Energias renováveis

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Começamos a apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual constrói seu modelo de negócio limpo, confiável e inteligente.

O Grupo Iberdrola é hoje líder mundial em fontes de energia renovável, com 42.387 MW de energias renováveis operacionais até o final do primeiro trimestre de 2024, e comanda a transição energética para uma economia de baixas emissões. Trata-se de um compromisso que está refletido em nosso Plano Estratégico 2024-2026, no qual planejamos destinar 15,5 bilhões de euros para o negócio de energia renovável com o objetivo de crescer em tecnologias flexíveis e armazenamento de forma seletiva. Desse montante, mais da metade será destinada a energia eólica offshore nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França e na Alemanha, enquanto que 28% será reservado para a energia eólica onshore e 18% para a energia solar.

Pingüinos

Referência em energias renováveis com projetos emblemáticos

O Grupo Iberdrola abriu novas plataformas de crescimento para se posicionar em mercados com grande projeção em energias renováveis e reforçou sua presença nos principais países onde está presente.

Atualmente está construindo diversos projetos que se converteram em autênticos marcos por sua dimensão e aposta na inovação. As fontes de energia renovável constituem uma parte muito importante desses projetos, atualmente 17 deles estão em construção ou desenvolvimento.  

Líderes eólicos, também no mar

Um dos principais indicadores de crescimento do Grupo é a energia eólica offshore. Atualmente, a companhia possui 1,819 GW instalados. Além disso, de acordo com a estratégia da empresa no setor de energia eólica offshore, refletida em nosso Plano Estratégico, a partir de 2027 teremos 3.000 novos MW de capacidade operacional, atingindo assim 5.000 MW offshore.

Conheça a energia eólica offshore

Pioneiros na produção de hidrogênio verde

A descarbonização do planeta é um dos objetivos que os países de todo o mundo estabeleceram para 2050. Para isso, a descarbonização de um elemento como o hidrogênio —atualmente responsável por mais de 2 % do total de emissões de CO2 do mundo— que dá origem ao hidrogênio verde é uma das chaves. Essa tecnologia se baseia na geração de hidrogênio por meio de um processo químico conhecido como eletrólise.

Descubra o hidrogênio verde

O que são as energias renováveis?

As energias renováveis são aquelas que provêm de fontes naturais inesgotáveis porque contêm uma enorme quantidade de energia —como o sol ou o vento— ou porque são capazes de se regenerar em pouco tempo —como a biomassa—.

Diante da crescente demanda por energia em nível mundial e da urgente necessidade de frear as mudanças climáticas, as energias renováveis estão se consolidando como a principal opção para o futuro do setor energético. Explicamos-lhe tudo sobre esse tipo de energia.

Entre as principais tecnologias de energias renováveis podemos destacar a eólica offshore e a onshore, a hidrelétrica, a fotovoltaica, o hidrogênio verde e a híbrida.

Ilustração de um parque eólico em terra e uma usina fotovoltaica.

Quais as vantagens das energias renováveis?

As energias renováveis nos oferecem uma infinidade de vantagens em relação às não renováveis.

Ícone Respeitam o meio ambiente

A maioria não produz gases de efeito estufa ou outras emissões poluentes

Ícone São ilimitadas

São obtidas através de recursos inesgotáveis da natureza e podem ser aproveitadas de forma permanente

Ícone São mais seguras para nossa saúde

Não emitem gases que são prejudiciais aos seres vivos

Ilustração

Ícone Oferecem maior flexibilidade

Podem ser instaladas em qualquer lugar: barcos, trailers, casas, prédios, etc.

Ícone Não geram resíduos difíceis de tratar

São fáceis de desmantelar e não é necessário armazenar seus resíduos

Ícone Favorecem a independência energética

Desenvolvem a economia da região, promovendo sua autonomia

Ícone Incentivam a geração de emprego

Criam cinco vezes mais postos de trabalho do que a energia convencional

Diferenças entre as energias renováveis e as não renováveis

A principal diferença entre as energias renováveis e as não renováveis é que as primeiras produzem energia de maneira indefinida porque provêm de fontes que não se esgotam ou se renovam em um curto período de tempo, enquanto as reservas das energias não renováveis são limitadas porque se esgotam com o uso ou se regeneram muito lentamente.

Outra diferença fundamental é que as energias renováveis são altamente sustentáveis e deixam uma pegada ambiental muito reduzida, ao contrário das energias não renováveis.

O que são as energias limpas?

As energias limpas consistem em sistemas de produção de energia que excluem qualquer tipo de poluente, principalmente por emissão de gases de efeito estufa como o CO2.

Assim sendo, as energias limpas promovem nossos avanços para preservar o meio ambiente e mitigam a crise de energias esgotáveis, tais como o gás ou o petróleo.

Descubra a energia limpa