Central fotovoltaica Fernando Pessoa
Fernando Pessoa, o maior projeto fotovoltaico da Europa
Projetos Iberdrola Energia fotovoltaica Portugal
Estamos construindo em Portugal a central fotovoltaica Fernando Pessoa, o maior projeto fotovoltaico da Europa e o quinto maior do mundo. Com 1.200 MW de capacidade instalada, será um exemplo de respeito ambiental e convivência e fornecerá energia renovável para 430.000 residências.





A central fotovoltaica Fernando Pessoa, em Portugal, está preparada para se tornar o maior projeto fotovoltaico da Europa e o quinto maior do mundo. Estará localizada no município de Santiago de Cacém, perto de Sines, importante pólo logístico do sul da Europa, e terá como parceira a Prosolia Energy. Com 1.200 megawatts (MW) de capacidade instalada, será um exemplo de respeito estrito por todas as exigências ambientais.
A central, chamada Fernando Pessoa em homenagem ao renomado poeta português, deverá entrar em operação em 2025 e fornecerá energia limpa, barata e de produção local suficiente para cobrir as necessidades anuais de cerca de 430.000 residências, uma população equivalente a quase o dobro da cidade do Porto. A instalação, cuja ligação à rede já está contratada com a operadora portuguesa REN, evitará o consumo de 370 milhões de metros cúbicos de gás por ano, volume necessário para produzir a mesma quantidade de energia em ciclo combinado.

"A instalação solar de Fernando Pessoa marca um novo marco na Europa ao combinar ambições de energia limpa com a geração de impactos ambientais e sociais positivos e tangíveis. Temos que reduzir a nossa exposição aos combustíveis fósseis. Orgulhamo-nos de continuar a apostar na construção de novas infraestruturas de energia limpa em Portugal, como já fizemos com a gigabateria Tâmega. A colaboração das autoridades portuguesas também foi fundamental para que este projeto chegasse a esta fase em tempo recorde".
Ignacio Sánchez Galán
Presidente-executivo da Iberdrola
O terreno que albergará o projeto já está assegurado e a construção gerará até 2.500 empregos, a maioria desempenhados por trabalhadores locais. Assim, o projeto contempla um Programa de Ações Socioeconômicas que inclui medidas como a formação profissional na área de energia ou o apoio ao setor do turismo, além do fornecimento de energia solar às comunidades próximas.

Iniciamos a construção da usina fotovoltaica Fernando Pessoa.
Um exemplo de respeito ao patrimôni ambiental
A central será um exemplo de convivência de novos empreendimentos renováveis com o patrimônio ambiental e as comunidades locais. O terreno poderá ser utilizado pelos pastores locais como pasto para a criação de gado ovinos e serão introducidas colmeias, o que contribuirá para melhorar a estabilidade dos ecossistemas e aumentar o rendimento do cultivo nas terras agrícolas circundantes. Além disso, serão feitas plantações na área ao redor da instalação para substituir o eucalipto por árvores autóctones.
Iberdrola, líder mundial em energias renováveis
Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, somos hoje líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 41.246 MW de energias renováveis em operação até o final do primeiro semestre de 2023.
Este compromisso se reflete em nosso Plano de investimentos recorde de 47 bilhões de euros no período 2023-2025, dos quais destinaremos 17 bilhões de euros ao negócio de renováveis. Com esses investimentos, aumentaremos nossa capacidade instalada renovável de 12.100 MW para 52.000 MW em 2025 — 6.300 MW de fotovoltaica, 3.100 MW de eólica onshore, 1.800 MW de offshore, 700 MW de baterias e 200 MW de hidrelétrica.