Notícia

2021-05-10 00:00:00.0

Dessa forma, avança em seu plano de mobilidade sustentável, o qual prevê e instalação de 150.000 carregadores elétricos em residências, empresas e em vias públicas

Iberdrola acelera seus investimentos em mobilidade elétrica: adjudica contratos no valor de 50 milhões de euros a instaladores de infraestrutura de recarga na Espanha

  • A implantação de carregadores e soluções de recarga criará 200 empregos entre 20 empresas fornecedoras de onze regiões autônomas espanholas

A Iberdrola acelera seu programa de investimento em mobilidade elétrica com a adjudicação de contratos no valor de 50 milhões de euros a 20 pequenas e médias empresas de onze Comunidades Autônomas para a instalação de pontos de recarga e soluções de recarga na Espanha.

A adjudicação desses trabalhos permitirá instalar 3.600 pontos de recarga para empresas e em vias públicas com carregadores rápidos de 50 kW, super-rápidos de 150 kW e ultrarrápidos, de 350 kW e até a presente data os mais potentes do mercado. O desenvolvimento desses contratos criará empregos para 200 profissionais de praticamente todo o território espanhol.

As empresas colaboradoras são provenientes de comunidades como Madri (Elecnor, Hemag, Trenasa, MB e CAD&LAN), Castela-La Mancha (Eiffage), Castela e Leão (Zener Comunicações), País Basco (EDS Ingeniería y Montajes, UTE Ozasan-Kayros e Electrotécnica del Urumea), Navarra (Electricidad Bat Vol), Comunidade Valenciana (Tecnisat e Vicent Ribera Plana), Murcia (Integralia Energía Instalaciones) e Extremadura (Incalexa Engineering), Catalunha (Plasfoc e Electricidad Boquet), Galiza (Celso Núñez e Aceuve) e Andaluzia (Sistem Melesur Energía).

Portanto, a Iberdrola contribui para visibilizar a indústria instaladora de infraestrutura e soluções de recarga para veículos elétricos, atuando como empresa indutora de uma cadeia de valor em setores do futuro e ajudando na recuperação econômica e criação de empregos. Alinhada à sua estratégia, a Companhia também promove critérios de sustentabilidade entre seus fornecedores, pois exige que todos eles cumpram os requisitos estabelecidos nos setores ambiental, social e de governança (ESG).  

 

Plano de mobilidade sustentável da Iberdrola

A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte através de sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada, como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição, assim como para a recuperação verde.

A Companhia está implementando um plano de mobilidade sustentável, cujo investimento alcança a cifra de 150 milhões de euros, que permitirá intensificar a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos.

A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga tanto em residências quanto em empresas e vias urbanas, assim como em cidades e nas principais rodovias nos próximos anos. A aposta na implementação de estações de alta eficiência se concretizará na instalação de estações ultrarrápidas (350 kW) a cada 200 quilômetros, super-rápidas (150 kW) a cada 100 quilômetros e rápidas (50 kW) a cada 50 quilômetros.

A Companhia tem um App de recarga pública única, que verifica a infraestrutura de recarga pública elétrica em funcionamento na Espanha. A informação está disponível em sua App de Recarga Pública e até agora inclui mais de 5.000 carregadores em vias públicas para veículos elétricos tanto próprios quanto de terceiros.

Para promover a mobilidade elétrica, a Iberdrola fechou mais de 50 acordos de instalação de infraestrutura com administrações, instituições, empresas, estações de serviço, concessionárias e praticamente com a totalidade dos fabricantes de veículos elétricos. A Companhia lidera o mercado de soluções de recarga para veículos de frotas, em empresas e particulares, assim como em residências unifamiliares e estacionamentos comunitários e de residentes, onde os clientes da Iberdrola recarregam seus veículos elétricos com energia 100% verde, proveniente de fontes de geração limpa.

A Iberdrola foi a primeira empresa espanhola signatária da iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos e facilitar a recarga ao seu pessoal em seus negócios na Espanha e no Reino Unido até 2030.

Acesso a informação legal