Parque eólico 'onshore' Amazon Wind US East

Promovemos a energia limpa nos EUA com Amazon Wind US East

Avangrid Eólica onshore Estados Unidos Instalações operacionais

O parque eólico Amazon Wind US East, na Carolina do Norte, é o primeiro parque eólico do estado e um dos primeiros do sudeste dos EUA. Com uma capacidade total instalada de 208 megawatts (MW), o empreendimento gera energia suficiente para abastecer o equivalente a aproximadamente 61.000 residências nos EUA por ano.

Parque eólico Amazon Wind US East
Instalaçao operacional

Parque eólico Amazon Wind US East

Ícone de localização.
Localização: Pasquotank e Perquimans (EUA)
Ícone de capacidade total instalada.
Capacidade total instalada: 208 MW
Ícone de inicialização.
Entrada em funcionamento: 2017
Ícone do local de trabalho.
Empregos: mais de 500 trabalhadores

O parque eólico Amazon Wind US East ou Amazon Wind Farm North Carolina - Desert Wind simboliza a aposta das grandes multinacionais norte-americanas na geração de energias renováveis e a Avangrid* — subsidiária da Iberdrola nos Estados Unidos — como empresa de prestígio no setor. Localizado no município de Pasquotank e Perquimans, dispõe de uma capacidade instalada de 208 MW e representa a primeira grande instalação eólica em escala industrial da Carolina do Norte.

Após um rigoroso processo de licenciamento de seis anos, as 104 turbinas de alta tecnologia (modelo G114 da Gamesa com capacidade unitária de 2 MW) desse parque eólico atingiram sua operação comercial total no início de 2017. Atualmente, a Amazon Wind US East gera energia suficiente para abastecer o equivalente a aproximadamente 61.000 residências nos EUA por ano.

* A Iberdrola S.A. tem participação acionária de 81,50 % da AVANGRID, Inc.

Acordo com a Amazon para promover um modelo sustentável

A energia gerada e fornecida à rede abastece os centros de dados em nuvem atuais e futuros da Amazon Web Services, Inc. (AWS), após a assinatura dos contratos de compra e venda de energia de longo prazo (conhecidos em inglês como Power Purchase Agreements, PPA) em 2015. 
Toda a energia dessa instalação é fornecida exclusivamente à Amazon, de acordo com o contrato de compra e venda de longo prazo assinado entre as duas empresas. Portanto, a Iberdrola é proprietária e operadora do parque eólico, enquanto que a eletricidade gerada será adquirida por essa grande empresa americana de comércio eletrônico.

Assim, a Amazon se junta à mobilização de outras grandes multinacionais que estão comprometidas em investir em projetos de energia renovável por meio de contratos que garantem a rentabilidade das instalações energéticas e promovem a transição para um modelo limpo e sustentável.

Respeito ao meio ambiente e impulso econômico para a região

O parque eólico Amazon Wind US East foi construído em terras agrícolas nos condados de Perquimans e Pasquotank, na Carolina do Norte, mantendo um total respeito à biodiversidade e à atividade da região. A pegada permanente de todo o projeto é de menos de 200 acres, o que significa que os agricultores locais continuam com suas colheitas de milho, soja e trigo.

Além disso, a Amazon Wind US East representa um ganho econômico inesperado para os condados de Pasquotank e Perquimans, gerando cerca de 1,1 milhão de dólares em receita tributária e benefícios para a comunidade. Desse montante, cerca de 520.000 dólares vão para impostos anuais, tornando o parque eólico o maior contribuinte dos condados de Perquimans e Perquimans; e 624.000 dólares são destinados a pagamentos anuais de arrendamento aos proprietários de terras.

Mais de 30 empresas da Carolina do Norte participaram em sua construção e mais de 500 pessoas trabalharam durante o pico da construção. A Avangrid também construiu e mantém 62 quilômetros de novas estradas sem nenhum custo para os contribuintes ou proprietários. O parque emprega 17 funcionários em tempo integral.

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, estamos comprometidos com as energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 42.387 MW de energia limpa em operação após o primeiro trimestre de 2024.

Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.