DIRETORES

Francisco Martínez Córcoles

Diretor-Geral dos Negócios (Business CEO) do grupo Iberdrola

Engenheiro Industrial especializado em Elétrica pelo ICAI (Universidade de Comillas, Madri) e com mestrado em Alta Direção de Empresas pelo IESE (Universidade de Navarra).

Conselheiro-diretor geral dos negócios do grupo.

Desenvolveu sua carreira profissional na Arthur Andersen e na Compañía Sevillana de Electricidad até ingressar na Hidroeléctrica Española e, após a fusão com a Iberduero, na Iberdrola. Na empresa, ocupou diferentes cargos de direção, a partir dos quais impulsionou o desenvolvimento das áreas de geração, comercial e gás natural nos âmbitos nacional e internacional. Entre outros cargos, é presidente da Iberdrola España, S.A. e Iberdrola Energía Internacional, S.A., assim como conselheiro da Iberdrola México, S.A. de C.V.

   

José Sainz Armada

Diretor-geral de Finanças, Controle e Recursos (CFO) do grupo Iberdrola

Bacharel em Direito e Administração de Empresas pelo Instituto Católico de Administração e Direção de Empresas (ICADE) da Universidade Pontifícia de Comillas de Madri e MBA pelo INSEAD de Fontainebleau (França).

Desenvolveu sua carreira profissional na J.P. Morgan, Argentaria Bolsa, Banco de Negocios Argentaria, Argentaria e BBVA.

Entre outros cargos, é presidente da Iberdrola Inmobiliaria, S.A.U. e presidente da Comissão de Remunerações e Sucessões da Neoenergia, S.A.1

   

Santiago Martínez Garrido

Diretor de Serviços Jurídicos do grupo Iberdrola

Bacharel em Direito pela Universidade Complutense e em Ciências Empresariais pelo Centro Universitario San Pablo CEU. Membro da Ilustre Ordem dos Advogados de Madri. Advogado da Junta de Castela e Leão e Advogado do Estado (em licença).

Vice-secretário não-conselheiro do Conselho de Administração.

Desenvolveu sua carreira profissional como Advogado da União nos Tribunais Superiores de Justiça da Catalunha e de Castela - La Mancha e no Ministério do Interior. Foi diretor do gabinete do Ministério da Justiça e membro de vários Conselhos de Administração de sociedades públicas e privadas. Atualmente é conselheiro da Avangrid, Inc.2 e da Neoenergia S.A.

   

Xabier Viteri Solaun

Diretor do Negócio de Renováveis do grupo Iberdrola

Engenheiro Industrial elétrico pela Escola Superior Técnica de Engenharia de Bilbau. Também cursou o Programa de Direção-Geral (PDG) na Escola de Direção do IESE Business School.

Desenvolveu sua trajetória profissional no Centro para a Economia e Desenvolvimento Energético e Mineiro (CADEM), na Entidade Basca da Energia e, posteriormente, no grupo Iberdrola, onde atualmente é presidente dos conselhos de administração da Iberdrola Renovables Energía, S.A., ScottishPower Renewable Energy Ltd., Avangrid Renewables, LLC e Iberdrola Renovables México, S.A. de C.V.

   

Armando Martínez Martínez

Diretor do Negócio de Redes do grupo Iberdrola

Engenheiro Industrial pela Universidade de Valladolid e diplomado em Alta Direção de Empresas pelo IPADE Business School.

Desenvolveu sua carreira profissional principalmente na Iberdrola, onde passou pelas divisões de Engenharia e Geração. De 2011 a 2014, ocupou o cargo de diretor-geral da empresa no México.

Atualmente é presidente da I-DE Redes Eléctricas Inteligentes, S.A.U., ScottishPower Energy Networks Holdings Ltd. e Avangrid Networks, Inc.

   

Aitor Moso Raigoso

Diretor do Negócio Liberalizado do grupo Iberdrola

Engenheiro Industrial elétrico pela Escola Técnica Superior de Engenharia de Bilbao, com pós-graduação em Administração de Negócios pelo IESE Business School (Madri).

Iniciou sua carreira profissional na empresa de engenharia IDOM para posteriormente ingressar na Iberdrola, onde trabalhou nas áreas de planejamento e trading, ocupando — de 2006 a 2015 — o cargo de diretor comercial. Atualmente é presidente da Iberdrola Generación España, S.A., Scottish Power Retail Holdings Ltd. e Iberdrola Generación México, S.A. de C.V.

   

Asís Canales Abaitua

Diretor de Compras e Seguros do grupo Iberdrola

Formado em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade de Deusto (La Comercial - Deusto Business School).

Desenvolveu sua carreira profissional na Iberdrola ocupando diferentes posições na Direção de TI, Administração e Controle e atualmente na Direção de Compras e Seguros do grupo.

Na atualidade ocupa os cargos de presidente na Torre Iberdrola AIE, Iberdrola Re (empresa de resseguros do grupo) e IBV. Também é membro do Conselho da Iberdrola España. Como representante da empresa, ocupa a 3.ª vice-presidência da CEBEK, Confederação Empresarial de Biscaia, e a 2.ª vice-presidência da CONFEBASK, Confederação Empresarial Basca e pertence à Comissão Executiva da Innobasque, Agência Basca para a Inovação.

   

Pedro Azagra Blázquez

Diretor de Desenvolvimento Corporativo do grupo Iberdrola

Graduado em Administração de Empresas e em Direito pelo Instituto Católico de Administração e Direção de Empresas (ICADE) da Universidade Pontifícia de Comillas de Madri e MBA pela Universidade de Chicago (EUA).

Desenvolveu sua carreira profissional na divisão de Banco de Investimento (Investment Banking) da Morgan Stanley até ingressar no grupo Iberdrola. Também é professor na Universidade Pontifícia de Comillas ICADE em Madri, Espanha.

Entre outros cargos, é conselheiro da Avangrid, Inc. e da Neoenergia S.A.

    

 

Juan Carlos Rebollo Liceaga

Diretor de Riscos e Asseguramento Interno do grupo Iberdrola

Bacharel em Ciências Empresariais, com especialização em finanças, pela Universidade Comercial de Deusto.

Desenvolveu sua carreira profissional na Arthur Andersen até ingressar na Iberdrola, onde foi Diretor de Administração e Controle.

Entre outros cargos, é presidente da Comissão de Partes Relacionadas e da Comissão de Auditoria da Neoenergia, S.A.

   

Sonsoles Rubio Reinoso

Diretora de Auditoria Interna do grupo Iberdrola

Graduada em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade Autônoma de Madri. Mestrado em Direção de Seguros do ICEA e PPD pelo IESE. Possui certificações em: Auditoria Interna, Examinadora de Fraude, Compliance & Ética Profissional e Profissional líder em Ética & Compliance. Ela é presidente do Instituto de Auditores Internos da Espanha.

Desenvolveu sua carreira profissional fundamentalmente na área de auditoria interna de entidades como Repsol YPF, S.A., Holcim (Espanha), S.A. até seu ingresso na Iberdrola, onde foi diretora de Auditoria Interna da Iberdrola Renovables, e diretora de Compliance do grupo Iberdrola.

 Mais fotos Diretoria

 

1 A A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50% + 1 ação na Neoenergia, S.A.
2 A Avangrid,Inc. é detida em 81,50% pela Iberdrola, S.A.