New England Clean Energy Connect (NECEC)

NECEC: conectamos o Canadá aos Estados Unidos para fornecer energia renovável para Nova Inglaterra

Projetos Iberdrola Redes eléctricas Estados Unidos

A nova linha de transmissão entre as cidades de Quebec e Maine fornecerá 1.200 megawatts (MW) de energia hidrelétrica renovável à rede de energia da Nova Inglaterra em Lewiston (Maine), suficiente para satisfazer a demanda de 1,2 milhão de residências. Após a construção, o projeto NECEC será a maior fonte de energia renovável da Nova Inglaterra e permitirá que os clientes economizem 190 milhões de dólares anuais.

NECEC
Projeto em andamento

New England Clean Energy Connect

Ubicación
Localização Quebec (Canadá) y Maine (EUA)
Capacidad de transmisión
Capacidade de transmissão 1.200 MW
Inversión
Investimento 950 milhões de dólares
Puesta en marcha
Inicio de operação 2023

A AVANGRID(1) Nota — a filial do grupo Iberdrola nos Estados Unidos — fornecerá energia hidrelétrica 100 % renovável a um preço fixo a empresas de distribuição de Massachusetts como parte do projeto New England Clean Energy Connect (NECEC)External link, opens in new window. , realizado em conjunto com a concessionária canadense Hydro-Québec. As atividades de construção começaram em janeiro de 2021, após a obtenção de uma Autorização Presidencial do Departamento de Energia dos EUA, com o objetivo de ter a linha de energia operacional até 2023.

Com um investimento de $950 milhões de dólares, o NECEC transmitirá energia renovável de Quebec (Canadá) a Maine (EUA), assim como à rede compartilhada da região da Nova Inglaterra, graças à construção de uma linha de alta tensão de 233 quilômetros de comprimento e 1.200 MW de capacidad de transmissão.

Todas as revisões regulatórias do projeto, que conta com várias autorizações estaduais e federais, concluíram que este corredor de energia limpa tem um impacto ambiental, social e econômico positivo para Maine e a Nova Inglaterra.

NECEC
New England Clean Energy Connect (NECEC), em detalhes.
Ver mais informações flecha

 VER INFOGRÁFICO: New England Clean Energy Connect, em detalhes [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

 Mapa do projeto(*) Nota [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

Redução dos custos de energia no Maine e Nova Inglaterra 

Os acordos com os distribuidores de eletricidade de Massachusetts terão uma duração de 20 anos de fornecimento de energia de base, limpa e confiável (aproximadamente, 9,45 terawatt/hora (TWh) por ano). A eletricidade será produzida pelo extenso parque de usinas hidrelétricas da Hydro-Québec e reduzirá a dependência de combustíveis fósseis da região da Nova Inglaterra.

O NECEC vai fornecer energia limpa para 1,2 milhão de residências da Nova Inglaterra. Por se tratar de uma concessão a longo prazo, os clientes poderão ser beneficiados com preços estáveis durante os próximos 20 anos, evitando aumento de preços em casos de picos de demanda no verão e no inverno. O projeto reduzirá o gasto de eletricidade dos clientes em 3,9 bilhões de dólares durante os próximos 20 anos. Todos os anos, os clientes de Massachusetts economizarão 150 milhões de dólares e os do Maine, 40 milhões de dólares.

Contribução social do NECEC

No Maine, o NECEC criará, em média, mais de 1.600 trabalhos por ano durante a fase de construção e contribuirá para a economia do estado, aumentando seu PIB em 573 milhões de dólares. Em Massachusetts, menores custos de energia aumentarão o PIB em mais de 243 milhões de dólares por ano e criarão cerca de 2.000 empregos.

O NECEC também reduzirá as emissões anuais de carbono em 3,1 milhões de toneladas métricas — o equivalente a retirar 660.000 carros das estradas.

O projeto vai gerar quase 1 bilhão de dólares em benefícios econômicos no Maine por meio de empregos na construção, economia nas faturas de energia, impostos imobiliários locais e maior crescimento econômico entre 2017 e 2027. Os contratos por 20 anos em Massachusetts até o ano de 2043 e os acordos independentes com a Hydro-Québec poderão prolongar os benefícios do fornecimento de energia limpa ao Maine e à região até o ano de 2063 ou mais.

Em resumo, o NECEC trará melhorias nas infraestruturas do estado do Maine, tornando o serviço elétrico mais seguro, assim como reduzirá as tarifas para os clientes, incluindo um fundo para os clientes mais vulneráveis, subvenções para a implantação de instalações básicas de recarga para veículos elétricos, desenvolvimento econômico para o turismo, financiamento para a educação, banda larga, bombas de calor e conservação de terrenos.

 O grupo Iberdrola e a luta contra as mudanças climáticas

Aspectos ambientais 

A linha de transmissão de 233 quilômetros será construída em terrenos de sua propriedade ou gerenciados pela Central Maine Power Link externo, abra em uma nova aba., uma das distribuidoras da AVANGRID. Dois terços do percurso do projeto seguem linhas de energia existentes criadas para a indústria hidrelétrica do estado há quase um século, enquanto o terço restante de nova construção travessará terrenos florestais, onde se utilizará uma nova técnica de retirada de vegetação de coníferas. Também foram feitas revisões ambientais significativas no projeto após considerar amplamente as considerações das comunidades locais e dos grupos ambientais.

Incluem reduzir a largura da nova seção do corredor de 150 pés para 54 pés, garantir o acesso para caçar e passear de motoneve, e implementar uma proibição do uso de herbicidas e pesticidas no novo segmento do corredor. Além disso, a Central Maine Power conservará mais de 40.000 acres de florestas no Maine como parte dos acordos estipulados entre a empresa e o estado.

Outros projetos concluídos 

O projeto NECEC é a segunda interconexão entre Canadá e Estados Unidos feita pela Iberdrola. A primeira foi o Maine Power Reliability Project (MPRP), uma iniciativa que permitiu realizar a construção e renovação de 800 quilômetros de linhas de transmissão e colocou em operação ou melhorou 13 subestações. O projeto contou com investimentos de 1,4 bilhão de dólares e criou, em média, 2.100 empregos por ano até sua conclusão em 2015.

O MPRP contribuiu para melhorar a qualidade do serviço e lançou as bases para uma futura incorporação de nova capacidade de fonte renovável na rede, além de gerar diversos benefícios sociais e econômicos ao estado do Maine.

(1) Nota A Iberdrola S. A. tem uma participação acionária de 81,5 % na AVANGRID, Inc.

 

(*) Disponível na versão em espanhol.

Iberdrola, líder mundial em redes inteligentes

As redes inteligentes são essenciais para que nossa energia renovável chegue aos consumidores de forma segura e eficiente em qualquer país do mundo. Na Iberdrola, operamos um dos sistemas de distribuição mais importantes do mundo e continuamos trabalhando em sua modernização, digitalização e automação. 

Por isso, em nosso Plano Estratégico, temos como foco as redes inteligentes, além das energias renováveis. Especificamente, a empresa planeja investir 21,5 bilhões de euros em redes nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Brasil e na Espanha, o que representa 60% do investimento líquido.