USINA FOTOVOLTAICA OTERO
Construiremos a segunda maior usina fotovoltaica da Europa
#projetos Iberdrola #energia fotovoltaica
A Iberdrola iniciou os trâmites para a construção da usina fotovoltaica de Otero que, com uma capacidade instalada de 505 MW, será a maior de Castela e Leão (Espanha) e a segunda da Europa. A usina vai ser construída na circunscrição municipal de Marazuela, Marazoleja e Anaya (província de Segóvia) e representará um investimento que se situa perto dos 220 milhões de euros.





O grupo Iberdrola continua liderando a promoção de projetos renováveis de grande capacidade. Portanto, após a colocação em funcionamento de Núñez de Balboa (500 MW) — atualmente a maior instalação fotovoltaica em operação na Europa — e o início da execução do projeto Francisco Pizarro (590 MW), a companhia inicia agora os trâmites para a construção da usina de Otero com 505 MW de potência.
O projeto, que envolverá um investimento de quase 220 milhões de euros, contará com um importante componente local, o que contribuirá para a dinamização da economia e a criação de emprego em Castela e Leão, particularmente nos municípios de Marazuela, Marazoleja e Anaya (Segóvia), onde a usina estará localizada. Em sua construção participarão fornecedores industriais e trabalharão até 1.100 pessoas em períodos de pico. A companhia também agrupou terrenos de 150 proprietários locais, os quais também serão beneficiados.
Uma vez em funcionamento, a usina fotovoltaica Otero vai gerar energia limpa suficiente para abastecer 290.000 residências, evitando a emissão na atmosfera de 182.000 toneladas de CO2/ano.
IBERDROLA, LÍDER MUNDIAL EM ENERGIAS RENOVÁVEIS
Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, somos hoje líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 40.344 MW de energia renovável em operação após o primeiro trimestre de 2023.
Este compromisso se reflete em nosso Plano de investimentos recorde de 47 bilhões de euros no período 2023-2025, dos quais destinaremos 17 bilhões de euros ao negócio de renováveis. Com esses investimentos, aumentaremos nossa capacidade instalada renovável de 12.100 MW para 52.000 MW em 2025 — 6.300 MW de fotovoltaica, 3.100 MW de eólica onshore, 1.800 MW de offshore, 700 MW de baterias e 200 MW de hidrelétrica.