USINA FOTOVOLTAICA DE FRANCISCO PIZARRO

Francisco Pizarro, o maior projeto fotovoltaico da Europa

Por meio de sua filial na Espanha, o grupo Iberdrola vai construir o projeto Francisco Pizarro, que — com seus 590 MWp de capacidade instalada — fornecerá energia limpa para 375.000 pessoas por ano e se tornará, após entrar em operação em 2022, a maior usina fotovoltaica da Europa.

Localização
Torrecillas de la Tiesa e
Aldeacentenera (Cáceres)

Capacidade total instalada
590 MWp

Investimento total
Mais de 300 milhões de euros

Entrada em operação
2022

Usina fotovoltaica de
Francisco Pizarro

O grupo Iberdrola dá mais um passo em sua estratégia de investimento em energias renováveis com o início do projeto Francisco Pizarro. Trata-se de uma nova usina fotovoltaica que contará com uma potência instalada de 590 MWp e que, uma vez em funcionamento em 2022, gerará energia limpa suficiente para abastecer 375.000 pessoas por ano, quantidade superior ao número de habitantes das cidades de Cáceres e Badajoz.

Esses números fazem Francisco Pizarro ser o maior projeto fotovoltaico da Europa e o maior implantado pela Iberdrola no mundo. Essa usina solar também supera outro grande projeto emblemático da empresa em Extremadura, a usina fotovoltaica Núñez de Balboa, cuja potência instalada é de 500 MWp.

A nova construção ocupará uma superfície de 1.300 hectares entre os municípios de Torrecillas de la Tiesa e Aldeacentenera — pertencentes à província de Cáceres —, que evitará a emissão para a atmosfera de mais de 245.000 toneladas de CO2 por ano. O projeto, que já recebeu a declaração de impacto ambiental da Direção-Geral de Qualidade e Avaliação Ambiental do Ministério de Transição Ecológica, contará com investimentos superiores a 300 milhões de euros e criará trabalho para 1.200 pessoas durante sua construção.

ACORDO DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA COM DANONE

A Iberdrola e a Danone somaram forças em seus compromissos de sustentabilidade com a assinatura de um acordo de compra e venda de energia de longo prazo (PPA, Power Purchase Agreement), que impulsionará a construção da Francisco Pizarro. A iniciativa consolida a estratégia renovável da Danone no longo prazo e permite que 100 % da energia elétrica renovável utilizada em suas instalações e fábricas provenha desse projeto solar.

O acordo garantirá o fornecimento de eletricidade verde de longo prazo para todas as fábricas da Danone e seus mananciais na Espanha, situados nas Astúrias, Barcelona, Girona, Guadalajara, Granada, Madri e Valência, assim como para seus centros logísticos e escritórios. Graham Packaging e Salvesen Logística também participam dessa parceria.

LÍDER EM ENERGIAS RENOVÁVEIS NA ESPANHA

A Iberdrola não tem dúvidas de que a transição energética pode atuar como um agente indutor fundamental para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos. Para tal, a companhia lançou um plano de investimento histórico de 75 bilhões de euros para o período 2020-2025 com o objetivo de dobrar sua capacidade renovável e aproveitar as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam.

Os investimentos na Espanha para o referido período chegarão a aproximadamente 14,3 bilhões de euros e a metade dessa cifra — mais de 7 bilhões de euros — será destinada ao desenvolvimento de novos projetos renováveis, enquanto mais de 4,5 bilhões serão para fortalecer e continuar digitalizando as redes elétricas.

Após 20 anos promovendo a transição energética, a Iberdrola é líder em energias renováveis na Espanha, com uma capacidade instalada de mais de 16.700 MW renováveis até setembro de 2020; um volume que no mundo chega a mais de 33.000 MW, convertendo seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.