Eastern Link

Eastern Link: uma superestrada de condução elétrica submarina que converterá o Mar do Norte na usina elétrica oculta da Europa

Projetos Iberdrola Eólica offshore Reino Unido Escócia

Iberdrola, através de sua filial ScottishPower, participará da construção do Eastern Link, um projeto multimilionário que consiste em uma grande linha de condução elétrica submarina que interligará a Escócia ao nordeste da Inglaterra.

Eastern Link
Projeto em andamento Linha de energia submarina Eastern Link
Localização Leste da Escócia e nordeste Inglaterra
Capacidade total instalada 4 GW
Capacidade de fornecimento 4 milhões de lares
Inicio de operação 2024

O projeto Eastern Link terá alguns dos cabos submarinos de corrente contínua em alta tensão (HVDC na sigla em inglês) mais extensos do mundo, com uma capacidade combinada que chega a 4 GW, e desempenhará um papel vital para atingir o objetivo do Reino Unido de emissões líquidas nulas de gases de efeito estufa até 2050.

Os cabos aumentarão consideravelmente a capacidade de fornecimento de energia renovável, verde e limpa do Reino Unido, energia que percorrerá 440 km — do leste da Escócia ao nordeste da Inglaterra — para abastecer quatro milhões de residências.

O projeto será construído pela SSE, ScottishPower e National Grid Link externo, abra em uma nova aba. — três das principais companhias energéticas do Reino Unido — e a previsão é que as obras de construção comecem em 2024. O regulador britânico Ofgem já concedeu ao consórcio formado pela Iberdrola a aprovação provisória para a construção da linha de condução elétrica de 2 gigawatts (GW) que interligará a Escócia ao nordeste da Inglaterra.

Trata-se de um dos dois cabos submarinos que compõem o projeto. Juntos, formarão uma superestrada submarina capaz de transportar eletricidade suficiente para atender à demanda de cerca de quatro milhões de lares no Reino Unido.

Segundo o Ofgem, essa nova infraestrutura de transmissão é necessária para melhorar a capacidade da rede de interconexão entre a Escócia e a Inglaterra e permitir que a energia renovável produzida na Escócia alcance as regiões de maior consumo energético do país.  Com um custo estimado de 3,4 bilhões de libras para as duas linhas, a Eastern Link será o maior projeto de investimento em transmissão de energia elétrica na história recente da Grã-Bretanha.

A costa leste da Escócia já abriga quase 1 GW de parques eólicos offshore operacionais e mais 4,4 GW na carteira. Também estão previstos 10 GW adicionais após o resultado da próxima rodada de leilões de energia eólica offshore na Escócia, ScotWind.

Espera-se que este investimento de bilhões de libras garanta centenas de postos de trabalho verdes tanto na construção quanto na exploração do projeto.

Iberdrola, líder mundial em redes inteligentes

As redes inteligentes são essenciais para que nossa energia renovável chegue aos consumidores de forma segura e eficiente em qualquer país do mundo. Na Iberdrola, operamos um dos sistemas de distribuição mais importantes do mundo e continuamos trabalhando em sua modernização, digitalização e automação.

Por isso, em nosso Plano de investimentos recorde de 47 bilhões de euros para o período 2023-2025, damos especial atenção às redes inteligentes, além das energias renováveis. De forma mais específica, 27 bilhões de euros serão destinados às smart grids para alcançar uma base de ativos de 56 bilhões de euros em 2025.