Pasar al contenido principal

Notícia

2025-07-29 08:43:00.0 - 2025-07-29 08:43:00.0 UTC +02:00

Avangrid anuncia projeto de repotenciação de 119 megawatts no Oregon

  • Projeto irá modernizar a usina eólica existente Leaning Juniper IIB, no Condado de Gilliam, Oregon, aumentando sua capacidade de geração e estendendo sua vida útil.
  • Mais de 100 MW serão destinados ao fornecimento de energia para as operações do data center do Google em The Dalles.

A Avangrid, subsidiária norte-americana da Iberdrola, anunciou a assinatura de um contrato de compra de energia (PPA – Power Purchase Agreement) com o Google, referente a mais de 100 megawatts (MW) de energia proveniente do projeto Leaning Juniper IIB, localizado no Condado de Gilliam, no estado de Oregon. A energia será destinada aos data centers da empresa em The Dalles, próximo à instalação.

A Avangrid realizará a repotenciação do parque eólico Leaning Juniper IIB, atualizando a infraestrutura do parque por meio da substituição de equipamentos por tecnologias de última geração. A iniciativa busca prolongar a vida útil da instalação, ao mesmo tempo em que aumenta sua eficiência operacional e a capacidade de geração de energia renovável para a rede elétrica. Após sua modernização, o projeto será capaz de gerar energia suficiente para abastecer aproximadamente 31 mil residências nos Estados Unidos por ano.

O fornecimento de energia ao Google será realizada pelo Distrito de Serviços Públicos do Condado de Northern Wasco. O Google estabeleceu seu primeiro data center próprio e operado em The Dalles em 2006 e, desde então, vem ampliando sua presença na região. Esses centros de dados alimentam serviços como Google Cloud, inovações em inteligência artificial e diversas soluções digitais utilizadas diariamente por milhões de pessoas e organizações, incluindo Busca, Mapas e Workspace.

O projeto representa um investimento estimado em cerca de 170 milhões de euros (200 milhões de dólares) na região centro-norte do Oregon. A fase de construção deverá gerar cerca de 150 postos de trabalho, com destaque para a contratação de mão de obra local.

Presente na comunidade do Condado de Gilliam há mais de 15 anos, a Avangrid estima que o projeto gere cerca de 17 milhões de euros (20 milhões de dólares) em arrecadação tributária ao longo de sua vida útil, contribuindo diretamente para o financiamento de diversos serviços públicos, com ênfase na área da educação. Isso inclui um acordo com o Programa de Investimento Estratégico (SIP – Strategic Investment Program) firmado com o condado, que prevê Pagamentos de Melhoria Local no valor de 2,3 milhões de euros (2,8 milhões de dólares) ao longo da próxima década.

Inaugurado em 2010, o Leaning Juniper IIB é um parque eólico que já contribuiu com aproximadamente 12,7 milhões de euros (15 milhões de dólares) em impostos sobre propriedade desde o início de sua operação. Por meio de seu programa de apoio comunitário, a Avangrid também tem investido em bibliotecas locais, creches e unidades de corpo de bombeiros da região.

Atualmente, a Avangrid detém e opera aproximadamente 2,5 gigawatts (GW) de capacidade instalada de geração renovável no Oregon. A empresa conta com cerca de 375 colaboradores no estado, atuando tanto em operações de campo quanto em seu escritório corporativo localizado em Portland.

Leia notícia completa na Sala de Comunicação da Avangrid.