NotíciaVolver

09/12/2020

A companhia energética avança na implementação de seu plano de mobilidade sustentável, que prevê a instalação de 150.000 carregadores elétricos nos próximos cinco anos

Iberdrola e o Grupo BNP Paribas revolucionam o mercado de locação de veículos através de um acordo para impulsionar a mobilidade sustentável na Espanha

  • Lançam uma solução Tudo incluído para particulares e empresas que integra em uma única oferta a locação do veículo elétrico, a instalação do ponto de recarga e o consumo de energia - na residência e em vias públicas - para os km contratados
  • A Iberdrola também instalará carregadores elétricos nos escritórios do grupo e, junto ao BNP Paribas Real Estate, promoverá pontos de recarga entre os principais operadores imobiliários e shoppings centers
  • O acordo também inclui a criação e lançamento de soluções de financiamento para clientes da Iberdrola em países europeus onde o Grupo BNP Paribas e a companhia energética estão presentes - como Portugal, Itália e França - com soluções de mobilidade sustentável e autoconsumo

A Iberdrola e o Grupo BNP Paribas querem revolucionar o mercado de locação de veículos na Espanha, além de reforçar a ambição de sua estratégia de mobilidade sustentável. Para tal, as empresas chegaram a um acordo que inclui uma inovadora solução denominada Tudo incluído, destinada a particulares e empresas, que integra em uma única oferta a locação de veículo elétrico através da empresa Arval, a instalação do ponto de recarga financiado pela BNP Paribas Leasing Solutions e o consumo de energia - em residências e vias públicas - para os km contratados e fornecido pela Iberdrola. Dessa forma, se dá resposta a um dos segmentos de maior potencial de crescimento nos próximos anos: a eletrificação das frotas associadas às entregas do comércio online.

A colaboração entre as empresas se estenderá a outros âmbitos e permitirá que a companhia energética instale a infraestrutura de recarga em vários escritórios do Grupo BNP Paribas na Espanha. Assim, os clientes e funcionários da entidade financeira poderão recarregar seus veículos elétricos com energia 100% verde proveniente de fontes de geração limpa e com certificados de garantia de origem renovável (GdOs).

Tendo como base esse acordo, a Iberdrola e o BNP Paribas Real Estate também promoverão pontos de recarga entre as principais empresas imobiliárias e shoppings centers.

A colaboração também inclui a criação e lançamento de soluções de financiamento por parte do BNP Paribas, através de suas filiais de leasing e de empréstimo ao consumo, para clientes da Iberdrola na Espanha e outros países europeus onde o BNP Paribas e a companhia energética estão presentes com soluções de mobilidade sustentável (Smart Mobility) e autoconsumo (Smart Solar), como é o caso de Portugal, Itália e França.

“O acordo demonstra a ambição de ambos os grupos para continuar impulsionando a eletrificação do transporte e constata a necessidade de seguir colaborando com todos os agentes do setor para dar resposta aos desafios de uma mobilidade baseada em energias limpas e sem emissões de CO2. Através do BNP Paribas também conseguimos conceber uma proposta integral e única, que responde às necessidades de um dos segmentos com maior crescimento no âmbito da eletrificação do transporte, tais como as frotas destinadas às entregas de última milha (last mille) das compras online”, explica Raquel Blanco, diretora global de Smart Mobility da Iberdrola.

Alberto Sarricolea, Responsável por Corporate Banking do BNP Paribas na Espanha, indica que “para o Grupo este acordo significa colocar muitas de nossas capacidades (locação, leasing, serviços de real estate e de crédito ao consumo) a serviço de um cliente com o qual mantemos uma estreita relação tanto na Espanha quanto em nível internacional”. Além disso, este acordo “se encaixa perfeitamente nas ambições do BNP Paribas em matéria de sustentabilidade”, agregou.

Os pontos de recarga elétrica instalados pela Iberdrola ao abrigo desse acordo estarão disponíveis no aplicativo móvel 'Recarga Pública Iberdrola', o único App que inclui informações comprovadas de todos os carregadores de veículos elétricos em funcionamento na Espanha tanto da Iberdrola quanto das demais operadoras. O App permite geolocalizar o carregador, assim como permite reservar e pagar com o celular.

Através desse acordo, ambas as empresas reforçam sua cooperação pois o grupo BNP Paribas é um dos parceiros financeiros da Iberdrola para a atividade de corporate banking e investimentos e, através de sua filial Arval, é o fornecedor de veículos elétricos de frota da companhia energética.


Mobilidade elétrica e recuperação verde

A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte através de sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada, como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição, assim como para a recuperação verde.

A companhia está implementando um plano de mobilidade sustentável, cujo investimento alcança a cifra de 150 milhões de euros, que permitirá intensificar a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos.

A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga, tanto em residências quanto em empresas, assim como em via urbana, em cidades e nas principais rodovias nos próximos cinco anos. A aposta na implementação de estações de alta eficiência se concretizará na instalação de estações ultrarrápidas (350 kW) a cada 200 quilômetros, super-rápidas (150 kW) a cada 100 quilômetros e rápidas (50 kW), a cada 50 quilômetros.

A Iberdrola está ciente da necessidade de promover a mobilidade elétrica na Espanha através de uma ação coordenada e eficiente junto aos principais agentes envolvidos. A companhia continua identificando oportunidades para gerar um ecossistema industrial, comercial e de inovação que permita consolidar o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Nesse sentido, já completou mais de 40 acordos para a implementação de infraestruturas junto a administrações, instituições, empresas, estações de serviço, concessionárias e fabricantes de veículos elétricos.

A Iberdrola foi a primeira empresa espanhola signatária da iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos e facilitar a recarga ao seu pessoal em seus negócios na Espanha e no Reino Unido a 2030.

Acesso a informação legal