Usina fotovoltaica de Francisco Pizarro

Francisco Pizarro, a maior usina fotovoltaica da Europa

Energia fotovoltaica Instalações operacionais

Por meio de sua filial na Espanha, o grupo Iberdrola iniciou a operação do projeto Francisco Pizarro, que — com seus 553 MW de capacidade instalada — fornecerá energia limpa para 334.400 casas por ano e se tornará a maior usina fotovoltaica da Europa.

Francisco Pizarro
Instalaçao operacional

Usina Fotovoltaica de Francisco Pizarro

Ubicación
Localização Cáceres (Espanha)
Capacidad instalada
Capacidade total instalada 553 MW
Inversión
Investimento Mais de 300 milhões de euros
Puesta en marcha
Entrada em operação 2022

O grupo Iberdrola dá um passo firme rumo à energia renovável com o início das operações da usina fotovoltaica Francisco Pizarro. A usina, com uma capacidade instalada de 553 MW, fornece energia limpa a 334.400 residências, mais do que as populações das cidades de Cáceres e Badajoz, evitando assim a emissão na atmosfera de 150.000 toneladas de CO2 por ano e reduzindo a pegada de carbono.

Esses números fazem Francisco Pizarro ser o maior projeto fotovoltaico da Europa —o que contribui para a independência e autossuficiência do continente— e o maior implantado pela Iberdrola no mundo. Essa usina solar também supera outro grande projeto emblemático da empresa em Extremadura, a usina fotovoltaica Núñez de Balboa, cuja potência instalada é de 500 MWp.

A construção envolveu um investimento de mais de 300 milhões de euros e ocupa uma área de 1.300 hectares entre os municípios de Cáceres de Torrecillas de la Tiesa e Aldeacentenera. Os números demonstram a importância do projeto, que totaliza 1.494.240 módulos fotovoltaicos, 13.724 seguidores – uma estrutura móvel que une o painel solar ao solo e maximiza a produção de eletricidade – e atingiu 313 inversores. 

A construção da usina de Francisco Pizarro se tornou um elemento dinamizador para o tecido industrial e o emprego local, com mais de 1.500 pessoas trabalhando em períodos de pico, sendo que um 60% desses trabalhadores eram da região.

A Iberdrola, comprometida com as boas práticas ambientais e o desenvolvimento sustentável neste tipo de construção, trabalhou com a Sociedade Espanhola de Ornitologia (SEO) na campanha de monitoramento de aves estepárias em Extremadura. Juntas, identificaram e protegeram uma área de campo

Além disso, durante a execução do projeto, foram encontrados restos arqueológicos, cuja descoberta foi relatada às autoridades locais e medidas apropriadas foram imediatamente tomadas para controlar, escavar e proteger esses restos.

Acordo de compra e venda de energia com Danone

A Iberdrola conta com uma ampla experiência em fornecer energia competitiva comprometida por PPA (Power Purchase Agreement) ou acordo de compra e venda de energia de longo prazo com vários consumidores. Neste sentido, a Iberdrola e a Danone somaram forças em seus compromissos de sustentabilidade com a assinatura de um acordo de compra e venda de energia de longo prazo (PPA, Power Purchase Agreement), que impulsionará a construção da Francisco Pizarro. A iniciativa consolida a estratégia renovável da Danone no longo prazo e permite que 100 % da energia elétrica renovável utilizada em suas instalações e fábricas provenha desse projeto solar.

O acordo garantirá o fornecimento de eletricidade verde de longo prazo para todas as fábricas da Danone e seus mananciais na Espanha, situados nas Astúrias, Barcelona, Girona, Guadalajara, Granada, Madri e Valência, assim como para seus centros logísticos e escritórios. Graham Packaging e Salvesen Logística também participam dessa parceria.

A Iberdrola também tem um acordo com a Bayer, pelo qual a utility fornece eletricidade renovável procedente da usina fotovoltaica Francisco Pizarro para cobrir toda a demanda dos nove centros da Bayer na Espanha (três fábricas, cinco centros de pesquisa e desenvolvimento e os escritórios centrais da empresa para a região da Península Ibérica).

Além disso, com o PPA assinado entre a Iberdrola e a PepsiCo, a empresa de energia fornecerá eletricidade verde dessa planta a todos os centros das multinacionais de bebidas e alimentos na Espanha e em Portugal. A Iberdrola abastecerá com energia verde a 11 instalações da PepsiCo a partir de sua entrada em vigor no dia 1º de janeiro de 2023. Essas incluem as fábricas de produção na Espanha e outra em Carregado (Portugal), os dois grandes centros logísticos em Burgos e Valência, os escritórios de vendas em Vitória, Pamplona, Palma de Mallorca e os escritórios da empresa em Vitória e Barcelona.

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 42.187 MW de energias renováveis em operação até o final de 2023.

Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.