Notícia

2022-10-09 09:21:00.0

Mais de 7.000 pessoas participam da Semana Internacional do Voluntariado com a Iberdrola

  • O número de participantes foi 40% maior do que no ano passado. No total, foram realizadas mais de 90 iniciativas relacionadas à luta contra as mudanças climáticas, à promoção da diversidade, à inclusão e à emergência social.
  • O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, participou da jornada de reflorestamento inclusivo realizada em Navalacruz (Ávila), uma área devastada pelos incêndios.

 

Os voluntários da Iberdrola se lançaram nas mais de 90 iniciativas que foram desenvolvidas ao longo desta semana nos diferentes países onde a empresa está sediada. Mais de 7.000 voluntários quiseram participar, 40% mais do que no ano passado, em países desde a Espanha até os Estados Unidos, México, Brasil, Reino Unido, Portugal, Grécia, Itália, Alemanha, França, Bélgica, Japão e Austrália.

Sob o lema "Juntos construímos o mundo que queremos", foram realizados entre os dias 1 e 9 de outubro projetos de solidariedade relacionados ao cuidado do meio ambiente, à inclusão de grupos vulneráveis e à assistência social.

Na Espanha, por exemplo, na última quinta-feira foram plantadas espécies nativas no município de Solosancho, na província de Ávila. Ali, mais de 100 voluntários da Iberdrola, juntamente com 60 membros da Fundação AMAS e da Fundação Ande, colaboraram no plantio de 800 árvores nativas em um dos municípios afetados pelo incêndio de Navalacruz em 2021, que devastou quase 22.000 hectares. O próprio presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, viajou até lá para compartilhar com eles o dia do reflorestamento.

Basicamente, foram plantadas as espécies Quercus Ilex e Juniperus Thurifera, e foi instalada uma cerca para proteger ds árvores plantadas do rebanho de gado.

Além de dias ambientais como o de Ávila, a Iberdrola realizou outras atividades de solidariedade, como uma corrida global para a doação de alimentos a famílias vulneráveis, limpeza de espécies invasoras e resíduos em praias, margens de rios e florestas, limpeza de fundos marinhos, e a construção e adaptação de diferentes espaços em entidades sociais, como jardins, mesas de cultivo e hortas.

Além disso, foram construídos abrigos para proteger espécies em risco, criados brinquedos para melhorar o desenvolvimento cognitivo e as habilidades psicomotoras de pessoas com deficiências e idosos, e realizadas oficinas de conscientização ambiental, esportivas e de lazer inclusivo com diferentes grupos vulneráveis.

Os voluntários ofereceram formações em eficiência energética, combate às mudanças climáticas, consumo responsável, reciclagem, assim como oficinas para melhorar a empregabilidade de mulheres em grave risco de exclusão social, promover a leitura entre crianças de ambientes vulneráveis e facilitar a integração social e trabalhista de refugiados. Também foram realizadas doações de livros infantis, kits escolares e roupas e produtos de higiene para pessoas sem-teto, além de contribuir para que a UNICEF melhore a cobertura universal de imunização para crianças em todo o mundo.

Ações presenciais e online

A semana foi realizada em um formato híbrido no qual foi possível participar tanto pessoalmente quanto à distância, a fim de ampliar e facilitar as oportunidades de participação. Os voluntários da Iberdrola e suas famílias compartilharam estas atividades com outros grupos, tais como pessoas com deficiências, jovens e mulheres em situações vulneráveis, refugiados, crianças e idosos.

O Programa Iberdrola de Voluntariado foi estabelecido em 2006. É um projeto global, internacional, alinhado com os valores do grupo, com sua Política de Sustentabilidade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Especificamente, concentra-se nos Objetivos 3 (saúde e bem-estar), 4 (educação de qualidade), 5 (igualdade de gênero), 7 (energia limpa e acessível), 10 (redução das desigualdades) e 13 (ação climática).

O Programa de Voluntariado Empresarial da Iberdrola foi reconhecido pelas Nações Unidas ao ser incluído no relatório "Transformando Vidas e Comunidades", publicado pela IMPACT2030 em colaboração com o Escritório de Parcerias das Nações Unidas. Este relatório reconhece o programa como uma prática pioneira no aproveitamento das habilidades, entusiasmo e experiência de seus funcionários para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Iberdrola é a única empresa espanhola do setor energético entre as 19 empresas selecionadas no relatório publicado por conta da Semana 2021 das SDGs.

Mais de 700 atividades por ano

Através do Programa, são oferecidas mais de 700 atividades por ano e participam mais de 12.000 voluntários. É um programa diversificado que se adapta às necessidades sociais de um ambiente em mudança e oferece oportunidades para que todos os funcionários contribuam para a melhoria social e ambiental. As iniciativas são desenvolvidas tanto na Espanha como no exterior e estão relacionadas à inclusão e ao desenvolvimento de grupos em risco de exclusão social. Da mesma forma, são oferecidos programas para promover o cuidado com o meio ambiente e a proteção da biodiversidade, o acesso à energia para aqueles que ainda não a têm e a resposta a emergências e crises humanitárias.