VOLUNTARIADO CORPORATIVO

Uma comunidade global de ação social

O Programa Internacional de Voluntariado Corporativo do grupo Iberdrola é uma iniciativa criada para canalizar o espírito solidário de nossos empregados e motivar sua participação em projetos sociais destinados à integração de grupos vulneráveis, à melhoria do meio ambiente ou ao desenvolvimento sustentável.

SEMANA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO 2021

A Iberdrola reuniu mais de 5.000 colaboradores — 25 % a mais que no ano passado — na Semana Internacional do Voluntariado 2021. Sob o lema Juntos continuamos a construir o mundo que queremos, durante a semana de 18 a 25 de setembro foram realizadas 64 iniciativas solidárias em 12 países (Espanha, Estados Unidos, México, Brasil, Reino Unido, Austrália, Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Itália e Portugal).

Os projetos tiveram como foco o cuidado com o meio ambiente, a inclusão de grupos vulneráveis e a assistência social, principalmente com a doação de alimentos, higiene e kits escolares para famílias carentes. Os voluntários da Iberdrola e seus familiares compartilharam essas ações com outros grupos, como pessoas com deficiência, refugiados e idosos. Como em 2020, os trabalhadores participaram com segurança, seja de casa ou com atividades individuais no exterior.

Contribuímos para o cumprimento dos ODS

A Iberdrola lançou este ano um novo projeto social, Minha pegada social, com o qual pretende medir o impacto da ação social dos seus colaboradores na sociedade, dando assim mais um passo no seu compromisso com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Por meio do site de voluntariado, cada funcionário pode descobrir quantas pessoas ajudaram em seu trabalho, quantas horas dedicaram a cada ODS e quantas ações realizaram para ajudar a criar um mundo melhor.

O Programa de Voluntariado Corporativo da Iberdrola está alinhado com os ODS, especialmente o ODS 7 (energia limpa e acessível), o ODS 13 (ação climática), o ODS 3 (saúde e bem-estar), o ODS 4 (qualidade da educação) e o ODS 10 (redução das desigualdades).

Programa de Voluntariado Corporativo da Iberdrola.#RRSSO Programa de Voluntariado Corporativo da Iberdrola contribui para a concretização dos ODS.

PROGRAMA INTERNACIONAL DE VOLUNTARIADO CORPORATIVO

Nosso Programa Internacional de Voluntariado Corporativo é uma iniciativa global que se conecta com os valores do grupo e nossa Política Geral de Desenvolvimento Sustentável. Nasceu em 2006 no âmbito do nosso compromisso de favorecer o envolvimento das nossas equipas nas realidades dos mais desfavorecidos da sociedade, transformando-os em agentes de mudança.

Todos os anos oferecemos aos nossos colaboradores mais de 6.000 oportunidades de voluntariado, através de projetos nacionais e internacionais nos países onde estamos presentes, com o objetivo de mobilizar o seu talento, tempo e energia para contribuir para a melhoria do nosso meio ambiente e da qualidade de vida dos as pessoas mais vulneráveis.

Com a eclosão da pandemia, em março de 2020 o Programa de Voluntariado se adaptou em tempo recorde para responder às novas necessidades sociais que surgiram no contexto da crise da COVID-19. O projeto Voluntários contra a COVID-19 foi criado para satisfazer as necessidades mais urgentes e os grupos sociais mais afetados. As atividades de voluntariado focaram principalmente em quatro temas: emergências sanitárias, reduzir os efeitos emocionais e psicológicos do isolamento nos grupos sociais mais vulneráveis, diminuir a desigualdade digital, e grupos sociais desfavorecidos e emprego.

PREMIADOS PELO NOSSO VOLUNTARIADO

A Iberdrola foi a única empresa espanhola e do setor de energia incluída no relatório Transforming Lives and Communities, publicado em setembro de 2021 pela IMPACT2030 em colaboração com o Escritório das Nações Unidas para a Cooperação. O relatório reconhece o Programa de Voluntariado Corporativo da empresa como uma prática pioneira para aproveitar as habilidades, a paixão e a experiência de seus funcionários para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Programa Internacional de Voluntariado Corporativo da Iberdrola já foi premiado pelo IMPACT2030 com um Innovation Award 2018, um prêmio que reconhece abordagens inovadoras das empresas que aproveitam seu capital humano, por meio de programas de voluntariado corporativo, para avançar no cumprimento dos ODS. De forma mais específica, tal como o júri afirmou, a Iberdrola foi premiada por ser "uma empresa que inova para educar, inspirar e unir empregados em torno dos ODS em sua comunidade e oferece oportunidades para que eles sejam agentes da mudança e consigam gerar impacto", assim como pelo "seu excepcional compromisso para ativar os voluntários em prol dos ODS".

Begoña Barberá, responsável pelos Projetos Sociais da Iberdrola, recebeu o premio na sede da ONU em Nova York, na recém inaugurada Cúpula da IMPACT2030.#RRSSBegoña Barberá, responsável pelos Projetos Sociais da Iberdrola, recebeu o Innovation Award da rede IMPACT2030 na sede da ONU em Nova York.

Em 2016, a empresa recebeu uma Menção Especial por parte do Rei da Espanha, em função da comemoração da primeira década de seu Programa Internacional. Em 2015, foi concedido à empresa o reconhecimento de Empresa Solidária do ano, por parte da Cooperação Internacional.

LEVANDO OS ODS PARA A ESCOLA

A Iberdrola, em colaboração com a Secretaria de Educação da Comunidade de Madri e a Samsung, puseram à disposição de todos os centros educativos da Comunidade de Madri a iniciativa ODS à Escola, um projeto de voluntariado corporativo multiempresa de Voluntariado e Estratégia, promovido pela Iberdrola, cujo objetivo é fazer chegar aos alunos de primária a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A iniciativa consiste na realização de um workshop guiado com vídeos explicativos e duas dinâmicas para que os meninos e meninas descubram os ODS, reflexionem sobre o mundo no que moram e façam propostas de ações cotidianas que eles possam levar à prática.

A IBERDROLA MULTIPLICA SUA APOSTA NO VOLUNTARIADO CORPORATIVO

A Iberdrola passou a fazer parte do Conselho Diretor da Voluntare, a mais importante rede de Voluntariado Corporativo internacional de língua espanhola.

Com essa decisão, nossa empresa reforça sua aposta no Voluntariado Corporativo como ferramenta de Responsabilidade Social. O trabalho é realizado por meio dessa rede internacional, com presença tanto na Espanha como na América Latina, cuja infraestrutura facilita o trabalho em equipe e o avanço conjunto em direção ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

   

* A Iberdrola, S. A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neoenergia, S.A.

** A AVANGRID, Inc. é detida a 81,50 % pela Iberdrola, S. A.