Programa Árvores
A Iberdrola promoveu o plantio de dois milhãos de árvores em 2020 e 2021, que chegará a 20 milhões em 2030
Natureza Ação climática Biodiversidade
O grupo promoveu o plantio de dois milhões de árvores em sete países em 2020 e 2021 no âmbito de seu programa Árvores. A companhia se comprometeu a promover o plantio de 20 milhões de árvores ao longo desta década — com o objetivo inicial de chegar a 2,5 milhões até 2022 e 8 milhões até 2025 —, que irão capturar aproximadamente 6 milhões de toneladas de CO2 em 30 anos.
O programa Árvores planeja plantar 2,5 milhões de árvores até 2022, 8 até 2025 e 20 até 2030. Transcrição do vídeo (Versão em espanhol) [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
O plano faz parte do compromisso da Iberdrola com a promoção da biodiversidade e a preservação de ecossistemas saudáveis como elementos-chave para o crescimento sustentável. Portanto, nesse sentido, o grupo, referência internacional na luta contra as mudanças climáticas e líder mundial em energias renováveis, tem como objetivo alcançar a perda líquida zero de biodiversidade até 2030 apostando, sempre que for possível, em um impacto líquido positivo nos novos desenvolvimentos de infraestruturas.
Em termos de reflorestamento, o programa Árvores contribui de forma decisiva para mitigar e compensar os habitats onde estão sendo construídas novas infraestruturas, promove iniciativas voluntárias para reverter o desmatamento e fomenta a pesquisa e a conscientização em colaboração com os Stakeholders. Nos últimos 10 anos a companhia realizou ações de mitigação, compensação e voluntariado que serviram para cultivar 4,12 milhões de árvores no mundo.
Em 2020 e 2021, algumas dessas ações foram:

Espanha
A Iberdrola plantou mais de 456.000 árvores. Destaca-se o reflorestamento no entorno das hidrelétricas Cortes–La Muela e Villarino. As iniciativas voluntárias que permitiram o plantio de mais de 6.800 árvores.

Reino Unido
A subsidiária britânica do grupo, ScottishPower, plantou mais de 626.000 árvores em torno de parques eólicos como Kilgallioch, Hare Hill Extension ou Glen App, entre outros. Das ações de Voluntariado Corporativo, foram plantadas 420 árvores.

Estados Unidos
A filial da Iberdrola nos Estados Unidos, AVANGRID¹, contribuiu para a criação e estabelecimento de novas áreas úmidas, incluindo o plantio de 969 árvores para mitigar os impactos associados aos projetos de gás da RG&E.

Brasil
Sua subsidiária brasileira, Neoenergia², promoveu o plantio de cerca de 550.000 árvores, das mais de 817.000 que foram plantadas no total. Especialmente no entorno de usinas hidrelétricas e no reflorestamento de suas distribuidoras, nas quais foram reflorestados 82 hectares com mais de 100.000 árvores de plantas nativas da região.

México
Destaca-se o plantio de mais de 52.000 árvores foram plantadas em torno dos perímetros da usina de Topolobampo III e Baja California, o que significou a recuperação de mais de 70 hectares no total. Iniciativas voluntárias levaram ao plantio de 3.000 árvores.

Portugal
A Iberdrola plantou mais de 247.000 árvores como medida para compensar o complexo Tâmega. Promoveram benefícios com a Criação de Habitat Prioritário, plantio de espécies nativas e sobreiros, recuperação da vegetação ribeirinha, melhoria dos cursos dos rios e revegetação de encostas.

Grecia
A Iberdrola plantou mais de 65.000 árvores em seu projeto de promoção de ecossistemas próximos aos parques eólicos Pyrgari e Mikronoros.
O qué é o Programa Árvores?

Link externo, abra em uma nova aba.
Áreas do Programa Árvores
O programa Árvores contempla três grandes linhas de atuação:
Área 1: Conservação do patrimônio natural
Seu objetivo é mitigar e compensar os habitats afetados pela ocupação das novas infraestruturas.
- Atualmente, a companhia já identificou atuações para plantar cerca de 4,8 milhões de árvores entre 2020 e 2030. Em 2020 e 2021, 1,55 milhão de árvores foram plantadas em sete países.
- Além disso, identificará atuações adicionais em relação aos novos investimentos.
Área 2: Regeneração e criação de valor natural
Visa reverter a perda de cobertura florestal mediante projetos e promoção de iniciativas de plantio de árvores tanto em terrenos da Iberdrola quanto não pertencentes à companhia. Essa área abrange:
- Projetos promovidos pelas fundações do grupo, como o plano Floresta Defesa
Link externo, abra em uma nova aba. da Fundación Iberdrola España, que inclui o plantio de mais de 80.000 árvores nos campos de tiro e manobras do exército espanhol. Em 2020 foram plantadas 17.000 mudas de azinheiras e pinheiros em 20 hectares do Campo de Tiro na localidade de Chinchilla.
- Em 2022, foi lançado o desafio Bosque busca cidade onde possa crescer, através do programa internacional de start-ups PERSEO e em colaboração com a Start-up Olé e com o apoio da Comissão Europeia. Um programa pioneiro para promover a recuperação de espaços naturais em áreas despovoadas de Espanha e Portugal através da conversão de terrenos queimados ou devolutos em florestas.
- Desenvolvimento de projetos de plantio em terras da Iberdrola.
- Colaborações em projetos de reflorestamento com outras entidades e Stakeholders.
Área 3: Valor social: pesquisa e conscientização
Visa promover o conhecimento compartilhado, incentivando projetos de pesquisa com seus diferentes Stakeholders e desenvolvendo iniciativas de conscientização.
- Continuação do Programa Internacional de Voluntariado Corporativo da Iberdrola através do qual foram plantadas e semeadas 10.000 árvores em 2020 e 2021.
- Implementação de projetos de pesquisa em colaboração com Stakeholders.
- Desenvolvimento de iniciativas de conscientização. A companhia explorará outras ações com ONGs, clientes, etc.
- A Iberdrola colabora com a iniciativa "Re-Planta Madrid"
Link externo, abra em uma nova aba., para atuar pelos danos causados pela Filomena.
- A Iberdrola faz parte da Aliança Corporativa 1t.org do Fórum Econômico Mundial com o compromisso de plantar 20 milhões de árvores para recuperar, regenerar e valorizar os ecossistemas.
O programa possui um plano de monitoramento para o registro e acompanhamento de todas as ações.
Alinhado com as principais estratégias internacionais
ODS 15: Vida dos ecossistemas terrestres
O programa Árvores da Iberdrola está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e da Agenda 2030, especificamente com o ODS 15, que inclui entre suas metas promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de floresta, extinguir de vez o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente.
Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030
Da mesma forma, o plano faz parte da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 Link externo, abra em uma nova aba., que propõe plantar 3 bilhões de novas árvores até esse ano, respeitando plenamente os princípios ecológicos.
Década da ONU sobre a Restauração dos Ecossistemas
Também coincide com a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas Link externo, abra em uma nova aba. (2021-2030), que enfatiza a necessidade de restaurar as florestas, solos e áreas úmidas e criar espaços verdes nas cidades para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e cumprir os objetivos de redução de emissões estipulados para 2030.
1A Iberdrola, S. A. tem uma participação de 81,5 % na Avangrid, Inc.
2A Iberdrola, S. A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neonergia, S. A.