Notícia

2021-01-15 00:00:00.0

A Autorização Presidencial do Departamento de Energia dos EUA permite o cruzamento transfronteiriço de linhas de transmissão de energia hidrelétrica renovável do Canadá para os Estados Unidos

Sinal verde para o projeto de conexão de energia limpa da Nova Inglaterra (NECEC) da AVANGRID, que anuncia o início de sua construção

AVANGRID, Inc. (NYSE: AGR), empresa líder em energias sustentáveis, anunciou hoje que recebeu a Autorização Presidencial do Departamento de Energia dos EUA para o projeto New England Clean Energy Connect (NECEC), completando com sucesso as principais licenças. Também comunicou o início de sua construção com as atividades de limpeza e a instalação de acessos temporários para preparar a instalação dos monopolos da linha de transmissão. Associada à empresa estatal Hydro-Quebec, o projeto NECEC transportará energia hidrelétrica limpa a partir de Quebec, reduzindo de forma significativa as emissões de carbono na região da Nova Inglaterra nos EUA.

“Desde o primeiro dia nosso objetivo sempre focou na forma de fornecer energia mais limpa para a região, com tarifas elétricas mais baixas, criando empregos e contribuindo para estimular a economia e mitigar simultaneamente o impacto ambiental do projeto”, explicou o CEO adjunto da AVANGRID, Robert Kump. “Depois de 33 meses, centenas de horas de audiências públicas, milhares de páginas de evidências e uma revisão exaustiva por parte dos reguladores e agências estatais, federais e regionais, não deveria haver dúvidas sobre o valor que esse Corredor de Energia Limpa proporciona ao Maine para atingir seus objetivos energéticos, promover um ar mais limpo e reduzir os custos da energia."

“O NECEC é uma resposta sólida e rápida para a emergência climática que, tal como a pandemia, é um desafio sem fronteiras. Ajudará a diminuir as emissões de CO2 e, ao mesmo tempo, proporcionará, de forma eficiente, energia renovável e competitiva para residências e empresas”, explicou a presidente e diretora-executiva da Hydro-Québec, Sophie Brochu. “A concessão da Autorização Presidencial nos aproxima de nosso objetivo coletivo: construir um futuro de energia limpa para todos nós.”

“Temos o prazer de poder dar início à construção de um projeto que permitirá conceder aos habitantes do Maine mais de 570 milhões de dólares em benefícios e mais de 1.600 empregos que serão gerados na região através desse projeto em um contexto de incerteza econômica”, agregou Kump. “Os benefícios para o estado do Maine se concretizarão em melhorias nas infraestruturas, redução das tarifas para os clientes — incluindo um fundo para clientes mais vulneráveis —, subvenções para a implantação de infraestrutura de recarga para veículos elétricos, desenvolvimento econômico para o turismo, financiamento para a educação, banda larga, bombas de calor e conservação de terrenos."

Após quase três anos de revisões e aprovações extremamente rigorosas e exaustivas, que avaliaram os impactos ambientais, econômicos e sociais do projeto, a Autorização Presidencial é a última fase de uma série de licenças concedidas por organismos reguladores independentes em âmbito estatal e federal. Todas as revisões regulatórias concluíram que o Corredor de Energia Limpa é do ponto de vista ambiental e econômico benéfico e positivo para o Maine e Nova Inglaterra. O projeto recebeu previamente autorizações do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, da Comissão de Serviços Públicos do Maine, da Comissão de Planejamento do Uso da Terra do Maine e do Departamento de Proteção Ambiental do Maine.


Sobre o projeto NECEC

O New England Clean Energy Connect (NECEC) representa um investimento de 950 milhões de dólares, que fornecerá 1.200 megawatts (MW) de energia hidrelétrica renovável à rede de energia da Nova Inglaterra em Lewiston (Maine). Todos os custos serão assumidos pelos clientes de eletricidade de Massachusetts. Uma vez construído, o NECEC será a maior fonte de energia renovável da Nova Inglaterra e representará uma mudança energética fundamental, afastada do uso de combustíveis fósseis, proporcionando uma redução dos custos de energia no Maine e Nova Inglaterra.

A linha de transmissão de 145 milhas será construída em terrenos de sua propriedade ou gerenciados pela Central Maine Power. As 53 milhas do novo corredor em terrenos florestais utilizarão uma nova técnica de retirada de vegetação conífera e os dois terços restantes do projeto seguirão as linhas elétricas existentes criadas para a indústria hidrelétrica do estado há quase um século.

O projeto criará mais de 1.600 empregos especializados durante o período de construção de dois anos e meio e proporcionará 200 milhões de dólares em melhorias à rede de energia do Maine, tornando o serviço de eletricidade da região mais seguro. O NECEC permitirá que mais produtores de energia renovável do Maine escoem sua energia na rede e, dado que o projeto do corredor utilizará energia hidrelétrica limpa, reduzirá o uso de combustíveis fósseis, evitando três milhões de toneladas métricas de emissões de CO2 anuais.