Notícia

2021-07-19 22:00:00.0

Iberdrola e Irizar aceleram a mobilidade elétrica: acordo para a eletrificação do transporte urbano e do fornecimento de energia verde

  • Trabalharão em projetos associados à eletrificação das frotas de ônibus urbanos, reciclagem e reutilização de baterias desses veículos e implantação de infraestruturas de recarga inteligente
  • A parceria também explorará programas de P+D, projetos demonstrativos e o desenvolvimento de novas tecnologias neste âmbito
  • Tomando como base a energia renovável, a Iberdrola desenvolve um plano de mobilidade sustentável de 150.000 pontos de recarga e se alia a fabricantes na descarbonização do processo produtivo de veículos elétricos e de seu ciclo de vida
  • A Irizar e-mobility (do Grupo Irizar) fabrica e comercializa ônibus elétricos no âmbito de seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente

Iberdrola, Irizar e sua filial Irizar e-mobility aceleram sua aposta na mobilidade elétrica com a assinatura de um acordo-quadro de colaboração. O objetivo é somar atuações de inovação tecnológica para a eletrificação do transporte de ônibus e fornecer soluções aos desafios da descarbonização imediatos no contexto da mobilidade urbana, eletrificando as frotas desses veículos e incluindo infraestruturas de recarga.

A parceria inicia com a adjudicação à Iberdrola do fornecimento renovável com garantias de origem (GdOs) nas fábricas da Irizar com o intuito de contribuir para a descarbonização do ciclo de vida de seus ônibus. Além disso, a Companhia assessorará a Irizar em todos aqueles assuntos que contribuam para a sustentabilidade do grupo. Entre eles podemos citar: projetos de eficiência energética, autoconsumo, etc.

 

Eletrificação de ônibus, reciclagem de baterias e infraestruturas de recarga inteligente

O acordo entre as empresas inclui a análise conjunta de projetos de eletrificação de frotas urbanas de ônibus, projetos demonstrativos, programas de P+D e projetos bilaterais específicos para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicáveis à mobilidade elétrica e à aceleração da eletrificação no transporte.

Esses projetos poderão ser dos seguintes tipos: eletrificação de frotas urbanas de transporte, reciclagem e reutilização de baterias de veículos Irizar e-mobility e recarga inteligente para otimizar infraestruturas e o uso da energia.

A parceria reúne as capacidades e estratégias de ambas as empresas: Como agente indutor, a Iberdrola lidera a eletrificação do transporte rumo a uma economia descarbonizada. A Irizar fabrica e comercializa ônibus e veículos industriais, assim como sistemas e infraestruturas de carga destinados à mobilidade elétrica urbana.

O acordo de dois anos também explorará oportunidades conjuntas de mobilidade elétrica, contemplando fórmulas de colaboração sobre a descarbonização da rede de colaboradores do grupo fabricante.

 

Mobilidade elétrica e recuperação verde

A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte em sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada, como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição, assim como para a recuperação verde no mundo pós-COVID.

A Companhia está implementando um plano de mobilidade sustentável, cujo investimento alcança a cifra de 150 milhões de euros, que permitirá intensificar a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos.

A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga, tanto em residências quanto em empresas, assim como nas vias urbanas, cidades e principais rodovias nos próximos anos. A aposta na instalação de estações

A Iberdrola está ciente da necessidade de promover a mobilidade elétrica na Espanha através de uma ação coordenada e eficiente junto aos principais agentes envolvidos. Nesse sentido, a Companhia já completou mais de 50 acordos de implantação de infraestrutura junto a administrações, instituições, empresas, estações de serviço, concessionárias e fabricantes de veículos elétricos.

A Iberdrola foi a primeira empresa espanhola signatária da iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos e facilitar a recarga ao pessoal em seus negócios na Espanha e no Reino Unido até 2030.

Por seu turno, o Grupo Irizar continua decidido em sua aposta na mobilidade sustentável, com a intenção de liderar a transição rumo às emissões nulas, melhorando os ambientes urbanos. Com a Irizar e-mobility, oferece soluções de mobilidade elétrica do tipo "chave na mão" para um transporte público sustentável, eficiente, inteligente, acessível, seguro e conectado. A empresa continua sua expansão com a implementação dessas soluções e acordos de colaboração e distribuição na Europa.

Acesso a informação legal