Notícia

2021-12-23 06:26:00.0

Barcelona recebe o primeiro ônibus de hidrogênio da Caetano que será abastecido em breve na usina de H2 verde da Iberdrola

O veículo inovador chegou esta semana ao depósito da TMB, quando a estação de abastecimento iniciou a primeira produção comercial de H2 verde da Espanha.

Esta semana, o primeiro dos oito ônibus de última geração de célula de combustível de hidrogênio construído pela CaetanoBus chegou ao depósito da empresa Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB). Ao mesmo tempo, a Iberdrola já começou a produzir hidrogênio verde em suas instalações da Zona Franca, onde estes ônibus urbanos serão abastecidos em breve, dando assim início ao projeto de aplicação desta tecnologia inovadora para descarbonizar o transporte público e avançar para uma nova mobilidade com emissões sem poluentes.

Esta é a primeira vez que este tipo de vetor de energia renovável é gerado na Espanha para uso comercial, tornando ambas as empresas pioneiras na descarbonização da mobilidade urbana pesada.

O veículo recentemente entregue pela Caetano, o modelo H2 City Gold LHD, seguirá o processo usual para adições da frota TMB antes de iniciar um período de testes sem passageiros. O serviço comercial começará, portanto, em uma linha regular em 2022.

Como planejado, este inovador ônibus, que emite apenas vapor de água, será abastecido com hidrogênio verde (cerca de 20 quilos por dia) na unidade de abastecimento localizada no parque industrial da Zona Franca, próxima ao depósito onde será instalado, promovido pela TMB e de propriedade da Iberdrola, que tem uma subvenção do programa Connecting Europe Facilities for Transport da Agência Executiva Europeia para o Clima, Infraestrutura e Meio Ambiente (CINEA).

A implementação da usina de hidrogênio da Zona Franca, que foi concluída em menos de um ano, permitirá a criação de um centro de hidrogênio verde em uma das áreas industriais mais importantes do país. Além disso, a instalação permitirá abastecer o resto das frotas e indústrias do parque industrial que adotam este vetor como solução energética, e com isso pretendem gerar um efeito trator em tudo que está relacionado a esta tecnologia, de acordo com os princípios da Estratégia Europeia de Hidrogênio e o Roteiro do Hidrogênio do Ministério de Transição Ecológica e o Desafio Demográfico.

O novo ônibus de hidrogênio com emissão zero fabricado pela CaetanoBus para a TMB é um ônibus padrão, de 12 metros de comprimento e com uma carroceria leve de alumínio com três portas. O sistema de hidrogênio incorpora a célula de combustível Toyota, com potência nominal de 60 kW e cinco tanques de hidrogênio tipo 4 com capacidade total de armazenamento de 37,5 kg de H2. O motor de tração Siemens fornece uma potência máxima de 180 kW e o inversor de tensão ELFA 2, também da Siemens, gerencia toda a potência do motor. O sistema de hidrogênio é complementado pelas baterias de tração com tecnologia LTO de íons de lítio com capacidade total de 44 kWh, onde a energia gerada pela célula de combustível e a energia gerada pelo sistema de frenagem regenerativa é armazenada.

Laia Bonet, presidente da TMB, se referiu ao iminente início do projeto de ônibus de hidrogênio como "um marco para nossa empresa, para Barcelona e para a área metropolitana, se tornando uma referência em termos de soluções inovadoras para a mobilidade sustentável. É exatamente isso que estamos buscando com nosso Plano Estratégico TMB 2025, e é por isso que vamos aumentar a cada ano o número de ônibus de hidrogênio e, em geral, nosso compromisso com as energias verdes".

Para Millán García-Tola, diretor global de Hidrogênio da Iberdrola, o início dessa instalação significa que a comercialização do hidrogênio verde na Espanha é, a partir de hoje, uma realidade graças à primeira produção desse vetor energético em um projeto da Iberdrola: "Graças à colaboração de empresas pioneiras e voltadas para o futuro, temos hoje diante de nós um exemplo tangível e escalável de uma solução limpa para a mobilidade pesada. O hidrogênio verde é o complemento perfeito à eletrificação para a descarbonização mundial da economia".

Patrícia Vasconcelos, CEO da CaetanoBus, diz que fazer parte deste projeto é uma honra para a empresa: "Ter um ônibus Caetano incluído no Plano Estratégico da TMB é uma fonte de orgulho para nós, pois desta forma podemos estar presentes em uma cidade como Barcelona e apoiar os objetivos da descarbonização, investindo em ônibus com emissão zero".

A adoção do hidrogênio verde pela frota da TMB conta com o apoio do programa europeu JIVE 2 para a promoção de veículos a célula combustível e de emissão zero, cofinanciado pela União Europeia. O projeto está sendo promovido em colaboração com a Autoridade de Transporte Metropolitano de Barcelona (ATM).