CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

Criação de valor para a sociedade

Iberdrola continuará reforçando os pilares na área ambiental, social e de governança (ESG) através do plano 'Energia para avançar', que permitirá implementar mais de 350 medidas para reforçar essa abordagem. No final do período, os investimentos em P&D ascenderão a 400 milhões de euros, teremos contribuído para manter 500.000 postos de trabalho no mundo, triplicado nossas atuações em cibersegurança e conseguido que 75 % de nossos fornecedores tenham políticas de sustentabilidade. Também estão previstas cerca de 20.000 contratações e continuaremos aumentando as horas de treinamento por funcionários, as quais já são 4 vezes superiores em relação à média europeia. No plano ambiental, nossa estratégia de investimento em energia limpa e redes nos levará em 2030 a ser neutros em carbono na Europa e a reduzir nossas emissões de CO2 em âmbito global até 50g/kWh.

 Baixe nosso infográfico de contribuição social(*) Nota [PDF]      Nossos compromissos

Descubra como nossas atividades promovem o desenvolvimento positivo de todas as comunidades em que atuamos graças ao que chamamos de "dividendo social" da empresa.

CRIANDO EMPREGO ESTÁVEL E DE QUALIDADE, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL

Investimos

para anteciparmos a transição energética

Investimos para anteciparmos a transição energética


A Iberdrola está no meio de um estágio de crescimento sustentável em suas principais áreas geográficas e de negócios para continuar respondendo aos desafios da transição energética, fornecendo as soluções que configuraram a empresa como a utility do futuro depois de ter antecipado as tendências do setor. Os investimentos previstos são de 75 bilhões de euros até 2025 — e 150 bilhões em 2030 —, com 40 % do investimento orgânico destinado a redes inteligentes e 51 % a energias renováveis, tecnologia que dobrará sua capacidade até 60 GW no final do período em relação aos 34,8 GW registrados no encerramento do Exercício 2020.


Relatório de sustentabilidade (**)

Criamos valor

para nossos acionistas

Criamos valor para nossos acionistas


Oferecemos remuneração crescente aos nossos quase 600.000 acionistas, superando em 2020 os índices Eurostoxx utilities em 18 % e o Ibex-35 em mais de 40 % para um retorno total ao Acionista de 800 % nos últimos 20 anos. Além disso, mantemos um diálogo construtivo, permanente e efetivo com nossos acionistas, a fim de conhecer suas opiniões e preocupações e incentivar seu envolvimento com a empresa.


Acionistas

Geramos empregos

e fomentamos o desenvolvimento profissional

Geramos empregos e fomentamos o desenvolvimento profissional


Em 2020, a Iberdrola gerou cerca de 400.000 empregos diretos, indiretos e induzidos em todo o mundo, e chegará a aproximadamente 500.000 empregos até 2025. O compromisso com o desenvolvimento profissional de nossos aproximadamente 37.000 funcionários se traduz em 53 horas de treinamento por funcionário, quadruplicando a média europeia, bem como na implementação de medidas para favorecer a conciliação do trabalho com a vida pessoal, em que a Iberdrola é pioneira. O compromisso com a formação, treinamento e empregabilidade da nossa equipe foi impulsionado com a criação do nosso Campus de San Agustín de Guadalix (Madrid).


Talento

Impulsionamos

a inovação e o empreendedorismo

Impulsionamos a inovação e o empreendedorismo


A inovação continuará sendo uma ferramenta essencial para manter a Iberdrola na vanguarda da transformação do setor, como refletido na nossa posição como a empresa de energia espanhola mais inovadora e a terceira do mundo. Em 2020, alocamos 293 milhões de euros para as nossas atividades de P&D, aumentando nosso investimento em 115 % nos últimos 10 anos. A companhia também continuará aumentando seus investimentos nessa área até chegar a 330 milhões anuais em 2022 e a 400 milhões em 2025.


Inovação | Relatório de Sustentabilidade (**)

Cuidamos

do meio ambiente e apostamos na eficiência energética

Cuidamos do meio ambiente e apostamos na eficiência energética


A Iberdrola estabeleceu um compromisso ambiental de ser, em 2030, neutra em carbono na Europa e reduzir suas emissões de CO2 em nível global até 50 g/kWh, com o objetivo de ser neutra em carbono até 2050 em âmbito global. A empresa é uma das 15 empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo, de acordo com o Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2020. Foi também a única empresa europeia do setor elétrico que conseguiu ser incluída em suas 21 edições.


Meio ambiente | Eficiência energética

Fortalecemos

nossa relação com os fornecedores

Fortalecemos nossa relação com os fornecedores


Continuamos a fortalecer nossa relação com nossos mais de 22.000 fornecedores, com contratações que somaram € 14 bilhões em 2020. Além disso, a Iberdrola implementa uma política responsável de gerenciamento da cadeia de suprimentos, compartilhando as melhores práticas de sustentabilidade com todos os seus parceiros comerciais. Nesse sentido, a companhia assumiu o compromisso de que, pelo menos, 75 % de seus fornecedores tenham políticas de sustentabilidade até 2025.


Fornecedores

Oferecemos

produtos adaptados às necessidades dos clientes

Oferecemos produtos adaptados às necessidades dos clientes


O compromisso com os nossos clientes — as mais de 100 milhões de pessoas para quem fornecemos energia em todo o mundo — se materializa por meio do fornecimento seguro e de qualidade que oferecemos. O fornecimento é feito através de equipamentos e tecnologias cada vez mais eficientes, aliado às melhores e mais inovadoras soluções energéticas, que, por sua vez, são impulsionadas pela intensa transformação digital da empresa.


Relatório de Sustentabilidade (**)

Comprometidos

com a sociedade, treinamento e pesquisa

Comprometidos com a sociedade, treinamento e pesquisa


A contribuição fiscal da Iberdrola em 2020 chegou a 7,5 bilhões de euros em âmbito global, dos quais 3,4 bilhões correspondem à Espanha. Além disso, ao longo de 2020 as fundações do grupo continuaram desenvolvendo seus programas nas áreas de treinamento e pesquisa, preservação da biodiversidade, promoção de arte e cultura, e cooperação. A empresa contribuiu en 2020 para atingir o objetivo de promover uma educação de qualidade com investimentos de 6,9 milhões de euros em bolsas de formação, mestrado e doutorado em diferentes universidades espanholas e internacionais.


Sociedade

FAZEMOS PARTE DO CONSELHO EMPRESARIAL ESPANHOL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

A Iberdrola, com mais 24 grandes empresas, constituiu o Conselho Empresarial Espanhol para o Desenvolvimento Sustentável, representante na Espanha do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). O organismo pretende ser o lugar de encontro empresarial de alto nível onde os máximos representantes das empresas possam conceber uma resposta estratégica conjunta que aumente a ambição e potencialize a ação diante dos importantes desafios em matéria ambiental, social e de boa governança (ESG, em sua sigla em inglês).

Em sua sessão inaugural, realizada em fevereiro de 2021, o Conselho lançou uma declaração conjunta que inclui os compromissos assumidos pelos seus membros em relação à emergência climática, à boa governança empresarial e à desigualdade social, com o objetivo de inspirar e acelerar a ação empresarial para o desenvolvimento sustentável. Em tal declaração, as empresas signatárias propõem:

 Estabelecer a ambição de atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE), se possível nesta década e, no máximo até 2050, assim como ter um plano fundamentado na ciência para atingir dito objetivo.

 Estabelecer metas ambientais ambiciosas no curto e médio prazo que contribuam para a recuperação da natureza e da biodiversidade até 2050.

 Integrar o apoio aos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos (POs) através da implantação de uma política de respeito aos direitos humanos e um processo de due diligence.

 Trabalhar em prol da inclusão, da igualdade, da diversidade e da eliminação de qualquer forma de discriminação.

 Operar com os mais altos padrões de governança corporativa e transparência através da divulgação de informação material de sustentabilidade [PDF], assim como que se alinhem à gestão de riscos empresariais com os riscos ambientais, sociais e relacionados à governança.

Em abril, o Conselho apresentou esta declaração ante o Rei Felipe VI, que recebeu seus membros em audiencia.
 

 

(*) Nota Disponível na versão em espanhol.