Notícia

2022-07-12 11:00:00.0

PepsiCo se une à Iberdrola para impulsionar eletricidade verde em todas as suas instalações na Espanha e Portugal

  • A energia limpa será procedente da usina fotovoltaica Francisco Pizarro, que a Iberdrola está construindo em Cáceres (Extremadura)
  • A iniciativa garante o fornecimento de eletricidade renovável para 11 fábricas, instalações e centros logísticos e de distribuição da empresa multinacional de bebidas

A Iberdrola e a PepsiCo uniram forças em seu compromisso com a transição e sustentabilidade energética com a assinatura de um Acordo de Compra e Venda de Energia (Power Purchase Agreement) de longo prazo, sob o qual a empresa de eletricidade fornecerá eletricidade 100% renovável a todos os centros das multinacionais de bebidas e alimentos na Espanha e em Portugal. O acordo entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2023. 

Em particular, a Iberdrola fornecerá energia verde a 11 instalações da PepsiCo. Entre elas estão as fábricas de produção na Espanha (bebidas em Álava, lanches em Burgos e gaspacho Alvalle em Murcia) e outra fábrica de lanches em Carregado (Portugal). Também estão incluídos no acordo os dois grandes centros logísticos em Burgos e Valência, assim como os escritórios de vendas em Vitória, Pamplona, Palma de Mallorca e os escritórios em Vitória e Barcelona. Este acordo entrará em vigor a partir de 2023.

A energia renovável virá da usina fotovoltaica Francisco Pizarro que a Iberdrola está desenvolvendo entre os municípios Torrecillas de la Tiesa e Aldeacentenera, em Cáceres, na Extremadura. A instalação, que entrará em funcionamento em breve, evitará a emissão para a atmosfera de mais de 150.000 toneladas de CO2 por ano. Com 590 megawatts (MW) de capacidade instalada, a usina se tornará a maior usina fotovoltaica da Europa e gerará o equivalente à energia necessária para abastecer 334.000 casas por ano.

Este projeto faz parte da ambiciosa estratégia de investimento da Iberdrola em projetos de geração de energia renovável na Espanha, bem como seu compromisso com contratos bilaterais como forma de promover o fornecimento de energia a preços competitivos e estáveis entre grandes clientes comprometidos com a descarbonização.

"Temos orgulho de fazer parte do desenvolvimento de projetos como este que estão transformando o presente e o futuro energético de nosso país e que estão totalmente alinhados com nossa meta de atingir emissões líquidas zero até 2040", diz Marta Puyuelo, diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da PepsiCo no Sudoeste Europeu. Acrescenta: "Esta é uma das muitas iniciativas que estamos empreendendo como parte do marco PepsiCo Positive, uma transformação abrangente de nossa empresa com a sustentabilidade como prioridade". 

Por sua vez, Sergio Hernández de Deza, diretor de Grandes Clientes e Soluções Industriais da Iberdrola, destacou que "acordos de compra de energia verde de longo prazo abrem muitas oportunidades para o desenvolvimento de projetos renováveis que nos permitem acelerar a transição energética para reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Os PPAs se tornaram uma ferramenta ideal para gerenciar o fornecimento de eletricidade de grandes clientes consumidores que compartilham nosso compromisso com um novo modelo econômico, mais limpo e sustentável".

A aliança entre as duas empresas contribui para promover investimentos sustentáveis na Espanha e em Portugal através de duas empresas líderes em seu setor. 

PepsiCo Positive para uma cadeia de valor positiva e livre de emissões

A PepsiCo está empenhada em redobrar seus esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em mais de 40% até 2030 e alcançar emissões líquidas zero até 2040, uma década antes do que foi estabelecido no Acordo de Paris. 

Neste caso, a PepsiCo planeja reduzir as emissões de GEE (gases de efeito estufa) em suas operações diretas (Alcance 1 e 2) em 75% e em suas operações indiretas (Alcance 3) em 40% até 2030. Em sua totalidade, esta ação deve contribuir para uma redução de mais de 26 milhões de toneladas métricas de emissões de GEE - o equivalente à remoção de mais de cinco milhões de carros da estrada por um ano.

Esta iniciativa faz parte da PepsiCo Positive, uma nova estratégia focada na sustentabilidade através da qual a empresa está acelerando sua transformação para promover um impacto positivo tanto no planeta quanto nas pessoas. pep+ impulsiona a ação e o progresso através de três pilares fundamentais de seus negócios: agricultura, cadeia de valor e marcas positivas.  

Iberdrola com a energia verde como base para uma economia sustentável

A Iberdrola se comprometeu há 20 anos com uma estratégia de crescimento sustentável baseada na eletrificação. A empresa planeja investir 150 bilhões de euros até 2030 em energias renováveis, redes elétricas e armazenamento de energia, a fim de permanecer na vanguarda da revolução energética.

Este compromisso pioneiro permitiu ao grupo Iberdrola se tornar líder mundial em energia, com mais de 38.300 MW de energia verde instalados, dos quais 19.300 MW estão na Espanha (2.200 MW dos quais são solares).

A empresa pretende atingir a neutralidade de carbono até 2050 e reduzir sua intensidade de emissões globais para 50 gCO2/kWh até 2030, tendo já atingido uma intensidade de emissões de 60gCO2/kWh na Europa, graças a seu compromisso com a transição energética e o Acordo de Paris. 

Acesso a informação legal