CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

Criação de valor para a sociedade

Com vistas a 2025, a empresa continuará reforçando os pilares na área ambiental, social e de governança (ESG). No final do período, os investimentos em P&D ascenderão a 400 milhões de euros, teremos contribuído para manter 500.000 postos de trabalho no mundo, triplicado nossas atuações em cibersegurança e conseguido que 75 % de nossos fornecedores tenham políticas de sustentabilidade. Também estão previstas cerca de 20.000 contratações e continuaremos aumentando as horas de treinamento por funcionários, as quais já são 4 vezes superiores em relação à média europeia. No plano ambiental, nossa estratégia de investimento em energia limpa e redes nos levará em 2030 a ser neutros em carbono na Europa e a reduzir em 86 % nossas emissões de CO2 em âmbito global, ou seja, 50g/kWh.

 Baixe nosso infográfico de contribuição social(**) Nota [PDF]      Nossos compromissos

Descubra como nossas atividades promovem o desenvolvimento positivo de todas as comunidades em que atuamos graças ao que chamamos de "dividendo social" da empresa.

CRIANDO EMPREGO ESTÁVEL E DE QUALIDADE, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL

Investimos

para anteciparmos a transição energética

Investimos para anteciparmos a transição energética


A Iberdrola está no meio de um estágio de crescimento sustentável em suas principais áreas geográficas e de negócios para continuar respondendo aos desafios da transição energética, fornecendo as soluções que configuraram a empresa como a utility do futuro depois de ter antecipado as tendências do setor. Os investimentos previstos são de 75 bilhões de euros até 2025, com 40 % do investimento orgânico destinado a redes inteligentes e 51 % a energias renováveis.


Perspectivas 2020-2025 | Relatório de sustentabilidade (**)

Criamos valor

para nossos acionistas

Criamos valor para nossos acionistas


Oferecemos remuneração crescente aos nossos quase 600.000 acionistas, cujo retorno total (RTA) é de 14% em 2019. Além disso, mantemos um diálogo construtivo, permanente e efetivo com nossos acionistas, a fim de conhecer suas opiniões e preocupações e incentivar seu envolvimento com a empresa.


Acionistas

Geramos empregos

e fomentamos o desenvolvimento profissional

Geramos empregos e fomentamos o desenvolvimento profissional


Em 2019, a Iberdrola gerou cerca de 400.000 empregos diretos, indiretos e induzidos em todo o mundo. O compromisso com o desenvolvimento profissional de nossos mais de 35.000 funcionários se traduz em 55 horas de treinamento por funcionário; bem como na implementação de medidas para favorecer a conciliação do trabalho com a vida pessoal, em que a Iberdrola é pioneira. O compromisso com a formação, treinamento e empregabilidade da nossa equipe foi impulsionado com a criação do nosso Campus de San Agustín de Guadalix (Madrid).


Talento

Impulsionamos

a inovação e o empreendedorismo

Impulsionamos a inovação e o empreendedorismo


A inovação continuará sendo uma ferramenta essencial para manter a Iberdrola na vanguarda da transformação do setor, como refletido na nossa posição como a empresa de energia espanhola mais inovadora e a terceira do mundo. Em 2019, alocamos cerca de 280 milhões de euros para as nossas atividades de P&D, aumentando nosso investimento em 115% nos últimos 10 anos.


Inovação | Relatório de Sustentabilidade (**)

Cuidamos

do meio ambiente e apostamos na eficiência energética

Cuidamos do meio ambiente e apostamos na eficiência energética


A Iberdrola estabeleceu um compromisso ambiental para reduzir as emissões absolutas de Gases de Efeito Estufa até 2030, em relação aos níveis alcançados em 2017, e ser neutro em carbono até 2050 em âmbito global. A empresa é uma das 15 empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo, de acordo com o Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2019. Foi também a única empresa europeia do setor elétrico que conseguiu ser incluída em suas 20 edições.


Meio ambiente | Eficiência energética

Fortalecemos

nossa relação com os fornecedores

Fortalecemos nossa relação com os fornecedores


Continuamos a fortalecer nossa relação com nossos mais de 22.000 fornecedores, com contratações que somaram € 20 bilhões em 2019*. Além disso, a Iberdrola implementa uma política responsável de gerenciamento da cadeia de suprimentos, compartilhando as melhores práticas de sustentabilidade com todos os seus parceiros comerciais.


Fornecedores


Nota de rodapé: * Incluindo as matérias-primas energéticas.

Oferecemos

produtos adaptados às necessidades dos clientes

Oferecemos produtos adaptados às necessidades dos clientes


O compromisso com os nossos clientes — as mais de 100 milhões de pessoas para quem fornecemos energia em todo o mundo — se materializa por meio do fornecimento seguro e de qualidade que oferecemos. O fornecimento é feito através de equipamentos e tecnologias cada vez mais eficientes, aliado às melhores e mais inovadoras soluções energéticas, que, por sua vez, são impulsionadas pela intensa transformação digital da empresa.


Relatório de Sustentabilidade (**)

Comprometidos

com a sociedade, treinamento e pesquisa

Comprometidos com a sociedade, treinamento e pesquisa


Ao longo de 2019, os institutos do grupo Iberdrola desenvolveram seus programas nas áreas de treinamento e pesquisa, preservação da biodiversidade, promoção de arte e cultura, e cooperação. A empresa contribuiu en 2019 para atingir o objetivo de promover uma educação de qualidade com investimentos de 8,8 milhões de euros em bolsas de formação, mestrado e doutorado em diferentes universidades espanholas e internacionais.


Sociedade

 

(*) Nota Inclui impostos próprios e impostos arrecadados.
(**) Nota Disponível na versão em espanhol.