CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

Criação de valor para a sociedade

Fiéis ao nosso firme compromisso com a criação de valor sustentável para o conjunto da sociedade, no grupo Iberdrola trabalhamos todos os dias visando reforçar as iniciativas que configuram nosso dividendo social para assegurar que nossas atividades tenham uma evolução positiva em todas as comunidades onde estamos presentes. Por isso, integramos em nossa estratégia os fatores ESG (ambientais, sociais e de governança) focando na contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Investimos

para anteciparmos a transição energética

Investimos para anteciparmos a transição energética


A Iberdrola está no meio de um estágio de crescimento sustentável em suas principais áreas geográficas e de negócios para continuar respondendo aos desafios da transição energética, fornecendo as soluções que configuraram a empresa como a utility do futuro depois de ter antecipado as tendências do setor. Os investimentos previstos são de 75 bilhões de euros até 2025 — e 150 bilhões em 2030 —, com 40 % do investimento orgânico destinado a redes inteligentes e 51 % a energias renováveis, tecnologia que verá triplicada sua capacidade em 2030, até 95 GW, após alcançar 60 GW em 2025 — face aos mais de 35,5 GW no fechamento do Primeiro semestre 2021 —. Da mesma forma, 90 % do plano de longo prazo do grupo está alinhado com a taxonomia verde da União Europeia


Relatório de sustentabilidade (*)

Criamos valor

para nossos acionistas

Criamos valor para nossos acionistas


Oferecemos remuneração crescente aos nossos quase 600.000 acionistas, superando em 2020 os índices Eurostoxx utilities em 18 % e o Ibex-35 em mais de 40 % para um retorno total ao Acionista de 800 % nos últimos 20 anos. Além disso, mantemos um diálogo construtivo, permanente e efetivo com nossos acionistas, a fim de conhecer suas opiniões e preocupações e incentivar seu envolvimento com a empresa.


Acionistas

Geramos empregos

e fomentamos o desenvolvimento profissional

Geramos empregos e fomentamos o desenvolvimento profissional


Iberdrola contratou 6.000 novos profissionais desde janeiro de 2020 e gera cerca de 400.000 empregos diretos, indiretos e induzidos em todo o mundo, e chegará a aproximadamente 500.000 empregos até 2025. O compromisso com o desenvolvimento profissional de nossos mais de 38.900 funcionários se traduz em 53 horas de treinamento por funcionário, quadruplicando a média europeia, bem como na implementação de medidas para favorecer a conciliação do trabalho com a vida pessoal, em que a Iberdrola é pioneira. O compromisso com a formação, treinamento e empregabilidade da nossa equipe foi impulsionado com a criação do nosso Campus de San Agustín de Guadalix (Madrid).


Talento

Impulsionamos

a inovação e o empreendedorismo

Impulsionamos a inovação e o empreendedorismo


A inovação continuará sendo uma ferramenta essencial para manter a Iberdrola na vanguarda da transformação do setor, como refletido na nossa posição como a empresa de energia espanhola mais inovadora e a terceira do mundo. Em 2020, alocamos 293 milhões de euros para as nossas atividades de P&D, aumentando nosso investimento em 115 % nos últimos 10 anos. A companhia também continuará aumentando seus investimentos nessa área até chegar a 330 milhões anuais em 2022 e a 400 milhões em 2025.


Inovação | Relatório de Sustentabilidade (**)

Cuidamos

do meio ambiente e apostamos na eficiência energética

Cuidamos do meio ambiente e apostamos na eficiência energética


A Iberdrola estabeleceu um compromisso ambiental de ser, em 2030, neutra em carbono na Europa, onde suas emissões no Primeiro semestre 2021 já são de apenas 43 g/kWh, e reduzir suas emissões de CO2 em nível global até 50 g/kWh, com o objetivo de ser neutra em carbono até 2050 em âmbito global. A empresa é uma das 15 empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo, de acordo com o Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2020. Foi também a única empresa europeia do setor elétrico que conseguiu ser incluída em suas 21 edições.


Meio ambiente | Eficiência energética

Fortalecemos

nossa relação com os fornecedores

Fortalecemos nossa relação com os fornecedores


Continuamos a fortalecer nossa relação com nossos mais de 22.000 fornecedores, com contratações que somaram € 18 bilhões desde o início da pandemia. Além disso, a Iberdrola implementa uma política responsável de gerenciamento da cadeia de suprimentos, compartilhando as melhores práticas de sustentabilidade com todos os seus parceiros comerciais. Nesse sentido, a companhia assumiu o compromisso de que, pelo menos, 75 % de seus fornecedores tenham políticas de sustentabilidade até 2025.


Fornecedores

Oferecemos

produtos adaptados às necessidades dos clientes

Oferecemos produtos adaptados às necessidades dos clientes


O compromisso com os nossos clientes — as mais de 100 milhões de pessoas para quem fornecemos energia em todo o mundo — se materializa por meio do fornecimento seguro e de qualidade que oferecemos. O fornecimento é feito através de equipamentos e tecnologias cada vez mais eficientes, aliado às melhores e mais inovadoras soluções energéticas, que, por sua vez, são impulsionadas pela intensa transformação digital da empresa.


Relatório de Sustentabilidade (**)

Comprometidos

com a sociedade, treinamento e pesquisa

Comprometidos com a sociedade, treinamento e pesquisa


A contribuição fiscal da Iberdrola em 2020 chegou a 7,5 bilhões de euros em âmbito global, dos quais 3,4 bilhões correspondem à Espanha. Além disso, ao longo de 2020 as fundações do grupo continuaram desenvolvendo seus programas nas áreas de treinamento e pesquisa, preservação da biodiversidade, promoção de arte e cultura, e cooperação. A empresa contribuiu en 2020 para atingir o objetivo de promover uma educação de qualidade com investimentos de 6,9 milhões de euros em bolsas de formação, mestrado e doutorado em diferentes universidades espanholas e internacionais.


Sociedade


CONTRIBUÍMOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Líderes en ESG.

Líderes em ESG

Nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável se materializa através de nossa aposta nos fatores ESG, que são parte integrante da estratégia do grupo Iberdrola há 20 anos.
Impulsamos los ODS.

Promovemos os ODS

Incluímos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em nossa estratégia empresarial e contribuímos para a sua consecução através de nosso dividendo social.
En el núcleo de nuestra cultura corporativa.

No núcleo de nossa cultura corporativa

Na Iberdrola, uma das premissas básicas para o sucesso de nosso modelo empresarial é o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estamos presentes e o bem-estar das pessoas.