Políticas climáticas e parcerias

Envolvimento ativo na agenda climática global

Eventos Ação climática ODS

Contribuímos ativamente para a ação global sobre mudança climática através de nosso compromisso com uma ambiciosa agenda climática e uma forte rede de parcerias. Estamos fortemente envolvidos nos principais marcos da agenda climática global a cada ano, incluindo as cúpulas anuais e as sessões de negociação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

Na situação atual de crise energética e emergência climática, a aceleração da transição energética é apresentada como a solução necessária para alcançar os objetivos de segurança climática e energética, garantindo a descarbonização da economia e gerando oportunidades em termos de competitividade, criação de empregos, preservação do meio ambiente e da biodiversidade, bem como a melhoria da saúde e do bem-estar da sociedade.  

Neste sentido, na Iberdrola apoiamos as metas climáticas mais ambiciosas estabelecidas tanto em nível europeu, com o Pacto Verde e o quadro de medidas para reduzir as emissões em 55 % até 2030 (conhecido como Fit for 55), quanto em nível internacional, com o Acordo de Paris. Para isso, somos muito ativos nos principais fóruns de debate sobre ação climática em nível europeu e global, e também trabalhamos com empresas e coalizões multi-stakeholder, estabelecendo alianças e participando das mais relevantes campanhas e iniciativas climáticas nacionais, européias e internacionais. 

Presente na COP28

Dubai se tornou o epicentro global do diálogo sobre mudanças climáticas com a celebração da COP28 entre 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023, sob o lema "Unite.Act.Deliver" (Unir, Atuar, Entregar resultados). Em uma nova edição, como líderes mundiais na luta contra as mudanças climáticas, fomos protagonistas e participamos ativamente da conferência climática da ONU, mostrando nosso compromisso com um modelo de energia sustentável que gera oportunidades e apresentando a ação climática como o eixo central da nossa estratégia de desenvolvimento sustentável.

Durante o encontro realizado nos Emirados Árabes Unidos no ano passado, apoiamos a meta de triplicar a capacidade renovável até 2030, destacamos a importância de promover oportunidades de empregos verdes e demonstramos nosso compromisso com a promoção das infraestruturas de energia necessárias para cumprir as metas de energia da COP28. Para isso, entre outras coisas, promovemos a organização de fóruns de alto nível sobre energias renováveis e biodiversidade no âmbito do evento, como o debate realizado em conjunto com a BirdLife International sob o título "Energia renovável positiva para a biodiversidade: construindo alianças para avançar".

O compromisso da Iberdrola com as cúpulas 

Na COP21, 195 países concordaram em limitar o aumento da temperatura global a menos de 2° C até o final do século e continuar os esforços para manter a temperatura do planeta abaixo de 1,5° C. No ano passado, na COP28, foi alcançado um acordo positivo para impulsionar a transição energética. Pela primeira vez, os países estabeleceram uma meta de triplicar a capacidade renovável e dobrar as melhorias na eficiência energética, além de fazer um apelo ao mundo para a promoção e a implantação de infraestruturas de recarga elétrica e o uso de veículos de zero ou baixa emissão de carbono.

Há mais de duas décadas, já colocamos a luta contra a mudança climática no centro de nossa estratégia. Assim, estamos totalmente alinhados com os compromissos do Acordo de Paris, comprometendo-nos com uma estratégia baseada em:

  • a geração de energias renováveis
  • o desenvolvimento de redes inteligentes
  • a implementação de soluções tecnológicas inovadoras que contribuem para a descarbonização e uma transição energética bem sucedida que gera oportunidades para a economia e a sociedade.

As ambiciosas metas climáticas que estabelecemos, juntamente com os investimentos significativos feitos e planejados para atingir essas metas, assim como nosso envolvimento ativo em fóruns, alianças e organizações internacionais que defendem a luta contra a mudança climática, nos permitiram liderar a transição para a neutralidade climática em todas as áreas de nossa atividade.

Esta década é fundamental para atingir os objetivos do Acordo de Paris. É por isso que estamos avançando em nosso crescimento global com investimentos de € 41 bilhões até 2026 para impulsionar a transição energética, o emprego e as emissões líquidas zero com total integração de fatores ambientais e sociais.

Ao fazer isso, nossa estratégia de investimento em energia limpa e rede nos levará a alcançar a neutralidade de emissões em nossas usinas de geração (Escopo 1) até 2030 e a atingir emissões líquidas zero em todas as nossas atividades até 2040. 

Alinhados com os objetivos europeus

Nosso apoio é particularmente importante no contexto da União Européia, que, como a maior área econômica comprometida com a neutralidade climática e um modelo de crescimento sustentável, estabeleceu a meta de 2050 [PDF] com o lançamento do Pacto Verde Europeu. Em 2024, como uma atualização de suas metas climáticas, a Comissão Europeia apresentou uma nova recomendação para alcançar a neutralidade até 2050: uma redução líquida de 90 % das emissões de gases de efeito estufa até 2040 em comparação com os níveis de 1990.

Estrategia_Europea
Visão da Iberdrola sobre a realização do objetivo de zero emissões líquidas até 2050.

Apoiamos fortemente os objetivos da União Européia e, dentro desta estrutura, fazemos parte da European Round Table for Industry (ERT), que reúne os líderes de algumas das maiores empresas industriais e tecnológicas, incluindo o presidente do grupo Iberdrola, que apóiam uma Europa neutra para o clima em 2050 e a meta de 90 % de redução de emissões, apoiada por uma forte política industrial.

Também somos presidente do Corporate Leaders Group (CLG)External link, opens in new window. , a maior coalizão empresarial em nível europeu, líder em campanhas climáticas na Europa e com fortes posições na aceleração da ambição de uma economia sustentável alinhada com a meta de emissões líquidas zero, a partir de 2022. Anteriormente, atuamos como vice-presidente por dois anos consecutivos.

Outras atividades da agenda climática

Semana do Clima de Nova York e Cúpula da Ambição Climática 2023

Ao apoiar iniciativas como a Semana do Clima de Nova York e as cúpulas internacionais convocadas pelas Nações Unides, enfatizamos a necessidade de agir urgentemente para manter o aquecimento global abaixo de 1,5° C e mitigar os efeitos da mudança climática no planeta. Isto só será possível unindo os esforços de todos os agentes em todas as geografias e setores para multiplicar a eficácia dos compromissos individuais e encontrar novas soluções. A este respeito, a indústria elétrica desempenha um papel fundamental. As energias renováveis, as redes inteligentes e a eletrificação dos usos da energia serão os vetores-chave para a descarbonização da economia. E estamos trabalhando para permanecer na vanguarda desta transformação verde.

A Cúpula da Ambição ClimáticaLink externo, abra em uma nova aba.  convocada por António Guterres, secretário-geral das ONU, foi o foco da Semana do Clima de Nova York de 2023. No encontro, foram destacadas as ações, políticas e planos tangíveis e ambiciosos dos líderes globais de ação climática ("first movers and doers"), sendo um deles a Iberdrola. O plano de Transição Climática da Iberdrola foi escolhido, entre um pequeño número de empresas em nível global, como un exemplo de liderança empresarial para acelerar a descarbonização da economia mundial. Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, participou da Cúpula como un reconohecido impulsionador da ambição climática. 

O principal objetivo do Plano da Iberdrola se baseia em alcançar a neutralidade de emissões de carbono de suas usinas de geração, de sua atividade de distribuição elétrica e de seu consumo próprio (escopos 1 e 2) até 2030, e atingir emissões líquidas zero em toda a cadeia de valor até 2040, com un enfoque científico. Tudo isso recebe o apoio de um sólido plano de investimento, um consolidado mapa de alianças e um esquema de ação acelerado com base em uma transição justa que agrega valor tanto para as pessoas quanto para a natureza, e sempre alinhado com uma abordagem ambiciosa de ação climática. 

A Iberdrola apoiou as campanhas mais significativas lançadas durante a Semana do Clima de Nova York, incluindo o apelo aos líderes mundiais e ás partes do Acordo de Paris para triplicar a capacidade renovável global para, pelo menos, 11.000 GW até 2030, um dos principales objetivos da Presidência da COP28, e a campanha Fossil to Fuel da We Mean Business para transformar o sistema energético global rumo à eliminação completa dos combustíveis fósseis e à redução das emissões pela metade nesta década. A Iberdrola também tem apoiado a iniciativa Forward Faster do Pacto Global da ONU, que se compromete con una maior ambição para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

A urgente necessidade de acelerar o fim do carvão, a eliminação dos subsídios aos combustíveis fósseis, a justiça climática, a meta de triplicar a capacidade renovável até 2030 e, pairando sobre todas as negociações, a neccesidade de reformar a arquitetura financeira multilateral e aumentar o financiamento climático, especialmente urgente para os países em desnvolvimento, foram os temas fundamentais abordados na Cúpula de Ambição Climática de 2023. 

 

Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola

"As empresas podem - e devem - utilizar as suas alavancas e pontos fortes para se destacarem e desempenharem um papel mais central de liderança climática. A definição de um roteiro claro, ao qual as empresas possam ser verificadas, é vital para os esforços de redução das emissões das empresas.”

We Mean Business

We Mean Business

A coalizão internacional de negócios We Mean BusinessExternal link, opens in new window. , formada por cerca de 7.500 empresas globais, visa alcançar uma economia líquida de emissões zero até 2050 e reduzir pela metade as emissões atuais até o final da década.

Temos uma participação muito ativa nesta coalizão, a mais relevante em nível global, com uma visibilidade especial por sua contribuição em campanhas, declarações, alianças e atividades que refletem um comportamento responsável nas políticas climáticas. Este ano, no âmbito de sua campanha 4A (Ambição, Ação, Advocacy, Responsabilidade), lançada durante a Semana do Clima em Nova Iorque, We Mean Business destacou a IberdrolaExternal link, opens in new window. , juntamente com um pequeno grupo de empresas, como um exemplo de empresa líder por sua contribuição para um modelo energético sustentável e a mobilização da ação climática.

A coalizão destacou nosso papel como agente transformador através de nossa ação para contribuir para não exceder o aumento de 1,5º C na temperatura global. A coalizão valoriza particularmente nossa capacidade inovadora de criar o sistema energético do futuro, nosso investimento em energias renováveis e soluções energéticas sustentáveis, nosso apoio a uma transição justa, nossa rede de alianças e nossa defesa dos objetivos climáticos mais ambiciosos nos principais fóruns multilaterais e econômicos.

Outros fóruns e alianças

Otros foros y alianzas

Somos membros do Pacto Global das Nações Unidas (UN Global Compact) desde 2002 e somos membros fundadores da Rede Espanhola do Pacto GlobalLink externo, abra em uma nova aba.  desde 2004. Ao aderir, adquirimos, entre outros, o compromisso de implementar seus Dez Princípios, e de promover a Agenda 2030, contribuindo para a realização das ODS e sua disseminação. Fomos identificados como uma empresa LEAD, devido a nossos altos níveis de comprometimento com os princípios do Pacto Global, e temos liderado a plataforma de ação climática desta organização desde sua criação em 2016.

Também fazemos parte da Race to ZeroLink externo, abra em uma nova aba. , uma aliança global impulsionada pelos Climate Champions e pelas Nações Unidas, que reúne empresas, governos e vários atores da sociedade civil comprometidos em alcançar um futuro de emissões líquidas zero até meados do século, o mais tardar.

Entre as iniciativas internacionais das quais participamos, a Alliance of CEO Climate LeadersLink externo, abra em uma nova aba.  é um projeto que faz parte da Plataforma do Fórum Econômico Mundial. Esta é uma comunidade global de CEOs que apóiam e impulsionam a ação para alcançar a transição para uma economia com emissões nulas. O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, juntou-se a esta aliança juntamente com outros 70 líderes empresariais de vários setores industriais e regiões.External link, opens in new window.

Entre as campanhas setoriais, a EV100 do The Climate Group desempenha um papel muito importante, e fomos a primeira empresa espanhola a aderir. Esta iniciativa visa acelerar a transição para veículos elétricos, por isso nos comprometemos a eletrificar toda nossa frota de veículos e a facilitar a carga de pessoal na Espanha e no Reino Unido até 2030.

Também estabelecemos parcerias estratégicas para acelerar a eletrificação energética com empresas de diferentes áreas e com o setor público. Essas parcerias aumentam os esforços de ação climática ao integrar recursos, tecnologia, habilidades, conhecimento e determinação para criar um modelo econômico mais sustentável. A este respeito, submetemos mais de 170 projetos ao programa Next Generation da União Européia que poderiam mobilizar investimentos de 30 bilhões de euros e envolver pequenas e médias empresas, instituições, parceiros tecnológicos, start-ups e toda a cadeia de valor. Estas ações —relacionadas ao hidrogênio verde, energias renováveis inovadoras, mobilidade sustentável, armazenamento de energia, redes inteligentes, eletrificação do calor e reciclagem de componentes de tecnologia limpa— contribuirão para a recuperação econômica, com foco na sustentabilidade, energia verde e acessível e empregos.

Moving for Climate NOW

Moving for Climate Now

Temos participado ativamente das diferentes cúpulas climáticas, entre outras atividades, através da rota ciclística Moving for Climate NOW e da entrega do Manifesto contra a mudança climática com as principais linhas de ação na luta contra o aquecimento global. O objetivo da Moving for Climate NOW é aumentar a consciência da importância de combater urgentemente a mudança climática.

Durante suas seis edições, a iniciativa teve quase 200 participantes de mais de 70 organizações e percorreu mais de 4.500 quilômetros, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de combater com urgência a mudança climática.