Usina fotovoltaica de Hermosillo

Hermosillo, a primeira usina fotovoltaica da Iberdrola instalada no México

A empresa, por meio de sua subsidiária Iberdrola México Renovables, construiu uma usina fotovoltaica no estado de Sonora que cobre mais de 300 hectares, o equivalente a 34 campos de beisebol.

Hermosillo
Instalaçao operacional

Usina fotovoltaica de Hermosillo

Ubicación
Localização: Hermosillo (Sonora)
Capacidad
Capacidade total instalada: 137 MW
Inversión
Investimento total: 135 milhões de dólares
Entrada
Início de operação: 2018

A usina fotovoltaica de Hermosillo, localizada no norte do estado de Sonora (México), conta com uma capacidade total instalada de mais de 130 MW gerada por quase 390.000 módulos fotovoltaicos distribuídos por uma extensão de mais de 300 hectares, o equivalente a 34 estádios de beisebol.

Essa usina, que entrou em operação em 2018, tem uma geração anual de 175,2 GWh, sendo capaz de abastecer energia para mais de 100.000 residências. Junto com a usina fotovoltaica em Santiago, no estado vizinho de San Luis Potosí, a usina fotovoltaica de Hermosillo faz parte do compromisso da Iberdrola com as energias renováveis no México e contribui para o cumprimento das metas nacionais de energia limpa definidas na Lei de Transição Energética, que estabelece o objetivo de atingir 35% de geração limpa em 2025. Essa usina, com sua operação, contribui para a redução de mais de 96.000 toneladas de CO2 por ano.

Hermosillo

Principais dados da usina fotovoltaica de Hermosillo (versão em inglês).

A importância de cuidar do meio ambiente

O cuidado e o respeito pelo meio ambiente são um dos pilares do Grupo Iberdrola, por isso, durante a construção desta instalação, foram resgatados e realocados mais de 1.000 animais, especialmente répteis, mamíferos, aves e insetos, além de 40 espécies de flora. Da mesma forma, foram destinados mais de 14 milhões de pesos ao Fundo Florestal da SEMARNAT para ações de reflorestamento, e foram cumpridos os Programas de Monitoramento Ambiental desse órgão.

Além disso, durante sua construção, que começou em março de 2017, foram empregadas mais de 750 pessoas, enquanto que para o maquinário, foram contratadas empresas nacionais durante os 20 meses de construção.

México, o cenário ideal para energia fotovoltaica

O país asteca reúne algumas condições privilegiadas para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica:

  • Em termos geográficos: está situado em uma região com altitudes elevadas, o que permite que os painéis solares operem com temperaturas mais baixas. Além disso, também está localizado dentro do 'cinturão solar', região com os níveis mais altos do mundo de radiação solar.
  • Em termos de negócio: não há uma grande concentração de empresas especializadas no setor fotovoltaico, mas há, sim, uma indústria solar térmica madura, com alto grau de aceitação.

Todos esses fatores foram determinantes para que a Iberdrola escolhesse o México para desenvolver seus primeiros dois projetos fotovoltaicos em grande escala.

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 42.387 MW de energias renováveis em operação após o primeiro trimestre de 2024.

Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.