Nossas instalações

Ultrapassamos 42.000 MW de energia renovável e consolidamos nossa posição como uma das empresas mais limpas do mundo

Energias renováveis

Encerraremos o ano fiscal de 2023 com 42.187 MW de capacidade instalada verde. Nos últimos 12 meses, adicionamos mais de 3.250 novos MW renováveis, representando quase 8% da capacidade de 2022. Graças à sua produção, que se aproxima de 80.000 milhões de kWh limpos - 6,3% a mais do que no ano anterior -, evitamos que quase 14 milhões de toneladas de CO₂ fossem liberadas na atmosfera.

Continuamos a progredir em nossa luta pela descarbonização, como a única maneira de ter um planeta mais sustentável. Como resultado, nossa produção de energia renovável foi de 79.549 GWh no final de 2023, de acordo com os dados de 2023 apresentados em 22 de fevereiro. 

Esse crescimento na produção de energia renovável foi liderado pela energia eólica, atingindo 22.676 MW instalados no final do ano, após a incorporação de 655 novos MW de energia eólica onshore e a conexão à rede de um novo parque eólico offshore na França (Saint-Brieuc). Também é digno de nota o aumento de nossa capacidade de armazenamento hidrelétrico, atingindo 100 milhões de kWh de armazenamento após os 160 MW correspondentes à última barragem do complexo Alto Támega (Portugal).

Capacidade instalada, Produção neta e Outros dados no final do 2023.  
(*) Nota: Total MW gestionados. A efectos operativos no se está aplicando la IFRS 11.

Sobre o mapa de instalação do Grupo Iberdrola

O mapa de instalações da Iberdrola reflete de forma interativa os principais dados operacionais da companhia no mundo: a capacidade instalada de cada tecnologia, a produção líquida de eletricidade e outros dados como a energia distribuída, os pontos de fornecimento ou os clientes do grupo em cada um dos países onde está presente.

A informação do mapa se atualiza de forma trimestral, tomando como base os resultados do período, e oferece o detalhamento da capacidade instalada em cada um dos diferentes países e regiões de acordo com as tecnologias de geração de eletricidade presentes no grupo: renováveis (eólica onshore, eólica offshore, hidrelétrica, hidrelétrica de pequeno porte, armazenamento em baterias, solar e outras); nuclear; ciclos combinados; e cogeração.