se as seguintes atuações:

Espanha.

Espanha

A Iberdrola reflorestou 438 hectares em terrenos de sua propriedade, além de ter plantado 7.430 exemplares de árvores e mato em outras 17 áreas como compensação por seus projetos de infraestruturas. Da mesma forma, no âmbito do programa Floresta Defesa, reflorestou 49,5 hectares entre 2018 e 2019.
Reino Unido.

Reino Unido

Só no período 2018-2019, a filial do grupo no Reino Unido, ScottishPower, plantou mais de 400.000 árvores nas localizações dos parques eólicos, cifra que chegará a mais de um milhão de árvores e milhares de sebes, arbustos e plantas de áreas úmidas.
Estados Unidos.

Estados Unidos

A filial da Iberdrola nos Estados Unidos, Avangrid¹, realizou ações de mitigação, conservação e restauração de campos, florestas, arbustos, ervas daninhas e áreas úmidas para reduzir o impacto e compensar os habitats afetados nas regiões onde desenvolve seus projetos eólicos e de redes.
Brasil.

Brasil

Sua filial brasileira, Neoenergia², realiza diversas atividades de recuperação em áreas degradadas, tais como o plantio de espécies de florestas nativas, criação de viveiros florestais e outras medidas de compensação ambiental.
Mexico.

México

A empresa conta com diferentes planos de reflorestamento nas usinas termelétricas para compensar o impacto ambiental e cumprir as disposições legais da autoridade ambiental mexicana.

1A Iberdrola, S. A. tem uma participação de 81,5 % na Avangrid, Inc.

2A Iberdrola, S. A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neonergia, S. A.