Notícia

2023-08-10 08:47:00.0

Iniciamos a repotenciação do primeiro parque eólico comercial da ScottishPower

  • A ambição da ScottishPower Renewables de aumentar a eficiência e a produção de seus parques eólicos mais antigos deu hoje um passo importante em Hagshaw Hill.
  • O primeiro parque eólico comercial da Escócia, que gerou mais de 895 MWh desde 1995, está sendo desativado antes do trabalho de repotenciação no próximo ano.
  • O novo parque de South Lanarkshire produzirá cinco vezes mais energia do que a antiga com pouco mais da metade do número de turbinas.

Após quase 30 anos de serviço, o primeiro parque eólico comercial da Escócia foi desativado para preparar sua recarga, a fim de cumprir as metas de redução zero do Reino Unido.

Em operação desde 1995, o parque eólico Hagshaw Hill, da ScottishPower Renewables, em South Lanarkshire, esteve na vanguarda da produção de energia eólica na Escócia, gerando mais de 895 MWh durante seus 28 anos de vida útil.

Agora, esse local de 16 MW está prestes a passar por um processo de repotenciação, tornando-se o lar de 14 novas turbinas eólicas com uma capacidade combinada de mais de 79 MW. Uma vez concluído, o parque eólico será capaz de produzir cerca de cinco vezes mais energia limpa e verde do que antes, com pouco mais da metade do número de turbinas.

O projeto de repotenciação de Hagshaw Hill faz parte da ambição mais ampla da ScottishPower Renewables de maximizar a eficiência de suas instalações existentes, substituindo as turbinas mais antigas por modelos novos, mais potentes e eficientes.

Barry Carruthers, CEO da ScottishPower Renewables, explica: "Vários de nossos parques eólicos, como muitos outros em todo o Reino Unido, estão começando a chegar ao fim de sua vida útil. Mas a repotenciação nos permite tornar esses parques, que sabemos que podem fornecer a eletricidade verde e livre de carbono de que precisamos para atingir o Net Zero, mais eficientes e maximizar a energia que obtemos deles".

"Hagshaw Hill é um bom exemplo disso. Trabalhamos nessa área há quase 30 anos, sabemos como esse local é ideal e agora poderemos produzir eletricidade suficiente para abastecer cerca de 61.000 residências por ano - quase metade das residências em South Lanarkshire.

"A repotenciação é fundamental para atingir as ambições de Net Zero, mas precisamos ser capazes de consegui-las mais rápido do que a legislação atual permite. Conhecemos esses locais, sabemos como cuidar deles e sabemos quanto mais eles podem oferecer para o Reino Unido se pudermos realizar sua repotenciação com rapidez".

Espera-se que o projeto crie mais de 100 empregos em seu pico e ainda mais oportunidades indiretas para a cadeia de suprimentos durante sua desativação e construção. Atualmente, estão sendo realizados trabalhos para desmontar as turbinas e preparar o local, e a empresa escocesa Forsyth of Denny recebeu o contrato de desinstalação.

A ScottishPower Renewables tem o compromisso de ser a melhor vizinha em nossas comunidades e, até o momento, compartilhou mais de 55 milhões de libras em benefícios comunitários por meio de seus parques eólicos. O novo parque eólico em Hagshaw Hill fornecerá um pacote aprimorado de benefícios para a comunidade, aproveitando o sucesso do antigo parque e garantindo que Hagshaw Hill deixe um legado duradouro para a comunidade local.

O processo de desinstalação continuará durante o verão e o início do outono, com a entrega dos primeiros componentes da nova turbina programada para maio de 2024. O novo local deverá estar totalmente operacional no início de 2025.