Notícia

2020-10-20 00:00:00.0

A companhia energética se converte em fornecedora da solução de recarga da linha Recharge da Volvo na Espanha, tanto para veículos elétricos da marca quanto para híbridos plug-in

Iberdrola e Volvo Car España chegam a um acordo para promover juntas a mobilidade elétrica na Espanha

  • A Iberdrola implementa um plano de infraestrutura de recarga com mais investimentos e aposta na recarga mais rápida, o que a levará a instalar 150.000 pontos de recarga em residências, empresas e vias públicas (urbana e interurbana) em cinco anos
  • A Volvo lidera a transformação sustentável da indústria automotiva com a execução de um ambicioso plano reconhecido pela Organização das Nações Unidas devido à sua revolucionária estratégia de eletrificação. O elemento central de seu plano climático estabelece que 50 % de suas vendas globais em 2025 corresponderão a veículos elétricos e os outros 50 % a híbridos

A Iberdrola e a Volvo Car España assinaram um acordo-quadro de colaboração para promover a mobilidade sustentável, convertendo o grupo de energia em fornecedor da solução de recarga para automóveis da linha Recharge do fabricante de veículos automotores na Espanha.

A solução que a Iberdrola e sua empresa participada Wallbox fornecerão à Volvo foi concebida para facilitar a recarga dos veículos de seus clientes e inclui a comercialização do ponto de recarga e sua instalação em garagens privadas ou comunitárias.

Os clientes que desejarem também poderão contratar a tarifa elétrica do Plano Veículo Elétrico da Iberdrola, que permite que o usuário percorra 1.000 km por 5 euros, um montante dez vezes mais barato que o diesel ou a gasolina. A proposta também inclui seis meses de recarga gratuita em toda a rede de uso público da Iberdrola.

 

Energia 100 % verde e soluções digitais

Os usuários da linha Recharge da Volvo, através da infraestrutura que a Iberdrola colocará à disposição desse fabricante, recarregarão as baterias de seus carros elétricos com energia 100 % verde proveniente de fontes de geração limpa, que possuem certificados de garantia de origem renovável (GdO).

Além disso, os pontos de recarga estarão localizados no App de Recarga Pública Iberdrola, o único na Espanha que inclui informações comprovadas de todos os carregadores de veículos elétricos operacionais na Espanha tanto da Iberdrola quanto de outros operadores. Com o App é possível geolocalizar o carregador e, no caso dos clientes da Iberdrola, também se pode reservar e pagar com o celular.

 

Mobilidade elétrica e recuperação verde

A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte em sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição, assim como para a recuperação verde no mundo pós-COVID.

A companhia está implantando um plano de mobilidade sustentável, cujo investimento é de 150 milhões de euros, que permitirá intensificar a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos.

A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga tanto em residências quanto em empresas, assim como nas vias urbanas, cidades e principais rodovias nos próximos

cinco anos. A aposta na instalação de estações de alta eficiência se concretizará com a instalação de estações ultrarrápidas (350 kW) a cada 200 quilômetros, super-rápidas (150 kW) a cada 100 quilômetros e rápidas (50 kW) a cada 50 quilômetros.

A Iberdrola está ciente da necessidade de promover a mobilidade elétrica na Espanha através de uma ação coordenada e eficiente com os principais agentes envolvidos. Nesse sentido, a companhia já completou mais de 40 acordos de implantação de infraestrutura junto a administrações, instituições, empresas, estações de serviço, concessionárias e fabricantes de veículos elétricos.

A Iberdrola foi a primeira empresa espanhola a assinar a iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para os veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos e facilitar a recarga ao pessoal em seus negócios da Espanha e Reino Unido até 2030.

 

Estratégia Volvo

A Volvo cumpriu em 2019 o objetivo lançado em 2017 de que todos os veículos lançados a partir desse ano tivessem uma versão elétrica. A atual linha Volvo Recharge de híbridos elétricos plug-in oferece sete modelos e doze versões com a etiqueta Zero emissão na Espanha. A Volvo também tem o objetivo de reduzir em 40 % a pegada de carbono por veículo durante toda a sua vida útil entre 2018 e 2025.

80 % por cento da eletricidade utilizada na rede mundial de fabricação da Volvo é sustentável e provém de fontes renováveis. 100 % da eletricidade utilizada na fábrica de Chengdu, a maior da Volvo Cars na China, já é de origem renovável: cerca de 65 % provém de energia hidrelétrica e o restante de energia solar, eólica e outras fontes.

Outros objetivos de curto prazo do fabricante consistem em reduzir as emissões de CO2 relacionadas à cadeia de suprimentos global em 25 % até 2025 e as emissões de carbono geradas pelas operações gerais da empresa em 25 %.

O segmento da linha Recharge de modelos recarregáveis da Volvo Cars aumentou mais do que o dobro nos seis primeiros meses em relação ao mesmo período de 2019. A Volvo Cars vendeu quase 46.000 híbridos plug-in em 2019, ou seja, 23 % a mais em relação a 2018 e mais do que o dobro que em 2017. Atualmente, mais de 20 % das vendas realizadas na Espanha correspondem à linha Recharge e se prevê que essa tendência cresça nos próximos anos.

Entre 2020 e 2025, a Volvo Cars apresentará cinco modelos totalmente elétricos, sendo o primeiro deles o XC40 Recharge com tração nas quatro rodas, uma autonomia de mais de 400 quilômetros (WLTP) e potência de 408 CV.

Acesso a informação legal