Energia solar fotovoltaica

Comprometidos com a energia solar fotovoltaica

Promovemos a energia solar fotovoltaica. Na Iberdrola, estamos comprometidos com a luta contra as mudanças climáticas, o que nos levou a apostar nas energias renováveis para tornar a transição energética uma realidade.

Como parte dos planos de crescimento em energias limpas, a tecnologia solar fotovoltaica será apoiada por 18 % dos investimentos destinados às energias renováveis no Plano Estratégico 2024-2026, o que aumentará a capacidade solar instalada em cerca de 2.100 MW, com uma carteira de 1.900 MW. No final de 2023, a Iberdrola contava com um total de 
5.953 MW de potência fotovoltaica.

O que é energia fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade. Baseia-se no denominado efeito fotoelétrico, através do qual determinados materiais são capazes de absorver fótons (partículas luminosas) e liberar elétrons, gerando corrente elétrica.

Para isso, se utiliza um dispositivo semicondutor denominado célula solar ou célula fotovoltaica, que pode ser de silício monocristalino, policristalino ou amorfo, ou outros materiais semicondutores de camada fina. As células de silício monocristalino são obtidas a partir de um único cristal de silício puro e alcançam a máxima eficiência, entre 18 % e 20 % em média.

As células de silício policristalino são elaboradas em bloco a partir de vários cristais, sendo portanto mais baratas e têm uma eficiência média que se situa entre 16 % e 17,5 %. Finalmente, as células de silício amorfo têm uma rede cristalina desordenada, o que implica um pior desempenho (eficiência média entre 8 % e 9 %), assim como um preço inferior.

energía fotovoltaica

  

Vantagens da energia solar fotovoltaica

1 2 3 4 5 6 Ilustração
Fechar

Inesgotável e não poluente

Não consome combustíveis fósseis e não gera resíduos

Fechar

Alcance universal

Pode ser obtida em qualquer lugar do mundo e nos 365 dias do ano

Fechar

Ideal para zonas rurais

Um sistema adequado para lugares onde as linhas elétricas não chegam ou são difíceis de instalar

Fechar

Armazenável

Permite a instalação de baterias para armazenar o excedente de eletricidade

Mais informação
Fechar

Modulável conforme a necessidade

Pode ser produzida em instalações de geradores pequenos e em grandes usinas

Fechar

Empregos verdes

Contribui para a criação de empregos verdes e para o crescimento da economia local

Mais informação

Como funcionam as usinas fotovoltaicas?

A energia solar fotovoltaica é obtida pela conversão da luz solar em eletricidade utilizando uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico. Trata-se de um tipo de energia renovável, inesgotável e não poluente que pode ser produzida em instalações que vão desde pequenos geradores para autoconsumo até grandes usinas fotovoltaicas. Descubra como a energia fotovoltaica é obtida.

Como funcioman as usinas fotovoltaicas?

Ilustración
  • Graças ao efeito fotoeléctrico, a radiação eletromagnética emitida pelo sol se converte em energia elétrica
  • The alternating electric energy, now suitable for consumption, is distributed along transmission lines
  • Os panées fotovoltaicos são formados por células que absorvem as partículas de luz (fótons) e liberma elétrons ou corrente elétrica contínua
  • A energia elétrica contínua gerada pelos painéis é transformada em corrente alternada graças aos inversores
  • Os transformadores elevam a energia para a média tensã (até 36 kV)

O que é autoconsumo fotovoltaico

O autoconsumo fotovoltaico ocorre quando pessoas ou empresas consomem energia produzida em instalações de geração fotovoltaica próximas ao ponto de consumo. Além dos próprios painéis solares, as instalações de autoconsumo fotovoltaicas estão compostas por outros elementos como inversores, cabos, conectores e, opcionalmente, baterias. Esta forma de consumo, além de significar uma poupança na conta de luz, também ajuda a frear as mudanças climáticas, pois utiliza energias renováveis.

Existem duas modalidades de autoconsumo fotovoltaico, dependendo do destino da energia que o proprietário da instalação não utiliza: autoconsumo sem excedentes, que não envolve a descarga de energia excedente na rede; e autoconsumo com excedentes, que permite a injeção da energia que sobra na rede de transmissão.

Mais sobre energia solar

O que é energia solar?

A energia solar é uma fonte renovável e inesgotável que nos permite gerar eletricidade a partir da radiação solar que chega até nós. Apostar na energia solar significa apostar na luta contra as mudanças climáticas e acelerar a descarbonização.

Descubra a energia solar