Repotenciação de parques eólicos

Você sabe o que é e como se realiza a repotenciação de parques eólicos?

Eólica offshore Eólica onshore Transição energética

A energia eólica, seja offshore ou onshore, é um recurso renovável, limpo e inesgotável, o que faz com que seja uma das fontes energéticas mais importantes. Conheça todos os detalhes sobre esse processo.

Repotenciación
Atualmente, menos de 10% das turbinas eólicas que estão chegando ao fim de sua vida útil estão sendo repotencializadas.

A energia eólica é uma das fontes de energia renovável mais importantes do mundo. Por ser inesgotável, renovável e limpo, esse recurso se tornou uma ferramenta fundamental para a transição energética e uma economia mais sustentável. Para alcançar esse objetivo, é essencial a existência de parques eólicos, que são grupos de aerogeradores, tanto offshore quanto onshore, projetados para gerar energia eólica em grande escala.

Entretanto, como qualquer tecnologia, os parques eólicos têm uma vida útil limitada. Quando um parque eólico se aproxima do fim de sua vida útil, existem três alternativas: prolongar sua vida útil por meio de manutenção, desativação ou repotenciação. Essa última opção consiste principalmente na substituição (parcial ou total) das turbinas antigas por modelos mais potentes e eficientes que utilizam a tecnologia mais recente. O repotenciamento pode multiplicar a capacidade de geração de um parque eólico e aumentar significativamente a produção de eletricidade. O motivo é simples: cada nova turbina produz mais energia do que as antigas e, portanto, são necessárias menos unidades. De acordo com dados do EoLIS 2022, o evento anual do WindEurope, a repotenciação reduz o número de turbinas em um parque eólico em um quarto, em uma média, enquanto aumenta a capacidade instalada do parque eólico em 2,7 e triplica sua produção de eletricidade. 

É por isso que a repotenciação é especialmente eficaz em parques eólicos mais antigos, que normalmente foram instalados em lugares com as melhores condições de vento e que, agora, com o passar do tempo, não são tão eficientes quanto poderiam ser com as novas tecnologias. No entanto, atualmente, menos de 10% dos aerogeradores que estão chegando ao fim de sua vida útil estão sendo repotenciados, algo que ocorre principalmente pela demora e complexidade dos procedimentos de autorização, de acordo com a WindEurope. O grupo WindEurope também destaca a diferença que existe nos países em termos de repotenciação de seus parques eólicos. Até o momento, menos de 200 parques eólicos foram repotenciados na Europa, sendo que mais da metade deles estão na Alemanha.

Por que se repotencia um parque eólico?

Após alguns anos de operação, existem várias razões pelas quais é necessário repotenciar um parque eólico para atualizá-lo e modernizá-lo, com o objetivo de prolongar sua vida útil e aumentar a eficiência. Alguns motivos pelos quais é conveniente realizar a repotenciação de um parque eólico são:

  • Obsolescência da turbina: as turbinas eólicas podem ser mais antigas e menos eficientes do que as mais novas e mais avançadas, o que limita a produção de energia do parque eólico. Além disso, elas podem chegar ao fim de sua vida útil, sendo necessário tomar uma decisão enquanto a isso. 
  • Aumento da demanda por energia renovável: a crescente demanda por energia renovável faz com que se avalie a necessidade de repotenciação como uma forma de aumentar a capacidade de produção de energia do parque eólico e atender a essa crescente demanda do mercado. 
  • Melhoria da tecnologia: a tecnologia de turbinas eólicas está sempre avançando. Portanto, a repotenciação pode ser considerada como uma forma de implementar esses avanços e melhorar a eficiência e a capacidade de produção. 
  • Mudanças nas regulamentações: as regulamentações governamentais e as políticas energéticas podem mudar com o tempo, o que afeta a viabilidade de um parque eólico existente. 

Evolução da potência unitária e do rotor de nossos aerogeradores onshore

0,66 MW
47 m
2000
2 MW
80 m
2005
2,3 MW
93 m
2009
2,5 MW
114 m
2016
3,6 MW
136 m
2019
5 MW
145 m
2022

Quais são as principais vantagens de repotenciar um parque eólico? 

A repotenciação de um parque eólico oferece vários benefícios que podem justificar o investimento e o esforço necessários para realizar esse processo, embora isso deva ser analisado para cada instalação específica. A repotenciação envolve um grande investimento por parte do desenvolvedor do parque eólico e, portanto, exige uma regulamentação estável para incentivar os desenvolvedores a tomar a decisão de investir. Algumas das principais vantagens de repotenciar um parque eólico são:

  • Aumento da capacidade de produção de energia: uma das vantagens mais importantes é o aumento de sua capacidade de produção de energia. A instalação de turbinas maiores e mais eficientes ou a atualização de componentes pode aumentar significativamente a quantidade de energia gerada pelo parque eólico.
  • Aumento da eficiência e redução de custos: a repotenciação também aumenta a eficiência de um parque eólico e reduz os custos operacionais e de manutenção. As turbinas mais avançadas são mais eficientes, já que geram mais energia com menos vento e exigem menos custo de manutenção. 
  • Avanço em direção à descarbonização: A repotenciação de ativos eólicos é uma grande oportunidade de modernizar o parque eólico e, assim, nos aproximar das metas de descarbonização a um menor custo. 
  • Melhoria da integração à rede elétrica: a substituição das turbinas por unidades de última geração garante uma melhor integração em comparação com os equipamentos mais antigos. 
  • Manutenção de empregos: diferente da desativação total, a repotenciação mantém empregos e benefícios para a comunidade local em que o parque eólico está localizado.