Notícia

05.06.2024 - 09:45 UTC +02:00

Somos reconhecidos pelo Pacto Global das Nações Unidas por nosso forte compromisso com a sustentabilidade

  • Por meio de sua iniciativa "Forward Faster", a empresa se coloca na vanguarda da luta para descarbonizar o planeta e combater as mudanças climáticas.
  • As ações da empresa em áreas importantes, como ação climática, defesa dos direitos humanos e finanças verdes, foram fundamentais para o prêmio.
     

A Iberdrola foi reconhecida pelo Pacto Global das Nações Unidas na Espanha por seu forte compromisso com a sustentabilidade por meio da iniciativa "Forward Faster". A empresa recebeu o prêmio durante o evento realizado para comemorar o 20º aniversário da organização. 

As medidas que estão sendo tomadas pela empresa em áreas-chave como ação climática, proteção dos direitos humanos e finanças verdes têm o poder de acelerar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essas ações foram decisivas para que o Pacto Global valorizasse o alto nível de compromisso e liderança da Iberdrola em sustentabilidade. 

A iniciativa "Forward Faster" (Avançe mais rápido, em tradução ao português) busca aumentar a responsabilidade e a transparência, incentivando as empresas a tornarem públicos seus compromissos e destacarem as ações que tomarão para atingir as metas. 

Medidas adotadas

A Iberdrola informa anualmente sobre seu progresso em sustentabilidade ao Pacto Global das Nações Unidas.

  • A "Forward Faster" reconhece que a igualdade de gênero é essencial para o progresso sustentável. A empresa elétrica está comprometida em trabalhar para alcançar a igualdade de representação, participação e liderança em todos os níveis de gestão e a igualdade salarial para trabalhos de igual valor até 2030. 
  • As mudanças climáticas e o aquecimento global estão entre os desafios mais urgentes da atualidade. Neste caso específico, a "Forward Faster" incentivou as empresas a adotar medidas que incluam metas de redução de emissões líquidas com base científica, de acordo com o limite de 1,5°C e, além disso, a contribuírem para uma transição justa que aborde os impactos sociais das mudanças climáticas. 
  • Outro objetivo é a erradicação da pobreza no trabalho. A Iberdrola garante que 100% de seus trabalhadores recebam um salário digno, de acordo com a meta da iniciativa de salários dignos para 2030. A companhia também está trabalhando para estabelecer planos de ação conjuntos com empreiteiros e organizações sociais da cadeia de suprimentos para atingir a meta. 
  • Outro dos desafios globais que impulsiona a "Forward Faster" é a escassez de água. A Iberdrola desenvolveu a resiliência à água em suas operações e cadeias de suprimentos. Também demonstrou seu compromisso de colaborar para alcançar um impacto positivo sobre a água em pelo menos 100 bacias hidrográficas vulneráveis prioritárias até 2030. 
  • Por último, esse programa da Iberdrola defende que o financiamento adequado é essencial para a consecução dos objetivos da Agenda 2030. Além disso, incentiva as organizações a alinhar suas estratégias de financiamento corporativo vinculadas aos ODS. Cabe destacar que a Iberdrola, líder mundial na emissão de títulos verdes, assinou em 2019 um primeiro crédito sustentável vinculado à Agenda 2030 das Nações Unidas. Esta transação, em específico, foi a primeira vinculada ao ODS 7: energia limpa e acessível. 

Os dados confirmam a liderança da empresa no financiamento de projetos ESG, com quase 54,5 bilhões de euros em transações até o final de 2023. Além disso, o plano de investimentos apresenta um elevado grau de alinhamento (aproximadamente 90%) com a Taxonomia da União Europeia, uma das bases fundamentais da regulação financeira sustentável da UE. 

Iberdrola e o Pacto Global 

A Iberdrola é membro do Pacto Mundial desde 2002, assumindo o compromisso de apoiar, promover e difundir seus dez princípios relativos a direitos humanos, práticas trabalhistas, meio ambiente e luta contra a corrupção, tanto em sua área como em seu âmbito de influência, e de contribuir para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.