21 de Março: Dia Internacional das Florestas
Cuidamos das nossas florestas para proteger o planeta
O Dia Internacional das Florestas é comemorado no dia 21 de março como uma iniciativa global para destacar a importância desses ecossistemas na luta contra as mudanças climáticas e para alertar sobre o perigo de sua degradação. Em acordo com esse objetivo, nós do grupo Iberdrola nos unimos pela conservação e restauração das florestas com diferentes programas para garantir sua sobrevivência.

As florestas são consideradas os pulmões do planeta. As árvores purificam o ar por reduzir o CO2 e ajudam a regular o clima. Elas são essenciais para manter a vida na Terra e desempenham um papel importante no combate às mudanças climáticas. Entretanto, a ameaça do desmatamento e da degradação põe em perigo a sobrevivência das reservas florestais em todo o mundo. Com o objetivo de aumentar a consciência de sua importância, se celebra no dia 21 de março o Dia Internacional das Florestas, uma data que nos leva a refletir sobre sua importância e a nos comprometer com sua preservação e cuidado.
Totalmente alinhados com este objetivo, nós do grupo Iberdrola integramos a conservação e a promoção da diversidade biológica dos ecossistemas em nossa estratégia, um compromisso que se materializa na Política de Biodiversidade e para o qual estabelecemos uma meta ambiciosa: alcançar a perda líquida de biodiversidade nula até 2030. Envolvidos com este dia mundial, reafirmamos nosso compromisso de garantir a preservação e a restauração das reservas florestais com diferentes iniciativas. Mas por que precisamos lembrar da importância desses ecossistemas todos os anos?
Por que se celebra o Dia Internacional das Florestas?
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que as florestas cubram um terço da Terra e são um dos grandes fornecedores da natureza de funções essenciais para a preservação do planeta e da vida:
Combatem as mudanças climáticas
As árvores armazenam carbono, o que ajuda a reduzir os impactos das mudanças climáticas. Estima-se que as florestas do mundo absorvem cerca de 7,6 bilhões de toneladas métricas de CO2, equivalente a cerca de 1,5 vezes as emissões anuais dos Estados Unidos. Elas também funcionam como um ar-condicionado natural, baixando a temperatura do ar em 2 a 8 graus.
Formam uma barreira contra os ruídos
As grandes reservas florestais amortecem as ondas sonoras dos ruídos das estradas, indústrias ou centros urbanos.
São uma fonte de água
As florestas fornecem água potável a mais de 33% das principais cidades do mundo.
Fornecem energia
As florestas proporcionam 40% do fornecimento de energia renovável do mundo.
São o lar de muitas espécies
Desempenham um papel fundamental na conservação da vida no planeta e são os ecossistemas terrestres com a maior biodiversidade, abrigando 80% das espécies vegetais e animais do mundo.
Preservam nossa sobrevivência
Mais de 1,6 bilhão de pessoas dependem diretamente das florestas para sobreviver com alimentos, energia, medicamentos e abrigo. Além disso, as reservas florestais permitem e contribuem para melhorar a saúde mental e prevenir doenças.
Reforçam a resiliência ambiental
Com uma gestão sustentável, as florestas contribuem para reduzir a erosão do solo e o risco de avalanches, deslizamentos de terra e desastres naturais.
Os especialistas concordam sobre os enormes benefícios ecológicos, econômicos e sociais das florestas. No entanto, o desmatamento e a degradação ameaçam sua conservação.
Conscientização sobre o desmatamento e a degradação
A FAO define desmatamento como a conversão de florestas a outros tipos de usos da terra como agricultura, pastagens, reservatórios e áreas urbanas, e representa o principal risco para o futuro desses ecossistemas. O desmatamento avança a uma taxa de 13 milhões de hectares por ano e é responsável por 12-20% das emissões de gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global, de acordo com a FAO. Esta organização estima que, desde 1990, 420 milhões de hectares de floresta foram perdidos no mundo inteiro devido a esta ameaça que, embora esteja diminuindo, não se está reduzindo a um ritmo suficiente para garantir a proteção do planeta.
A outra grande ameaça a esses ecossistemas de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) é a degradação, que é a redução da capacidade das florestas de fornecer bens e serviços após os danos causados pela atividade humana (como o corte ilegal ou as mudanças climáticas) ou natural (incêndios ou pragas, por exemplo).
Os esforços internacionais estão voltados para a proteção e restauração das florestas, com o objetivo de acabar com essas ameaças e promover sua restauração para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentro da Agenda 2030, o ponto 15.2 do ODS 15 fala da necessidade de "promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente".
Nos comprometemos, reflorestamos e cuidamos
Na Iberdrola, trabalhamos para assegurar a conservação da diversidade biológica das florestas e preservar a flora, a fauna e o patrimônio natural através de diferentes programas:
Nossa meta de reflorestamento: 20 milhões de árvores até 2030


Contamos com um plano de reflorestamento, o programa Árvores, que promove o plantio de 20 milhões de árvores até 2030 —com uma primeira meta de atingir 2,5 milhões até 2022 e 8 milhões até 2025—, o que irá capturar aproximadamente 6 milhões de toneladas de CO2 em 30 anos. Esta absorção de dióxido de carbono permitirá neutralizar emissões que equivalem a um carro que dá 116 voltas ao redor da Terra. Nos últimos dois anos, o grupo Iberdrola plantou mais de 2 milhões de árvores em sete países.
Esta iniciativa contempla em três grandes linhas de atuação:
Conservação do patrimônio natural,
para mitigar e compensar os habitats florestais afetados pela ocupação de novas infraestruturas. Em 2020 e 2021, plantamos 1,55 milhão de árvores no Brasil, Espanha, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, México e Grécia.
Regeneração e criação de valor natural,
que reverterá a perda de cobertura florestal mediante iniciativas que permitirão o plantio tanto em nossas próprias terras como em terras de terceiros. Em 2022 lançamos o desafio "Inovação e sustentabilidade em zonas rurais", em colaboração com a Start-up Olé e com o apoio da Comissão Europeia. Um programa pioneiro para promover a recuperação de espaços naturais em áreas despovoadas da Espanha e de Portugal através da conversão de terras queimadas ou desertas em florestas.
Pesquisa e conscientização,
para promover o conhecimento compartilhado e o valor social através do Programa de Voluntariado da empresa e apoio a projetos de P&D. Entre 2020 e 2021, a Iberdrola promoveu o plantio de mais de 10.000 árvores através de ações voluntárias.
Comprometidos com o meio ambiente e os ecossistemas

Liderando a transição energética
Compromisso com um modelo de negócio limpo, confiável e inteligente que substitui a produção com fontes poluidoras por energia limpa.

Referência em ação climática
A luta contra as mudanças climáticas tem estado no centro de nossa estratégia de crescimento rentável por mais de duas décadas.

Respeitamos o meio ambiente
Apoiamos nosso modelo de negócio sustentável na economia circular, baseada na redução de emissões, na eficiência energética e na otimização de recursos.

Protegemos os ecossistemas naturais
Integramos em nossa estratégia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo o ODS 14 e o ODS 15, dedicados à preservação da vida terrestre e marinha.
PERGUNTAS E RESPOSTAS NO Y RESPUESTAS SOBRE
DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS
Em que data é comemorada e quando foi realizada a primeira comemoração?
O Dia Mundial das Florestas é comemorado a cada 21 de março. Em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) decidiu comemorar nesta data, sendo 2013 o primeiro ano em que foi celebrado em todo o mundo. Embora este tenha sido o primeiro reconhecimento oficial, já existiam precedentes. O Dia Internacional das Florestas ou Dia Mundial das Florestas foi uma recomendação do Congresso Florestal Mundial, realizado em Roma em 1969, e aceito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 1971.
Por que esta data foi escolhida?
A seleção do dia não é casual, pois coincide com o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul
Quem organiza o Dia Internacional das Florestas?
Os organizadores oficiais são o Fórum das Nações Unidas sobre as Florestas, em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), assim como a Associação Colaborativa sobre Florestas, entre outros.
Qual é o tema deste ano?
A cada ano, a ONU escolhe um tema para a celebração do Dia Internacional das Florestas, que até o momento já tratou desde a relação desses espaços verdes com a água ou a cidade até a importância da educação ambiental. Após 10 anos de compromisso, o tema do Dia Internacional das Florestas para 2022 é "Florestas: consumo e produção sustentáveis". Na campanha atual, a ONU destaca a relevância da madeira sustentável - com um certificado internacional - como uma alternativa ao uso de materiais poluentes como o plástico.
Onde e como se celebra? Atividades do Dia Internacional das Florestas de 2022
A ONU incentiva os países a tomar iniciativas em nível local, nacional e internacional para organizar atividades que promovam a restauração de florestas e árvores, tais como campanhas de plantio de árvores ou tarefas que prestem homenagem a espaços verdes, tais como exposições de arte ou concursos de fotografia. A organização também incentiva a adoção de qualquer atividade ambientalmente correta que possa ser integrada na vida cotidiana, como por exemplo reciclar ou reutilizar materiais como papel ou plástico, evitar fogueiras - que emitem gases de efeito estufa - ou promover o plantio de plantas e árvores para reduzir a pegada de carbono.