Mobilidade sustentável

Mobilidade sustentável: o que é, seus objetivos e as principais iniciativas da Iberdrola

Mobilidade sustentável Mobilidade elétrica

A mobilidade sustentável é hoje um dos principais pilares para combater as mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida nas cidades. Na Iberdrola, assumimos o compromisso de liderar essa transformação por meio de soluções inovadoras e sustentáveis que integram energia renovável e redes inteligentes, além da eletrificação do transporte. Nosso objetivo é promover um modelo de mobilidade respeitoso que esteja alinhado à nossa estratégia de descarbonização e sustentabilidade.

Fotografía de una carretera con un coche eléctrico vista desde arriba

Os veículos elétricos são uma alternativa sustentável aos automóveis com motores a combustão, tanto para o uso privado quanto para as opções compartilhadas.

Fotografía de una persona montada en una bici eléctrica

O uso da bicicleta é uma alternativa que contribui para a melhoria da qualidade do ar, reduz o congestionamento das vias públicas e incentiva hábitos de vida mais saudáveis.

Fotografía de varios autobuses eléctricos aparcados en batería

Alcançar a sustentabilidade no transporte público coletivo é fundamental para reduzir as emissões per capita e otimizar o uso dos recursos energéticos.

Fotografía de una moto eléctrica de Smart Mobility Iberdrola

Outras formas de mobilidade individual, como as motos elétricas, também contribuem para um futuro mais limpo.

A mobilidade sustentável se tornou um pilar fundamental da transição energética e uma alternativa necessária para redefinir a forma como nos deslocamos. Atualmente, o transporte rodoviário é responsável por cerca de um quarto de todas as emissões de gases de efeito estufa no mundo, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE).  

No entanto, com o avanço dos objetivos internacionais para mitigar as mudanças climáticas, surgem novas oportunidades para minimizar drasticamente a dependência dos combustíveis fósseis e migrar para um modelo energético mais limpo e eficiente. Essa transformação não apenas contribui para mitigar as mudanças climáticas, mas também melhora a qualidade do ar nas cidades, com impactos positivos diretos na saúde das pessoas. 

Nesse cenário, a mobilidade elétrica desempenha um papel central ao viabilizar um transporte mais sustentável baseado em fontes de energia de baixo carbono. Além disso, iniciativas como o desenvolvimento de infraestruturas de recarga e a incorporação de tecnologias inteligentes são essenciais para criar um ecossistema de mobilidade mais acessível e eficiente. Essa transição representa um desafio global que exige a colaboração de governos, empresas e sociedade civil para alcançar os objetivos climáticos e construir um futuro em harmonia com o meio ambiente. 

Quais são os objetivos da mobilidade sustentável?

A mobilidade sustentável não busca apenas mudar a forma como nos deslocamos, mas transformar completamente o sistema de transporte para torná-lo mais eficiente, acessível e com menor impacto ambiental. Seus objetivos estão alinhados aos grandes desafios globais, como a luta contra as mudanças climáticas, a melhoria da qualidade do ar e a criação de cidades mais inclusivas ou habitáveis. Esses princípios orientam as políticas públicas e estratégias voltadas a um modelo de transporte centrado nas pessoas, na igualdade e na sustentabilidade. 

Os objetivos da mobilidade sustentável

A mobilidade sustentável é aquela que atende às demandas de deslocamento da sociedade sem comprometer as necessidades ecológicas e sociais. A transformação do sistema de transporte deve permitir alcançar os seguintes objetivos:

Ilustração de uma cidade verde e sustentável com pessoas passeando pelas ruas Ilustração de uma cidade cheia de poluição, sem pessoas nas ruas e com árvores secas.

Clique na imagem

1 2 3 4 5 6
1
Abrir / Fechar

Redução das emissões de poluentes

Diminuir a dependência de combustíveis fósseis no setor de transportes para combater as mudanças climáticas.

2
Abrir / Fechar

Fomento à eficiência energética

Otimizar o consumo de energia no transporte, tanto com tecnologias inovadoras e limpas quanto com práticas mais eficientes.

3
Abrir / Fechar

Melhoria da qualidade do ar

Promover meios de transporte menos poluentes, considerando que a poluição atmosférica é uma das principais causas de morte prematura nas grandes cidades.

4
Abrir / Fechar

Redução da poluição sonora

Minimizar os níveis de emissões sonoras, já que a exposição prolongada ao barulho pode causar diferentes problemas de saúde (distúrbios do sono, impactos no sistema cardiovascular e metabólico, deficiências cognitivas, etc.).

5
Abrir / Fechar

Garantia de acessibilidade

Transformar nosso sistema de mobilidade representa uma oportunidade de melhorar e promover a equidade no transporte, garantindo que todas as pessoas tenham acesso a sistemas de transporte seguros, sustentáveis e acessíveis.

6
Abrir / Fechar

Integração de políticas de mobilidade e planejamento urbano

Coordenar novas estratégias de transporte com o desenvolvimento urbano para criar cidades mais sustentáveis e habitáveis.

Oportunidades da mobilidade sustentável

A mobilidade sustentável não representa apenas uma solução alternativa aos desafios ambientais e climáticos, mas também abre as portas para uma série de oportunidades econômicas, sociais e tecnológicas que podem melhorar nossa sociedade. 

Redução de custos a longo prazo

O transporte sustentável, principalmente aquele baseado na eletrificação, utiliza fontes de energia renováveis que são mais econômicas e estáveis em comparação com os combustíveis fósseis, reduzindo significativamente os custos a longo prazo. 

Impulso à inovação tecnológica

A mobilidade sustentável se apoia em novas tecnologias e incentiva o desenvolvimento de projetos inovadores, como baterias de maior capacidade, sistemas inteligentes de gestão de tráfego ou até veículos autônomos.

Criação de empregos verdes

O desenvolvimento de infraestruturas de mobilidade sustentável e elétrica, a fabricação de veículos ambientalmente responsáveis e a implementação de energias renováveis geram oportunidades de emprego em setores de alto valor agregado.

Melhoria da qualidade de vida

Ao reduzir a poluição atmosférica e acústica, a mobilidade sustentável promove um ambiente urbano mais sustentável, com impacto direto no bem-estar físico e mental da população.

Fortalecimento da resiliência urbana

Ao deixar de depender de combustíveis fósseis e apostar em modelos de transporte mais flexíveis, as cidades com mobilidade sustentável estão mais preparadas para enfrentar crises climáticas e energéticas. 

Tipos de mobilidade sustentável

A mobilidade sustentável abrange uma variedade de alternativas que respeitam o meio ambiente. Cada uma delas oferece características específicas para diferentes necessidades e contextos, permitindo que cada indivíduo encontre a melhor forma de mobilidade para cada momento. Em geral, os principais tipos de mobilidade sustentável podem ser divididos em dois grandes grupos, dependendo da presença ou não de um motor no deslocamento.

Pedestres: mobilidade a pé ou reduzida

Os pedestres representam uma forma de mobilidade sustentável, uma vez que não emitem gases poluentes e não dependem de combustíveis fósseis. Além de não gerar poluição atmosférica ou sonora, favorecem um estilo de vida saudável e diminuem o congestionamento nas cidades. Neste grupo também se incluem crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, o que reflete a necessidade de projetar cidades com calçadas largas, itinerários seguros e espaços acessíveis.

Bicicletas: mobilidade em duas rodas

As bicicletas não emitem gases poluentes, requerem poucos recursos para sua fabricação e ocupam menos espaço do que os veículos motorizados. Trata-se de uma opção ecológica que contribui para a melhoria da qualidade do ar, reduz o tráfego e fomenta hábitos saudáveis. Elas podem ser usadas em infraestruturas como ciclovias, sistemas de bicicletas compartilhadas e medidas que aumentem a segurança no trânsito.

As bicicletas elétricas são uma opção cada vez mais popular nas cidades para percorrer distâncias mais longas ou superar desníveis, combinando a eficiência do ciclismo com o conforto da assistência elétrica. Esse tipo de transporte traz vantagens graças aos avanços tecnológicos que permitem, por exemplo, desenvolver baterias mais leves, com maior autonomia e vida útil. Na Iberdrola, promovemos esta forma de mobilidade elétrica através da instalação de estações de recarga alimentadas com energia renovável.

Mobilidade sustentável no transporte público coletivo

O transporte público coletivo — que inclui ônibus, trens, metrôs e bondes — é essencial para a mobilidade sustentável, já que reduz as emissões per capita e otimiza o uso dos recursos energéticos. Além disso, diminui o tráfego nas cidades e o consumo de espaço urbano. A eletrificação do transporte público coletivo é uma das formas mais eficazes de reduzir as emissões do setor. Os ônibus elétricos e os bondes movidos a energia renovável minimizam as emissões de CO₂, enquanto os trens movidos por eletricidade são uma alternativa eficiente e limpa para trajetos de média e longa distância.

Na Iberdrola, promovemos essa transição fornecendo eletricidade renovável para alimentar esses meios de transporte e soluções tecnológicas para otimizar seu funcionamento, como sistemas de armazenamento de energia e redes inteligentes. Além disso, contamos com medidas como a instalação de pontos de recarga para ônibus ou parcerias com empresas de transporte para eletrificar as frotas urbanas desse tipo de veículo.

Veículos sustentáveis compartilhados: carpooling e carsharing

Os veículos compartilhados são uma solução sustentável, pois reduzem o número de veículos em circulação, diminuem as emissões totais e promovem o uso eficiente dos recursos. Existem duas modalidades de veículos compartilhados: carpooling, que permite que várias pessoas compartilhem um carro para o mesmo trajeto, e carsharing, que se baseia no aluguel de algum tipo de veículo por horas ou até mesmo por minutos. Seu funcionamento normalmente depende de plataformas digitais que facilitam o acesso a esses meios.

A eletrificação dos veículos compartilhados traz um duplo benefício ambiental, garantindo que esses veículos operem com o menor impacto possível. Na Iberdrola, colaboramos com empresas de mobilidade compartilhada, oferecendo pontos de recarga elétrica alimentados por energia verde e incentivando o desenvolvimento de frotas sustentáveis.

Veículos elétricos particulares

Os veículos elétricos são uma alternativa sustentável aos veículos movidos a combustíveis fósseis para uso privado, uma vez que não emitem gases poluentes durante seu funcionamento e podem ser carregados com energia renovável, reduzindo seu impacto ambiental. Além disso, são silenciosos e eficientes do que os motores tradicionais, melhorando a qualidade do ar e combatendo as mudanças climáticas. Esses veículos funcionam com baterias recarregáveis alimentadas por energia elétrica, preferencialmente de origem renovável.

Além disso, os avanços nas baterias elétricas e nas tecnologias de recarga inteligente tornam esses veículos cada vez mais eficientes e acessíveis. Na Iberdrola, lideramos a transição para essa mobilidade através da instalação de uma rede de pontos de recarga, soluções de recarga inteligente e fornecimento de energia renovável para os usuários.

Eletrificação do transporte pesado

O transporte rodoviário, até o momento muito dependente de combustíveis fósseis, é um dos principais responsáveis pela poluição: emite cerca de 24% de todas as emissões de efeito estufa no mundo, segundo a AIE. Embora não haja um número preciso para o transporte de mercadorias, estima-se que represente uma proporção considerável. Por isso, a sustentabilidade desse tipo de mobilidade, principalmente por meio da eletrificação de caminhões, é uma alternativa crucial para a transição energética.

Na Iberdrola, contamos com diversas iniciativas focadas em oferecer soluções de recarga para esse tipo de veículo elétrico no setor, utilizando energia proveniente de fontes renováveis em sua produção.

Somos energia em movimento (versão em espanhol).

Principais iniciativas de mobilidade sustentável da Iberdrola

Promovemos diversos projetos para incentivar a mobilidade sustentável em vários países, focando na redução das emissões e fomentando a eletrificação do transporte.

Espanha

Na Iberdrola, desenvolvemos um programa completo para a implantação da sustentabilidade no transporte na Espanha: nosso Plano Smart MobilityLink externo, abra em uma nova aba. . Este programa inclui várias ações-chave para facilitar a adoção de veículos elétricos e reduzir o impacto ambiental do setor:

  • Implantação de infraestrutura de recarga pública. Assumimos o compromisso de instalar uma ampla rede de estações de recarga ou eletropostos para veículos elétricos, que já conta com mais de 8.000 pontos no país. Além disso, temos uma parceria com a BP Pulse, filial da empresa britânica BP, para criar a maior rede de recarga pública de alta velocidade na Península Ibérica, com a previsão de instalar mais de 10.000 pontos até 2030. 
  • Desenvolvimento da rede de recarga privada. Oferecemos soluções privadas, tanto domésticas (Smart Mobility) como para empresas (Smart Mobility Empresa), para o seu desenvolvimento. Isso inclui a instalação de infraestrutura de recarga e sua manutenção, planos de fornecimento personalizados e a possibilidade de operá-la remotamente e em tempo real através de um aplicativo. Nossa rede pública e privada já ultrapassa 60.000 pontos de recarga.
  • Eletrificação de estacionamentos de empresas. Instalamos a infraestrutura necessária para adaptar os estacionamentos das empresas às soluções elétricas. 
  • Eletrificação do transporte público e pesado. Oferecemos soluções para eletrificar veículos públicos, como ônibus urbanos. Para isso, seguimos desenvolvendo infraestruturas de recarga com iniciativas em cidades como Madri, Barcelona, Valência ou Elche, entre outras. Além disso, facilitamos a eletrificação do transporte pesado rodoviário por meio de parcerias com a Associação Empresarial para o Desenvolvimento e Impulso da Mobilidade Elétrica (AEDIVE), Disfrimur e Ingeteam ou um hub específico em Elche. 

Outros acordos com parceiros estratégicos. Seguimos assinando acordos com empresas importantes do setor de transporte, como grandes fabricantes de veículos (Renault, Mercedes Benz, Volvo, KIA, Hyundai, etc.), além de diversos contratos de compra e venda de energia (PPAs) com empresas de setores variados, como Mercadona, Eroski, Burger King, McDonalds e Alcampo, entre outras. 

Na Espanha, também criamos, em conjunto com a Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB), a primeira estação de hidrogênio de uso público e comercial do país, localizada na Zona Franca de Barcelona. Esta instalação entrou em funcionamento em janeiro de 2022 e abastece com hidrogênio verde os ônibus da TMB e outras frotas de veículos elétricos. 

Reino Unido

No Reino Unido, através da nossa subsidiária ScottishPower, estamos avançando na eletrificação no âmbito domésticoLink externo, abra em uma nova aba.  e empresarialLink externo, abra em uma nova aba. . Para uso residencial, oferecemos carregadores para veículos elétricos com instalação, garantia, compatibilidade com energia solar e serviço pós-venda. Para uso corporativo, disponibilizamos às empresas carregadores rápidos e ultrarrápidos, com instalação personalizada e adaptada às normas de segurança. Além disso, temos iniciativas para frotas empresariais. 

Portugal

Em Portugal, oferecemos diversas soluçõesLink externo, abra em uma nova aba.  para a mobilidade elétrica. No âmbito residencial, disponibilizamos a instalação de carregadores privados com planos de eletricidade adaptados às necessidades dos nossos clientes. Além disso, apostamos na eletrificação do transporte público e pesado. Destacamos nossas parcerias com grandes fabricantes de veículos e empresas como a Mercadona, para a qual fornecemos, colocamos em operação e já operamos mais de 3.500 pontos em 800 supermercados na Espanha e em Portugal. 

Austrália

Através da Iberdrola Australia, desenvolvemos diversas soluções de mobilidade elétrica como parte da nossa estratégia de energia sustentávelLink externo, abra em uma nova aba. . Estas incluem a instalação e gestão de infraestruturas de recarga para veículos elétricos, combinadas com geração solar e armazenamento em baterias. Além disso, implementamos estações de recarga em projetos como estacionamento solares, melhorando a acessibilidade à eletromobilidade. 

Futuro da mobilidade sustentável

As projeções indicam que a mobilidade sustentável continuará crescendo nos próximos anos. Um estudo do Oliver Wyman Forum e do Instituto de Transportes da Universidade da Califórnia em BerkeleyEnlace externo, se abre en ventana nueva.  estima que, em 2030, as cidades oferecerão diversos serviços de transporte urbano sob demanda, compartilhados e elétricos, o que gerará um volume de negócios de 660 bilhões de dólares em todo o mundo, em comparação aos 260 bilhões obtidos em 2020.  

Paralelamente, o nível de aceitação e apoio dos consumidores também cresce de forma significativa. A pesquisa Voice of the Consumer 2024Enlace externo, se abre en ventana nueva. , realizada em nível global pela companhia PwC, revela que a maioria dos entrevistados deseja menos tráfego, mais veículos ecológicos e um transporte público mais eficiente — sendo decisões influenciadas principalmente pela preocupação com as mudanças climáticas, destaca o estudo —. 

O futuro da mobilidade alternativa se apresenta, portanto, como uma combinação entre inovação tecnológica, políticas públicas que favoreçam seu uso e mudanças nos hábitos dos usuários, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e melhorar a qualidade de vida nas cidades e estradas. 

Tendências da mobilidade urbana

Grande parte das tendências relacionadas à mobilidade sustentável está nos centros urbanos, onde ocorrem os principais deslocamentos dos habitantes de uma cidade. Estas são algumas das principais correntes:

Micromobilidade

O uso de meios leves, como bicicletas e patinetes elétricos, surge devido à demanda por soluções de transporte que reduzam os congestionamentos e as emissões em ambientes urbanos. São alternativas ideais para trajetos curtos e para complementar outros sistemas de mobilidade.

Mobilidade como serviço (MaaS)

A integração de diferentes meios de transporte, sejam eles públicos ou privados, em plataformas sob demanda permite que os usuários planejem e paguem por múltiplas opções de deslocamento. Esse modelo facilita a combinação entre transporte público, veículos compartilhados e micromobilidade.

Mobilidade inteligente

A integração da inteligência artificial (IA) na mobilidade sustentável está transformando a forma como nos deslocamos e gerenciamos o transporte. Trata-se de uma tendência transversal que contempla sistemas de previsão de congestionamentos, para reduzir tempos de viagem e consumo de combustível; veículos autônomos, com potencial para melhorar a eficiência energética, otimizar rotas e reduzir acidentes; ou a gestão de frotas com maior eficiência operacional em setores de logística e transporte, com base em dados de tráfego, custos e pegada de carbono. 

Toda a informação sobre

Mobilidade sustentável

O que é a mobilidade sustentável? Qual é seu objetivo?

O conceito de mobilidade sustentável se refere àquela que satisfaz as necessidades de se deslocar livremente, podendo estabelecer relações sem sacrificar valores ecológicos e humanos (atuais ou futuros). Visa melhorar a qualidade do ambiente, não só tomando como base a redução de emissões nocivas dos transportes, mas também pretende proteger pedestres, ciclistas e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, proporciona um acesso universal a lugares comuns por meio do transporte público e internaliza os custos socioeconômicos dos meios de locomoção.


O que é a mobilidade sustentável?

A mobilidade sustentável surge para contrapor os efeitos negativos ocasionados por um tipo de modelo de transporte que polui o ar, consome energia em excesso e prejudica a saúde dos cidadãos.

é um desafio energético e ambiental que ajudará a melhorar o bem-estar social, econômico e também o transporte nas cidades.

Estamos falando da forma mais ecológica possível de transporte: abandonar os combustíveis fósseis, responsáveis pela maior descarga de CO2 na atmosfera e culpados por 4,5 milhões de óbitos/ano, conforme os últimos relatórios. Para unir mobilidade e sustentabilidade, devemos apostar nos carros elétricos, no carsharing e nos meios de transporte público. Para que isto seja possível, são necessárias políticas de mobilidade pensadas para o respeito ambiental e a implementação de um plano de mobilidade que aposte na frota verde, nas restrições nos núcleos urbanos de veículos poluentes e na construção de vias e circuitos para veículos não motorizados.


Qual é o plano de mobilidade sustentável proposto pela Iberdrola?

A Iberdrola deseja liderar a transição para a mobilidade sustentável e a eletrificação do transporte. Para tal, oferece diferentes vantagens aos seus Stakeholders por meio do Plano de Mobilidade Sustentável Iberdrola. Situado no âmbito de sua Política de Gestão e Proteção da Natureza, este plano estratégico de mobilidade realiza mais de 20 ações para promover o uso da energia limpa e terminar com as emissões de carbono dos veículos tradicionais que funcionam com combustíveis fósseis. Entre suas ações, se destacam aquelas que estão dirigidas aos seus funcionários: ajudas para adquirir um veículo elétrico, oferta de transporte coletivo, carpooling e incentivo do uso da bicicleta, entre outras. Do mesmo modo, em sua atividade empresarial também se inclui a frota verde, pontos de recarga elétrica em centros de trabalho, Serviço de Mobilidade de Operações e serviço carsharing, entre outros. O plano também oferece várias vantagens para seus clientes e fornecedores: o serviço de fatura eletrônica, que evita gastos de papel e tinta e anula as emissões derivadas dos transportes para entregar as faturas. E a calculadora de CO2, pensada para controlar estas últimas. Além disso, a Iberdrola está implementando para seus clientes o Plano Smart Mobility, que aposta na mobilidade elétrica (inclui tarifas especiais e a maior rede de estações de recarga rápida para veículos elétricos nas principais rodovias da Espanha).


Em que consiste o plano de mobilidade elétrica da Iberdrola?

A Iberdrola aposta na mobilidade elétrica via seu Plano Smart Mobility, que oferece uma mobilidade alternativa e coloca à disposição do interessado as últimas inovações em recargas para carros elétricos.

Percorrer a Espanha de ponta a ponta com um carro elétrico já é uma realidade graças à recarga rápida deste plano para veículos elétricos. O Plano Smart Mobility inclui a instalação de pontos de recarga, assim como de uma tarifa especial para carregar os veículos com eletricidade de origem verde. Inclui a instalação de quase 110.000 pontos de recarga e está pensado para todo o tipo de residências e empresas que apostam na mobilidade alternativa. A ideia é também disponibilizar este serviço a seus funcionários e clientes.

Os usuários podem realizar a recarga, quer sejam clientes ou não da Iberdrola, com o aplicativo para dispositivos celulares que a empresa desenvolveu: o app Recarga Pública Iberdrola. Os motoristas poderão geolocalizar, reservar e pagar suas recargas com o celular. O aplicativo possui um mapa verificado de todos os carregadores em via pública na Espanha (atualmente mais de 3.600 carregadores da Iberdrola e de outros operadores em 1.200 localizações).


Em que ponto está a mobilidade elétrica hoje em dia?

Os especialistas automotivos parecem coincidir em que o setor irá evoluir mais nos próximos cinco anos que na última metade do século. Cada vez são mais as ajudas para carros elétricos feitas pelos governos (Plano Moves na Espanha, por exemplo) e as restrições para veículos poluentes nos núcleos urbanos forçam a inevitável chegada do transporte elétrico. As vendas de veículos ligeiros elétricos puros seguem subindo, tendo em conta as novas medidas europeias de emissões de CO2: o número de emplacamentos de transporte elétrico deverá aumentar, pois parece ser a única opção para não ultrapassar as emissões de CO2 permitidas (atualmente são 95 g/CO2, mas em 2030 terão que se reduzir até 65).

Do mesmo modo, nos diferentes núcleos urbanos ao redor do mundo, existem à disposição dos habitantes opções de veículos com emissões zero para que se movam livremente (carros elétricos, bicicletas, patinetes) com preços módicos. A frota elétrica pública das cidades é cada vez maior e os pontos de recarga para este tipo de veículos crescem de forma exponencial.

Nós lhe contamos como será a mobilidade do futuro.


Quais são as boas práticas que podem ser promovidas para uma maior mobilidade sustentável?

Qualquer prática que quiser unir mobilidade e sustentabilidade deve apostar na promoção do transporte público, nos veículos não motorizados e na diminuição do uso do carro privado. Para ajudar a diminuir os índices de poluição ambiental, estas medidas são necessárias, pois este tipo de transportes são mais ecológicos e mais sustentáveis. O transporte público gera um impacto muito menor e a bicicleta, o patinete e outros veículos não motorizados, um impacto nulo.

Caso a escolha seja o veículo próprio, a decisão deveria ser por veículos elétricos (e-mobilidade) ou híbridos. Atualmente, existem diferentes ajudas para carros sustentáveis. A Iberdrola oferece o Plano de Veículo Elétrico, que além de ser ecológico com o planeta, é mais barato (90 % de poupança no consumo se comparado com um veículo diesel ou a gasolina).

O setor do transporte deve participar das boas práticas para uma maior mobilidade sustentável: mudando suas frotas para veículos com emissões zero ou reorganizando o modelo (incentivando o carsharing, por exemplo).


Que ajudas podemos receber para adquirir um carro elétrico?

Recentemente, o Governo da Espanha lançou o Programa de Incentivos à Mobilidade Eficiente e Sustentável, conhecido como Plano Moves 2020. Concebido para gerenciar ajudas para a compra de veículos com emissões zero, o plano tem uma dotação de 100 milhões de euros e concede até 5.500 euros àqueles cidadãos que descartem seus carros velhos e poluentes e se decidam por um veículo elétrico. O Moves também subvenciona aportes para a compra daquelas pessoas que se decidam por um híbrido com conexão elétrica.

Em termos privados, são várias as empresas que oferecem a seus stakeholders importantes ajudas e subvenções para adquirir um carro elétrico. No caso da Iberdrola, o Plano de Mobilidade Sustentável disponibiliza ajudas econômicas para seus funcionários que queiram um veículo não poluente e formação em mobilidade sustentável. 


Em que consiste o plano de colaboração entre a Iberdrola e o OVEMS (Observatório do Veículo Elétrico e da Mobilidade Sustentável)?

Com o objetivo de contribuir para a mudança de paradigma ambiental no transporte, a Iberdrola se uniu ao Observatório do Veículo Elétrico e da Mobilidade Sustentável (OVEMS), criado pela Universidade Pontifícia de Comillas ICAI-ICADE. Este observatório faz pesquisas aplicadas, sendo uma plataforma de dados que realiza avaliações técnicas para dar suporte e acompanhar o desenvolvimento e a viabilidade da mobilidade elétrica e sustentável na Espanha.

Esta associação nacional de mobilidade sustentável conta com especialistas da própria universidade e outros em colaboração com empresas e agentes dos setores do transporte e da energia. Entre suas principais funções, está a divulgação de tecnologias do veículo elétrico e a mobilidade sustentável, a promoção de teses de final de curso e mestrados, a realização de eventos e a consolidação de um grupo de observação e pesquisa para projetos de âmbito nacional e internacional.


A importância da gestão do transporte para o meio ambiente

Os meios de locomoção são imprescindíveis para a nossa liberdade de movimentos e desempenham um papel essencial para a sociedade e a economia. Porém, o transporte é responsável por uma grande parte das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Portanto, sua contribuição às mudanças climáticas é significativa.

Outros setores, produtores de energia e indústria, começaram a reduzir suas emissões em 1990; mas não podemos dizer a mesma coisa do transporte que, pelo contrário, as aumentou. Os meios de transporte provocam sérios impactos ambientais e a gestão ecológica do transporte para o cuidado do meio ambiente é ainda um assunto pendente (embora o paradigma esteja começando a mudar). é verdade que a poluição atmosférica provocada pelo transporte diminuiu um pouco na última década devido principalmente a novas normas que regulam a qualidade do combustível e regras europeias que controlam as emissões dos veículos. Mas a poluição segue sendo elevada.

Para que deixemos de ver as manchas semicirculares de poluição características dos núcleos urbanos, devemos realizar uma boa gestão da mobilidade que aposte na mobilidade sustentável. Apostar nos veículos elétricos, no carsharing, nos transportes não motorizados e nos transportes públicos. Só assim conseguiremos esses efeitos ecológicos que queremos, terminaremos com a poluição ambiental e poderemos falar de desenvolvimento sustentável.


Informação relacionada