A IBERDROLA NOS ESTADOS UNIDOS

Iberdrola se converterá na terceira operadora de energias renováveis dos Estados Unidos após a integração da PNM na AVANGRID

#empresa #Avangrid #energia eólica

O grupo Iberdrola, através de sua filial nos Estados Unidos, AVANGRID, aprovou a compra da companhia de eletricidade norte-americana PNM Resources, que opera no Novo México e Texas. A empresa se fundirá com a AVANGRID, dando origem a uma das maiores companhias do setor norte-americano, com 10 empresas de eletricidade reguladas em seis estados (Nova York, Connecticut, Maine, Massachusetts, Novo México e Texas) e a terceira operadora de energia renovável do país, estando presente em 24 estados.

A transação, avaliada em 8,3 bilhões de dólares, é a maior operação corporativa realizada pela Iberdrola em toda a sua história nos Estados Unidos. O grupo realizou várias operações corporativas desde o início da pandemia da COVID-19 com o objetivo de abrir novas plataformas de crescimento e consolidar-se como a maior companhia de energia renovável do mundo.

UMA DAS MAIORES COMPANHIAS DE ENERGIA DOS ESTADOS UNIDOS

A combinação da AVANGRID1 Nota e da PNM Resources [PDF], com 4,1 milhões de clientes, uma Base de Ativos Regulatórios (RAB) de 14,4 bilhões de dólares, mais de 168.000 quilômetros de redes de distribuição e transmissão, 10,9 gigawatts (GW) de capacidade instalada (dados no encerramento do Exercício 2019) e uma carteira de projetos renováveis de 24,8 GW (no fechamento do Primeiro semestre 2021), acelerará o crescimento da Iberdrola nos Estados Unidos, principalmente no Novo México e Texas.

A AVANGRID*, empresa listada na Bolsa de Nova York, é uma companhia líder em energias sustentáveis, com sede em Orange (Connecticut), que opera em 24 estados, com aproximadamente 2,3 milhões de clientes de eletricidade e mais de um milhão de pontos de gás (dados consolidados no fechamento do Primeiro semestre 2021). Durante o Primeiro semestre 2021, produziu 11.800 gigawatts/hora (GWh) líquidos, graças a uma capacidade instalada de mais de 8,8 GW, dos quais 91 % correspondem a energias renováveis (7,9 GW eólicos e solares). A AVANGRID tem aproximadamente 7.000 funcionários e possui 39 bilhões de dólares em ativos.

A PNM Resources é uma companhia integrada de energia com sede social em Albuquerque (Novo México) também listada na Bolsa de Nova York. No fechamento do Primeiro semestre 2021, através de suas filiais reguladas PNM e TNMP, tem quase 3 gigawatts (GW) de capacidade instalada e fornece eletricidade para aproximadamente 800.000 clientes no Novo México e Texas.

NOSSA PRESENÇA NOS ESTADOS UNIDOS

Presença da Iberdrola nos Estados Unidos.#RRSSPresença da Iberdrola nos Estados Unidos.

PRINCIPAIS LINHAS DE NEGÓCIO DA AVANGRID

A AVANGRID possui duas linhas de negócio principais:

 Renováveis

Através da Avangrid Renewables, dispõe de 8.016 MW de capacidade de geração, principalmente eólica, em 22 estados do país. Sua sede está localizada em Portland (Oregon).

 Redes

Por outro lado, através da Avangrid Networks, gerencia oito companhias de serviços públicos de eletricidade e gás natural que prestam serviço para mais de 3,3 milhões de clientes no estado de Nova York e Nova Inglaterra. Tais empresas são: Berkshire Gas, Central Maine Power (CMP), Maine Natural Gas (MNG), New York State Electric & Gas (NYSEG), Rochester Gas and Electric Corporation (RG&E), Southern Connecticut Gas (SCG), Connecticut Natural Gas (CNG) e United Illuminating (UI).

NOSSOS PROJETOS MAIS EMBLEMÁTICOS

Kitty Hawk.

Parque eólico offshore Kitty Hawk

Frente à costa de Outer Banks (Virgínia e Carolina do Norte), terá uma capacidade instalada de 2.500 MW e fornecerá energia para 700.000 residências.
Vineyard Wind.

Parque eólico offshore Vineyard Wind 1

Frente à costa de Massachusetts, é o primeiro projeto eólico offshore em escala comercial dos Estados Unidos. Terá uma capacidade instalada de 800 MW e fornecerá energia para mais de 400.000 residências.
Lund Hill.

Usina fotovoltaica de Lund Hill

Localizada em Klickitat (Washington) e com uma capacidade instalada de 150 MW, será o maior projeto solar do estado após ter entrado em operação em 2020.
El Cabo e Amazon US East.

Parques eólicos de El Cabo e Amazon US East

Esses dois parques eólicos onshore juntos fornecem energia renovável para cerca de 1,5 milhões de residências norte-americanas.
New England Clean Energy Connect.

New England Clean Energy Connect (NECEC)

A nova linha de transmissão entre Quebec e Maine vai fornecer energia totalmente produzida por uma fonte hidrelétrica para 1,2 milhão de residências da região da Nova Inglaterra.

ACELERAMOS NOSSOS INVESTIMENTOS EM ENERGIAS RENOVÁVEIS

A AVANGRID se destaca por ser uma das companhias energéticas com a maior base de ativos renováveis do mundo. A companhia pretende aumentar em mais de 110 % sua capacidade instalada renovável até 2025 e reduzir em 35 % sua intensidade de emissões de gases de efeito estufa nesse mesmo ano (em relação aos dados registrados em 2015) com o objetivo de ser neutra em carbono até 2035.

No âmbito do plano de investimento histórico anunciado pelo grupo Iberdrola para o período 2020-2025, a filial norte-americana prevê acelerar seus investimentos em energias renováveis e destinar aproximadamente 11,22 bilhões de euros para essa área, o que lhe permitirá praticamente dobrar sua potência renovável, alcançando 13,2 GW de capacidade instalada em 2025. Tais investimentos serão destinados a aumentar sua presença nos setores da energia eólica offshore e solar fotovoltaica, além de fortalecer sua liderança em eólica onshore. Portanto, planeja que até 2025 estejam operacionais 1,6 GW eólicos offshore — com a entrada em funcionamento dos parques Vineyard Wind e Park City Wind —, 2,5 GW fotovoltaicos e 9 GW eólicos onshore.

Capacidade renovável da AVANGRID: perspectivas 2020-2025.#RRSSCapacidade renovável da AVANGRID: perspectivas 2020-2025.

Do mesmo modo, a Avangrid Renewables assinou diversos acordos durante os últimos anos para a venda de energia de longo prazo com grandes multinacionais norte-americanas. Esses contratos, denominados PPA (Power Purchase Agreements), proporcionaram uma grande estabilidade aos investimentos da companhia nesse mercado estratégico.

A PNM também avança em seus planos de eliminar totalmente o uso do carvão. Recentemente, chegou a um acordo de cessão de direitos e transferência da propriedade da usina de energia Four Corners (200 MW) — onde possui 13 % —, que passará para a Corporación de Energía de Transición Navajo (NTEC) no final de 2024.

COMPROMETIDOS COM A ESG + F

A AVANGRID promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e está plenamente comprometida com a ESG +F (em inglês, meio ambiente, social e governança corporativa, além da solidez financeira). Dessa forma, até 2030 prevê reduzir sua pegada de carbono em 25 %, aumentar o uso de energia verde em 50 % e reduzir para a metade o uso de papel. Também pretende que neste mesmo ano 60 % de sua frota de veículos funcione com energia limpa, assim como vai instalar mais de 900 estações de recarga para seus veículos próprios e de seus funcionários.

A companhia também planeja aumentar o investimento em seu Supplier Diversity Programme, chegando a 300 milhões de dólares anuais até 2025, e que nesse mesmo período as horas de voluntariado corporativo ultrapassem as 35.000 horas/ano.

A AVANGRID recebeu em 2021 a distinção concedida pelo Instituto Ethisphere por ser uma das empresas mais éticas do mundo pelo terceiro ano consecutivo. Além disso, a revista Ethical Boardroom também a reconheceu como a empresa norte-americana de fornecimentos públicos com as melhores práticas de boa governança, assim como a revista Forbes citou-a como uma das companhias mais justas e por ser uma empregadora de qualidade. A AVANGRID, que foi a primeira empresa de serviços públicos dos Estados Unidos em estabelecer um objetivo de neutralidade de carbono, também recebeu a classificação A-, ou seja, a mais alta obtida no setor dos fornecimentos públicos, pelo Projeto de Desenvolvimento Climático.

 

*A Iberdrola S.A. tem uma participação de 81,5 % na AVANGRID, Inc.