Eletrificação
Junte-se à revolução do nosso século
Na Iberdrola, avançamos para acelerar a eletrificação do planeta, rumo a um sistema capaz de sustentar o aumento da demanda de energia de forma sustentável, eficiente e neutra em emissões.
O setor elétrico é aquele que melhor pode atender ao crescente aumento de energia e, ao mesmo tempo, cumprir os compromissos de redução das emissões de gases de efeito estufa, graças à sua capacidade de incorporar fontes renováveis. A eletrificação da economia é o desafio do século XXI, principalmente em setores tradicionalmente dependentes de combustíveis fósseis, como o transporte (através do veículo elétrico), a construção civil (através da bomba de calor) ou a indústria (através de soluções personalizadas).
O que é a eletrificação?
A energia é parte essencial do nosso dia a dia e permite-nos realizar tarefas tão simples como aquecer a nossa casa, ligar o carro ou trabalhar com o computador no escritório. No entanto, nosso modo de vida há muito tempo se baseia em um consumo de energia que contribui para a emissão de CO2, um dos gases de efeito estufa (GEE) mais prejudiciais ao meio ambiente. A mudança para um modelo mais sustentável, resiliente e seguro exige que reimaginemos a forma como geramos e consumimos essa eletricidade.
Nesse contexto, assume especial importância o conceito de eletrificação, que se refere ao processo de utilização da eletricidade gerada por fontes renováveis de energia, como a eólica, solar, hídrica ou geotérmica, como substituto dos combustíveis fósseis, a exemplo do petróleo ou gás natural, para realizar tarefas ou alimentar sistemas de energia.
Essa mudança de modelo exige, paralelamente, impulsionar a expansão das redes elétricas para garantir a conexão eficiente e confiável entre os pontos de energia limpa e os pontos de demanda.

"Minha mensagem é muito clara: a eletrificação é imparável e significa segurança. Com a expectativa de que a demanda global de eletricidade dobre até 2050, o investimento em redes, tanto de transmissão quanto de distribuição, geração e armazenamento é mais urgente do que nunca para atender à crescente demanda."
Ignacio Galán
Presidente executivo da Iberdrola
Eletrificação em diferentes setores
A eletricidade proveniente de energias limpas deve substituir o uso direto de combustíveis fósseis nos setores que são os principais geradores de emissões de GEE, incluindo os chamados setores de difícl descarbonização (hard-to-abate sectors): cidades e transporte urbano, transporte pesado e indústria.
Os pontos-chave do investimento do nosso Plano Estratégico 2025-2028
Desafios e tendências para entender o processo de eletrificação
Quais são as vantagens da eletrificação?
A eletrificação gera uma série de benefícios importantes para nosso planeta e nossa sociedade. Veja a seguir algumas de suas principais vantagens:
Iberdrola, impulsionando a eletrificação da economia
A eletrificação da economia representa um pilar estratégico para impulsionar uma transformação econômica sustentável e resiliente. No âmbito produtivo, esse processo implica a substituição progressiva dos combustíveis fósseis pelo uso predominante de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis.
Essa mudança de paradigma exige uma ação coordenada e decidida. A Iberdrola impulsiona ativamente esse modelo, promovendo investimentos-chave em infraestrutura elétrica e acelerando a adoção de tecnologias limpas e renováveis. Apoiamos os marcos regulatórios e as políticas que incentivam essas soluções em todos os setores, reconhecendo que a eletrificação é uma ferramenta essencial para o progresso econômico e a ação climática.














