Nossas diretrizes estratégicas de qualidade

QUALIDADE

Excelente gestão dos processos e recursos

Para o grupo Iberdrola, a qualidade é a excelente gestão de todos os processos e recursos como alavanca imprescindível para criar valor para as pessoas: acionistas, clientes, colaboradores e os demais Stakeholders da empresa.

calidad

 

Nossas diretrizes estratégicas de qualidade focam em quatro pilares fundamentais:

  • Melhoria da satisfação do cliente.
  • Impulso à excelência operacional.
  • Fomento dos sistemas de gestão.
  • Orientação para nossos Stakeholders.

A qualidade é um dos valores da Iberdrola. Tanto a Missão e Visão quanto o Plano Estratégico da empresa foram considerados para o desenvolvimento e revisão da Política de Qualidade, aprovada pelo Conselho de Administração.

OBJETIVOS E RESULTADOS

  • O modelo de qualidade da Iberdrola faz parte do modelo de governança da empresa, estabelecido por meio de um sistema de gestão da qualidade global que coordena e supervisiona os sistemas de gestão da qualidade das empresas do grupo Iberdrola, para aproveitar as sinergias existentes e se alinhar com a Política de Qualidade do Grupo e suas diretrizes.

    As Diretrizes de Qualidade [PDF] Link externo, abra em uma nova aba. são linhas estratégicas, documentadas e coerentes com a Política e com o Plano Estratégico, que incluem um compromisso de melhoria contínua e que são demonstradas nos objetivos de qualidade e nos planos de ação das empresas da Iberdrola. Para uma supervisão adequada do cumprimento dessas diretrizes, a Iberdrola conta com um sistema de controle global que monitora periodicamente a evolução dos objetivos e dos planos de ação das diferentes empresas do grupo Iberdrola.

  • Refletindo a liderança e o forte compromisso com a qualidade, o grupo Iberdrola conquistou, no último período, importantes certificações de qualidade em áreas-chave da empresa e promoveu importantes projetos de melhoria:

    • A importante conquista da nova certificação de qualidade ISO 9001 nos serviços prestados pela Direção Corporativa de Segurança à Usina Nuclear de Cofrentes, alinhados com a criticidade da instalação e com os serviços que são prestados como infraestrutura crítica. A nível corporativo, as Certificações de Qualidade nas Direções Corporativas contribuem para o Sistema de Governança da nossa empresa nos principais países onde operamos e nas áreas de Administração, Compras, Serviços Jurídicos, Auditoria Interna, Sistemas, Segurança, Patrimônio e Serviços Gerais, o que reforça nossa liderança em qualidade entre as empresas do setor.
    • A análise profunda dos Stakeholders, contextos e riscos associados em conformidade com as exigências da nova versão da norma ISO 9001 em âmbito internacional.
    • Em nosso negócio de Redes: com a nova certificação dos processos de gestão do desenvolvimento de sistemas para a gestão de atividades em pontos de fornecimento e com o processo de medição, gestão remota e atendimento a comercializadoras. Também se destaca nesse negócio o início do projeto STAR+, o que significa continuar com a digitalização da rede, permitindo melhorar a utilidade do equipamento instalado durante o projeto STAR, com o qual aconteceu a renovação de 99,9% de seus medidores.
    • Em nosso negócio Liberalizado: com a certificação na nova versão da norma ISO 9001 para os processos de comercialização de energia elétrica e gás no mercado liberalizado, assim como outros produtos e serviços de valor agregado para o cliente.
  • Certificado de Gestão da Qualidade ISO9001 (versão em espanhol) [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

    Certificado de Gestão Ambiental ISO14001 (versão em espanhol) [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

    Certificado do Sistema Gestão da Prevenção de Riscos Ocupacionais ISO-45001 (versão em espanhol) [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

    Empresas certificadoras:

    A AENOR (Associação Espanhola de Normalização e Certificação) é uma entidade de certificação reconhecida na Espanha pela ENAC (Entidade Nacional de Acreditação de Certificadores) sob o número 01/C-SC003. A AENOR é membro da REDE IQNet (Rede Internacional de Certificação dos Sistemas de Qualidade), cujos membros operam em conformidade com a norma europeia EN45012.

    A IQNet é uma rede de certificação da qual fazem parte os principais organismos de 25 países. Entre eles, existem acordos de reconhecimento mútuo para a validade dos certificados emitidos em todos os países que integram esta rede.

    A TÜV Rheinland Ibérica, S.A. é uma empresa pertencente, desde 1989, ao TÜV Rheinland Group e especializada na prestação de serviços de inspeção técnica e qualidade. Em relação à segurança e à saúde ocupacional, é uma entidade auditora reconhecida para efetuar auditorias de certificação de sistemas de gestão da prevenção de riscos ocupacionais em conformidade com o padrão ISO 45001.

    Certificações na área de qualidade
    CERTIFICAÇÕES
    A Iberdrola Usa Networks conquista a certificação ISO 9001:2008
    A Direção de Administração da ScottishPower conquista o certificado de qualidade ISO 9001

     

    Reconhecimentos na área de qualidade
    QUALIDADE
    A Iberdrola México recebeu o Prêmio à Excelência no Desempenho Global (GPEA) 2020, concedido pela Organização Ásia-Pacífico para a Excelência, em reconhecimento à sua gestão empresarial.
    Em 2020, pelo segundo ano consecutivo, as distribuidoras da Neoenergia, Celpe (PE), Coelba (BA), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS) ganharam o Prêmio ao Cliente SA. As empresas foram reconhecidas com o caso: Centro de Experiência do Cliente.
    Em 2018 a Iberdrola recebeu no México o Prêmio Nacional de Qualidade na categoria de Energia, assim como o Prêmio Ibero-americano à Qualidade em 2019.
    A Iberdrola recebeu o Prêmio CEG de Excelência por seu histórico contínuo de excelência na gestão.
    A Iberdrola conquistou o Prêmio CRC de Excelência no Atendimento ao Cliente, concedido pela Associação Espanhola de Especialistas em Relacionamento com Clientes.
    A Elektro recebeu o primeiro prêmio ibero-americano de qualidade pela segunda vez consecutiva.
    A Elektro foi honrada com o Prêmio Ibero-Americano de Qualidade 2016, Link externo, abra em uma nova aba. na categoria Ouro, concedido pela Fundação Ibero-Americana para a Gestão da Qualidade (Fundibeq).
    A Iberdrola recebeu o reconhecimento da AENOR para dois parques eólicos
    Iberdrola, Prêmio Príncipe Felipe de competitividade empresarial na modalidade grande empresa.
    As filiais Avangrid Link externo, abra em uma nova aba., Central Maine Power e NYSEG foram reconhecidas como as Utility Customer Champions pelo relatório Cogent Reports de clientes residenciais (2016 Utilities Trusted Brand & Customer Engagement), elaborado pela Market Strategies International.
     
    A Iberdrola obteve o primeiro certificado da AENOR de Pegada Ambiental Corporativa, baseado na especificação técnica internacional ISO/TS 14072