Energia eólica onshore

Iberdrola, uma referência mundial em energia eólica onshore

Na Iberdrola, estamos comprometidos com a energia eólica, que transforma o poder de um recurso inesgotável como o vento em eletricidade, como um investimento sustentável e valioso para o futuro.

Com mais de 20.800 MW de capacidade instalada em todo o mundo, o grupo continua liderando o campo da energia eólica onshore, ao qual destinará 28% do investimento em energias renováveis do novo Plano Estratégico até 2026 para aumentar sua capacidade instalada nesta tecnologia.

O que é a energia eólica onshore?

A energia eólica onshore é gerada pelo aproveitamento da força do vento - o movimento das massas de ar - através dos aerogeradores instalados em terra. Graças às suas pás, estas turbinas eólicas transformam a energia cinética em energia rotativa mecânica, que é então utilizada para produzir a eletricidade que é conectada às redes de distribuição. A energia eólica é uma fonte de energia renovável, limpa e inesgotável que vem sendo utilizada há séculos, com as tecnologias disponíveis em cada momento e com diferentes funções.

 Além da energia eólica onshore, também contamos com a energia eólica offshore, que é produzida da mesma forma através de parques eólicos no mar. Em suma, a energia eólica é uma aposta sustentável, que impulsiona a economia local e o futuro.

Como são os parques eólicos onshore?

Os parques eólicos onshore são basicamente compostos por um conjunto de aerogeradores (de diferentes potências e tamanhos dependendo de cada parque), transformadores (que elevam a eletricidade de baixa a média tensão para a distribuição em todo o parque) e uma subestação elétrica, responsável pela conversão da energia em corrente de alta tensão, capaz de transportar a eletricidade para as instalações conectadas à rede de distribuição.

Os parques eólicos onshore são instalados em locais onde os dados indicam a previsão de uma quantidade adequada de vento. Além disso, estas turbinas eólicas terrestres, que podem atingir alturas de mais de 150 metros, convivem com as práticas de agricultura e pecuária.

Energia eólica onshore

Energia eólica offshore

0,6 MW
42 m
La Plana II Zaragoza (Espanha)
2,1 MW
120 m
El Cabo Nuevo México (Estados Unidos)
5 MW
145 m
El Puntual II Málaga (Espanha)
3,8 MW
120 m
West of Duddon Sans Irish Sea (Reino Unido)
5 MW
135 m
Wikinger Baltic Sea (Alemania)
8 MW
167 m
Saint-Brieuc Saint–Brieuc Bay (França)
9,5 MW
174 m
Baltic Eagle Baltic Sea (Alemania)
13 MW
220 m
Vineyard Wind 1 Massachusetts (Estados Unidos)

O rotor é o elemento formado pelas três pás de um moinho de vento e o cubo que as une.
Sua função é captar a força do vento e convertê-la em energia rotativa mecânica.
Dependendo de seu tamanho, a potência de uma turbina eólica varia.

Mais sobre energia eólica onshore

O que é a energia eólica, como ela se transforma em eletricidade e quais são suas vantagens?

A energia eólica, que transforma o poder de um recurso inesgotável como o vento em eletricidade, é uma aposta sustentável e valiosa para o futuro. O aproveitamento do vento exige a instalação de parques eólicos, seja em terra ou em alto-mar, com dezenas de aerogeradores. Descubra como essa energia é gerada e como ela é aproveitada.

Saiba mais sobre energia eólica