NEW ENGLAND CLEAN ENERGY CONNECT (NECEC)

NECEC: conectamos o Canadá aos EUA para fornecer energia renovável para Nova Inglaterra

A nova linha de transmissão entre Quebec e Massachusetts, que atravessará o Maine, vai fornecer energia totalmente produzida por uma fonte hidrelétrica para 1,2 milhão de residências da região da Nova Inglaterra e gerar uma economia de 190 milhões de dólares por ano para os clientes.

Localização
Quebec (Canadá), Maine e
Massachusetts (Estados Unidos)

Extensão da linha
233 km

Capacidade de transmissão
1.200 MW

Capacidade de fornecimento
1,2 milhões de lares

Investimento
950 milhões de dólares

Entrada em operação
2022

New England Clean
Energy Connect

A AVANGRID(1) Nota — a sociedade subholding do grupo Iberdrola nos Estados Unidos — fornecerá, por meio da Central Maine Power (CMP) e junto da Hydro-Québec, energia totalmente produzida por uma fonte hidrelétrica para as empresas de distribuição de Massachusetts (Estados Unidos) como parte do projeto New England Clean Energy Connect (NECEC), que entrará em operação em 2022.

Com investimentos de 950 milhões de dólares, o projeto NECEC vai transmitir energia renovável de Quebec (Canadá) a Massachusetts através do estado fronteiriço do Maine — ambos pertencentes à região da Nova Inglaterra (Estados Unidos) —, graças à construção de uma linha de alta tensão de 233 quilômetros com 1.200 MW de capacidade de transmissão.

O projeto, que tem o Certificado de Conveniência e Necessidade Pública (Certificate of Public Convenience and Necessity) da Comissão de Serviços Públicos do Maine, foi escolhido pela associação de municípios de Massachusetts, entre as 46 propostas apresentadas, em resposta à iniciativa da associação de promover as energias limpas.

New England Clean Energy Connect (NECEC), em detalhes.#RRSSNew England Clean Energy Connect (NECEC), em detalhes.

Ver mais informações

NEW ENGLAND CLEAN ENERGY CONNECT, EM DETALHES

O trajeto mais curto

O NECEC é o caminho mais curto que há em Quebec e utiliza um corredor de transmissão já existente em cerca de dois terços de seu comprimento para minimizar os impactos visual, social e ambiental.

Pleno controle da instalação

A Central Maine Power detém todos os direitos de propriedade para a construção do projeto.

Fornecimento confiável

O NECEC tornará possível a interconexão em um dos pontos mais novos, modernos e confiáveis do sistema elétrico da Nova Inglaterra.

Menor custo

As diversas vantagens do NECEC contribuem para manter um custo muito mais baixo em relação a projetos comparáveis.

Apoio local

Como resultado de uma cuidadosa implantação e da participação de seus stakeholders, o NECEC conquistou o apoio do governador do Maine, líderes empresariais, associações e comunidades que estão ao longo do percurso do projeto.

Compromisso com um ar mais limpo

O NECEC oferece a melhor solução para que Massachusetts atinja seus objetivos de ter um ar mais limpo, reduzindo as emissões de carbono em 3,1 milhões de toneladas métricas por ano na Commonwealth (o que equivale a retirar 660.000 automóveis das ruas).

Tarifas elétricas estáveis

O NECEC fornece energia, gerada a partir de uma fonte hidrelétrica, durante todo o ano para impedir que os preços subam em casos de picos de demanda energética.

Ocultar mais informações
 

 VER INFOGRÁFICO: New England Clean Energy Connect, em detalhes [PDF]

 Mapa do projeto(*) Nota [PDF]

Os contratos firmados com as empresas de distribuição de energia de Massachusetts contemplam o fornecimento, durante 20 anos, de cerca de 9,45 terawatts/hora (TWh) por ano de energia limpa e confiável. A energia será produzida pelo vasto parque de usinas hidrelétricas da Hydro-Québec, o que reduzirá a dependência dos combustíveis fósseis durante a época do inverno, quando as condições meteorológicas são extremas.

O NECEC vai fornecer energia limpa para 1,2 milhão de residências da Nova Inglaterra. Por se tratar de uma concessão a longo prazo, os clientes poderão ser beneficiados com preços estáveis durante os próximos 20 anos, evitando aumento de preços em casos de picos de demanda no verão e no inverno. O projeto reduzirá as despesas de energia em 3,9 bilhões de dólares durante os próximos 20 anos. Todos os anos, os clientes de Massachusetts economizarão 150 milhões de dólares e os do Maine, 40 milhões de dólares.

CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DO NECEC

No Maine, o NECEC criará, em média, 1.700 trabalhos por ano durante a fase de construção e contribuirá para a economia do estado, aumentando seu PIB em 564 milhões de dólares. Em Massachusetts, menores custos de energia aumentarão o PIB em mais de 243 milhões de dólares por ano e criarão cerca de 2.000 empregos.

O NECEC também reduzirá as emissões anuais de carbono em 3,1 milhões de toneladas métricas — o equivalente às emissões geradas por 660.000 carros — apenas em Massachusetts.

Em resumo, o projeto vai gerar quase 1 bilhão de dólares em benefícios econômicos por meio de empregos na construção, economia nas faturas de energia, impostos imobiliários locais e maior crescimento econômico entre 2017 e 2027. Os contratos por 20 anos em Massachusetts vão gerar benefícios econômicos e ambientais adicionais até o ano de 2043, e os acordos independentes entre a CMP e a Hydro-Québec poderão prolongar os benefícios do fornecimento de energia limpa ao Maine e à região até o ano de 2063 ou mais.

 O grupo Iberdrola e a luta contra as mudanças climáticas

ASPECTOS AMBIENTAIS

A Central Maine Power notificou as autoridades de sua intenção de modificar um elemento fundamental do projeto para evitar construir linhas aéreas sobre o rio Kennebec. A empresa apresentará um plano para criar uma travessia sob o rio, utilizando a tecnologia de perfuração direcional horizontal, e assim preservar o valor paisagístico e recreativo do segmento conhecido como o cânion do rio Kennebec.

OUTROS PROJETOS CONCLUÍDOS

O projeto NECEC é a segunda interconexão entre Canadá e Estados Unidos feita pela Iberdrola. A primeira foi o Maine Power Reliability Project (MPRP), uma iniciativa que permitiu realizar a construção e renovação de 800 quilômetros de linhas de transmissão e colocou em operação ou melhorou 13 subestações. O projeto contou com investimentos de 1,4 bilhão de dólares e criou, em média, 2.100 empregos por ano até sua conclusão em 2015.

O MPRP contribuiu para melhorar a qualidade do serviço e lançou as bases para uma futura incorporação de nova capacidade de fonte renovável na rede, além de gerar diversos benefícios sociais e econômicos ao estado do Maine.

(1) Nota A Iberdrola S.A. tem uma participação acionária de 81,5% na Avangrid, Inc.

 

(*) Disponível na versão em espanhol.