Notícia

2021-05-10 00:00:00.0

Inaugurou-se esta manhã o primeiro banco de recarga na sede da empresa Inetum em Madri

Iberdrola amplia sua aposta na mobilidade sustentável com as motos elétricas junto às empresas Cooltra e Inetum

  • Serão instalados bancos de recarga inteligente para baterias de motos elétricas multimarca
  • Cada banco permite a recarga de 20 baterias de forma simultânea e oferece uma maior flexibilidade e automatização para as frotas de motos compartilhadas

A Iberdrola amplia sua aposta na mobilidade sustentável com a entrada na recarga de motos elétricas junto às empresas Cooltra e Inetum. As empresas instalarão, nas cidades onde estão presentes, bancos de recarga inteligente capazes de acolher 20 carregadores cada um e baterias de motos multimarca.

 

As três empresas inauguraram nesta manhã o primeiro projeto-piloto de recarga na sede da Inetum em Madri. Estiveram presentes no ato: o Secretário da área de governo de Meio Ambiente e Mobilidade da Prefeitura de Madri, Francisco de Borja Carabante; a Diretora global de Smart Mobility da Iberdrola, Raquel Blanco; o CEO da empresa COOLTRA, Timo Buetefisch; e o Diretor de Energia, Utilities e Indústria da Inetum, Francisco Javier Martínez.

 

Os bancos de recarga foram colocados à disposição da Cooltra, que possui uma frota de mais de 7.500 motos elétricas compartilhadas em toda a Europa, das quais 3.500 estão na Espanha. O projeto permite otimizar e automatizar o processo de recarga de sua frota, pois os bancos estarão localizados em locais públicos como centros comerciais, parkings ou hubs de mobilidade -como é o caso dos três primeiros-, próximo às áreas de uso.

Os primeiros bancos de carga serão controlados de forma exclusiva pela Cooltra, mas seu design contempla que possam ser compartilhados por vários operadores e usuários de motos elétricas. Os bancos inteligentes estão automatizados, garantindo um serviço 24 horas/7 dias por semana, e permitindo uma melhoria contínua do serviço com a aplicação do big data e da inteligência artificial.

“Com o lançamento desta iniciativa, damos um passo além em nossa estratégia de mobilidade sustentável guiados por operadores de motos elétricas compartilhadas e constatamos a necessidade de continuar inovando com os agentes envolvidos para impulsionar uma mobilidade sem emissões e que contribua para melhorar a qualidade do ar de nossas cidades”, explica Raquel Blanco, Diretora global de Smart Mobility da Iberdrola.

Timo Buetefisch, CEO da Cooltra, assegurou que “este projeto permitirá melhorar o processo de permuta de baterias e otimizar de forma significativa os custos de exploração de nosso serviço de motosharing, ao mesmo tempo que aprimoraremos a experiência do cliente. Agora poderemos ter o máximo número de motos disponíveis no centro das cidades, onde costuma haver mais demanda do serviço e precisávamos agilizar o processo de troca de baterias. Também nos ajudará a reafirmar nossa liderança em termos de renting de frota sustentável para empresas, onde já prestamos serviço a empresas líderes como Domino’s Pizza ou Prosegur”.

"Este projeto está feito à medida das necessidades propostas pela Iberdrola, com o design do hardware adequado e o desenvolvimento do software necessário para conseguir este banco de carga de baterias multimarca inovador e inteligente. Nós nos apoiamos em nossa experiência de mais de 20 anos no desenvolvimento de equipamento autônomo e soluções TI e cumprimos nosso compromisso de acompanhar nossos clientes em seus processos de digitalização", declara Francisco Javier Martínez Ovejero, Diretor de Energia, Utilities e Indústria da Inetum.

 

Mobilidade sustentável e recuperação verde

A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte através de sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada, como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição, assim como para a recuperação verde. A companhia está implantando um plano de mobilidade sustentável, cujo investimento é de 150 milhões de euros, que permitirá intensificar a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos.

A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga, tanto em residências quanto em empresas, assim como nas vias urbanas, cidades e principais rodovias nos próximos anos. A aposta na implementação de estações de alta eficiência se concretizará na instalação de estações ultrarrápidas (350 kW) a cada 200 quilômetros, super-rápidas (150 kW) a cada 100 quilômetros e rápidas (50 kW) a cada 50 quilômetros.

A Companhia possui um App de recarga pública único, que verifica a infraestrutura de recarga pública elétrica em funcionamento na Espanha. A informação está disponível em seu App de Recarga Pública e inclui até agora mais de 5.000 carregadores em vias públicas para veículos elétricos, tanto próprios quanto de terceiros.

Para promover a mobilidade elétrica, a Iberdrola já fechou mais de 50 acordos de implantação de infraestrutura com administrações, instituições, empresas, estações de serviço, concessionárias e praticamente com a totalidade dos fabricantes de veículos elétricos. A Companhia lidera o mercado de soluções de recarga para veículos de frotas, em empresas e particulares, assim como em residências unifamiliares e estacionamentos comunitários e de residentes, onde os clientes da Iberdrola recarregam seus veículos elétricos com energia 100% verde, proveniente de fontes de geração limpa.

Acesso a informação legal