Pasar al contenido principal

Parque eólico 'offshore' West of Duddon Sands

West of Duddon Sands, nosso primeiro parque eólico 'offshore'

O parque eólico 'offshore' West of Duddon Sands foi o primeiro desse tipo a ser instalado pela Iberdrola e consiste em 108 aerogeradores em uma área de cerca de 67 km2.

Instalaçao operacional

Parque eólico 'offshore' West of Duddon Sands

Localização Barrow-in-Furness (Inglaterra)
Capacidade total instalada 389 MW
Investimento total 2 bilhões de euros
Início de operação 2014

O parque eólico offshore West of Duddon Sands (WoDS) está localizado a 14 quilômetros a sudoeste da ilha de Walney, na costa de Barrow-in-Furness, na Inglaterra. Possui 108 turbinas, fornecidas pela Siemens, com uma capacidade unitária de 3,6 MW, o que lhe confere uma capacidade instalada total de 389 MW e garante energia limpa e renovável para mais de 270.000 residências no Reino Unido

West of Duddon Sands, que recebeu um investimento de 2 bilhões de euros, foi inaugurado em outubro de 2014 e, como explicou o presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, durante o evento, "este é o primeiro parque eólico offshore do Reino Unido a ser construído com os métodos e tecnologias mais avançados". Foi necessário construir no porto de Belfast um novo terminal projetado especialmente para o armazenamento e a montagem de fundações e turbinas eólicas. Seu tamanho e importância permitiram que mais de 300 eletricistas, soldadores e engenheiros operassem continuamente, realizando os trabalhos em turnos.  

Além disso, foram utilizados dois navios de última geração (Pacific Orca e Sea Installer), fabricados especificamente para esse tipo de instalação offshore e que, graças à sua enorme estabilidade, permitiram que a construção fosse realizada apesar das difíceis condições climáticas do inverno na região. Também foi concebida e construída uma subestação offshore para que, além de suportar as condições climáticas adversas, elevasse a tensão e transportasse a eletricidade gerada por meio de dois cabos submarinos para a subestação onshore em Heysham, o ponto de conexão com a rede do Reino Unido. 

Outros projetos no Reino Unido  

Em menos de duas décadas, a Iberdrola conseguiu se posicionar como líder em energias renováveis no Reino Unido. Por meio de nossa subsidiária britânica ScottishPower, o Grupo gerencia mais de 3.000 MW de capacidade instalada, principalmente de energia eólica offshore e onshore.  

A ScottishPower é a primeira empresa de energia 100% renovável do Reino Unido com 39 parques eólicos onshore e 2 parques eólicos offshore. Cabe menção especial ao parque eólico offshore East Anglia ONE, localizado no Mar do Norte, que é, até o momento, o maior parque eólico da história da Iberdrola e um dos maiores do mundo desse tipo. Em construção está o East Anglia Three, que será o segundo maior do mundo, com um investimento de quase 4 bilhões de libras esterlinas.  

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, estamos comprometidos com as energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 44.675 MW de energia limpa em operação em no final do primeiro trimestre de 2025.
.

Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.  

10 anos de West of Duddon Sands

En 2024, a ScottishPower Renewables estã comemorando uma década de sucesso no setor de energia eólica offshore por ocasião do 10º aniversário do parque eólico West of Duddon Sands.

Construído e operado como uma parceria 50/50, o parque eólico West of Duddon Sands, desde o seu comissionamento em 2014, tem alimentado um futuro mais limpo e mais verde a partir do Mar da Irlanda, a cerca de 14 km da costa de Cumbria.

Nos últimos dez anos, ele produziu energia renovável suficiente para abastecer o equivalente a cerca de 340.000 residências por ano, o que equivale ao tamanho da cidade de Leeds.

O projeto envolveu um investimento de mais de £1 bilhão e gerou mais de 1.000 empregos no pico da construção, com cerca de 40 empregos qualificados de longo prazo criados em sua base de operações e manutenção em Barrow-in Furness.

O projeto também trouxe investimentos multimilionários, empregos e crescimento para o porto de Belfast, o primeiro porto de pré-montagem e instalação de energia eólica offshore do Reino Unido e da Irlanda.

Em seus dez anos de existência, o West of Duddon Sands representou um marco no avanço da tecnologia de construção de parques eólicos offshore. Na época da construção, o parque eólico se beneficiou do uso de dois dos maiores e mais avançados navios do mundo para instalar as fundações e os componentes da turbina, permitindo que o trabalho continuasse em alto-mar durante um dos piores invernos em termos de ventos com força de furacão.

O fato de ser o primeiro parque eólico offshore de sua história consolidou seu lugar na história da Iberdrola e abriu caminho para que a ScottishPower se tornasse uma das maiores empresas do mercado eólico offshore do Reino Unido.